Buscar

A evolução do conceito de marketing e intro ao MKT Digital_Profª Petra Pastl

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Profª. MSc. PETRA PASTL
Marketing Digital
petrapastl@gmail.com
*
*
O Marketing não é mais o mesmo. Aliás, ano após ano, o marketing vem sofrendo transformações e ganhando cada vez mais facções: marketing de acesso, marketing de permissão, gonzo marketing, marketing radical, marketing titânico, marketing hipnótico, marketing de guerrilha, marketing tutti-fruti (em homenagem a Mario Persona), marketing pessoal, marketing político... 
A Evolução do Conceito de Marketing
*
*
Marketing 1.0 – Centrado no produto 
Marketing 2.0 – Centrado no consumidor
Marketing 3.0 – Centrado nos valores do consumidor
A Evolução do Conceito de Marketing
*
*
Marketing 1.0 - Aproximadamente entre os anos 1950 até 1970, as pessoas viviam na era do Marketing 1.0, onde não existia segmentação e os consumidores tinham que se adaptar aos produtos feitos pelas empresas, um exemplo disso é Henry Ford que só fabricava carros da cor preta (já pensou como era encontrar o seu carro num estacionamento de supermercado? =P), em outras palavras as empresas não faziam o mínimo esforço para entender as necessidades dos consumidores. É a era dos produtos.
*
*
*
*
Marketing 2.0: Foi durante as décadas de 1970 até 1990 que o reino do Marketing 1.0 acabou e em seu lugar entrou o Marketing 2.0, que tem a finalidade de implantar a segmentação e entender as necessidades dos consumidores. As empresas finalmente se tocaram e expandiram a linha de produtos para determinados tipos de consumidores, além disso aprenderam que é preciso mostrar que têm qualidade e que realmente seus produtos valem cada centavo pedido. O Marketing 2.0 ensinou aos consumidores que eles sempre têm a razão. É a era do consumidor.
*
*
*
*
Marketing 3.0: Ocorre em meados da década de 1990 até hoje. É a era da sustentabilidade, na qual as empresas têm que estar envolvidas com o meio ambiente e provar que isso realmente acontece. Aqui, o foco das empresas é se conectar com os valores pessoais de seus clientes. Além disso as empresas não vendem mais produtos, mas, sim, conceitos. E, com isso, transmitem e provocam sensações nos consumidores, o que significa que as organizações têm que conhecer seus clientes a fundo, o que não é nada fácil, por isso que eles precisam ser escutados atenciosamente. 
*
*
Junto com o Marketing 3.0 veio o neoconsumidor, o mundo eletrônico e a necessidade de inovar e impressionar. Trata-se de criar um elo com o cliente, de querer ajudar os mais necessitados e se preocupar com o meio ambiente. É a era voltada para valores. Kotler ainda avisa “sejam eficientes, lucrativos e preocupados com os outros”. 
*
*
*
*
RESUMO
*
*
E O MARKETING DIGITAL?
Vamos a ele!
*
*
O que é Marketing Digital ou 
Web Marketing?
A resposta simples: são todas as ações de marketing realizadas através de meios digitais, principalmente a Internet.
O Marketing Digital é Marketing, é deve ser entendido como parte da estratégia de Marketing de uma organização.
*
*
Vídeo: A evolução do Marketing
*
*
O Marketing Digital depende das mesmas premissas do Marketing, ou seja, do conhecimento do público-alvo, da estratégia da marca, do planejamento estratégico da empresa e da cultura organizacional onde será implantado.
*
*
Porém, é interessante compreender que o marketing digital se diferencia do marketing tradicional porque usa a Internet como forma de interação e relacionamento com o público-alvo de forma segmentada e individualizada e não como meio de comunicação de massa.
*
*
O Marketing Digital é composto por sete estratégias principais. 
As denominadas Sete Estratégias do Marketing Digital são: Marketing de Conteúdo, Marketing nas Mídias Sociais, E-mail Marketing, Marketing Viral, Publicidade on-line, Pesquisa on-line e Monitoramento.
*
*
Marketing Digital apresenta diversas vantagens sobre as formas tradicionais de marketing:
Agilidade e Flexibilidade: Além de atingir o público-alvo de forma imediata, a execução e as correções das ações de marketing podem ser realizadas rapidamente, e num mercado competitivo a velocidade de resposta pode ser um fator determinante para o sucesso.
*
*
Mensurabilidade: Todas as ações realizadas através de meios digitais podem ser medidas e avaliadas com precisão e a mensuração dos resultados é instantânea.
*
*
Segmentação e Personalização: Nenhum outro meio tem tantas ferramentas para segmentar e personalizar as ações de marketing para um determinado público-alvo como no mundo digital, sendo possível criar segmentações comportamentais de sub-grupos, ou seja, identificar hábitos de navegação e consumo de um grupo, mais conhecido como Behavioral Targeting.
*
*
Vídeo: A Comunicação hoje
*
*
Números da Internet no Brasil
44,5 milhões de pessoas com acesso à internet em casa ou no trabalho.
 34,5 milhões usaram a Internet em pelo menos um desses dois ambientes
 73,7 milhões de acessos residenciais
Fonte: Ibope Nielsen Online
*
*
89% dos usuários residenciais ativos, usam Banda Larga.
 Dos usuários de banda larga com idade entre 18 a 25 anos, 80% participam de redes sociais.
*
*
Tempo de navegação mensal por pessoa à Internet domiciliar e do trabalho
Brasil  66:11 EUA  38:58 Reino Unido  34:15 França  34:05 Espanha  32:23 Japão  30:21 Alemanha  30:20 Itália  27:19 Austrália  24:08
*
*
Números da Internet no Brasil
Considerando os brasileiros com 16 anos ou mais de idade com posse de telefone fixo ou móvel, o IBOPE projeta a existência de mais de
 100 milhões de pessoas
com acesso à internet em qualquer ambiente (residências, trabalho, escolas, lan-houses, bibliotecas, telecentros, etc).
*
*
O que mudou no comportamento do usuário de Internet?
Publicidade: Antes a propaganda despertava o desejo de compra, hoje ela continua despertando o desejo de compra, mas possibilita que a compra seja feita imediatamente.
*
*
Diálogo: Antes as empresas falavam o que queriam sobre elas mesmas e seus produtos. Hoje, quer queiram ou não, os usuários comentam sobre o que eles acham das empresas e seus produtos. (Os usuários já faziam isso com a roda de amigos, no trabalho, na família, a diferença é que, com a internet a opinião do usuário pode ser compartilhada com milhares de usuários. O alcance é maior.)
*
*
Percepção de valor: Antes os produtos tinham que ser BBB, hoje isso não é mais do que obrigação. Hoje o cliente tem que dizer: UAU!
Segundo o IDC (International Data Corporation), 60% das decisões de compra na Internet são influenciadas pela opinião de outros usuários.
*
*
O usuário não faz necessariamente uma pergunta aberta, na maioria das vezes ele pesquisa discussões sobre o assunto, consulta blogs e fóruns, lê artigos de pessoas renomadas que tratam do assunto ou consulta amigos.
*
*
As redes sociais fazem o Buzz Marketing (boca a boca), que é a mais poderosa forma de marketing de que se tem notícia.
Uma pequena empresa pode se tornar uma gigante do setor em pouco tempo, sem fazer propaganda na mídia tradicional. Ex.: Google, Yahoo, Youtube.
*
*
Todas estas mudanças potencializadas pelo fácil acesso à informação, através da Internet, deram poder ao usuário. Portanto precisamos ter um relacionamento estreito e personalizado com o cliente.
*
*
 Não podemos mais dar tratamento de massas, é preciso personalização.
 Não basta entregar o produto, é preciso impressioná-lo.
 Não basta ter bom preço, é preciso ter valor agregado.
 Não basta ser bonito é preciso ser simpático.
*
*
Descentralização do poder e democratização da informação
Diferentemente de outras mídias
como o rádio, a televisão, os jornais e as revistas, que trabalham em uma via de mão única, a Internet possibilita que o usuário interfira na comunicação, ou seja, o usuário participa, interage, ele questiona, concorda, discorda, protesta, denuncia, expõe suas ideias e seu ponto de vista.
*
*
Mídia tradicional
Internet
*
*
Mudança de paradigma. É preciso adaptar-se.
	
Dessa mudança de comportamento surgiu o SMM – Social Media Marketing e o SEM – Search Engine Marketing.
 Em vez de buscar clientes, deixe eles te encontrarem. 
 Em vez de vender, ajude o cliente a comprar.
*
*
Search Engine Marketing (SEM)
A importância de estar bem posicionado nos buscadores.
SEM – Search Engine Marketing (Marketing de Busca)
90% dos internautas usam os buscadores para encontrar o que precisam, sendo que os mecanismos de busca como Google, Yahoo! e Bing (Microsoft) são os principais pontos de partida para eles.
*
*
São mais de 100 milhões de pessoas. Lembrou?
Com uma quantidade tão grande de pessoas utilizando buscadores para encontrar praticamente tudo, nada mais natural do que desenvolver ações de marketing nos buscadores no exato momento em que o usuário está buscando pelo produto ou serviço que a sua empresa oferece.
*
*
A importância de estar bem posicionado nos buscadores
39% dos internautas acreditam que as empresas que aparecem nas primeiras posições são lideres de mercado em seus segmentos.
 92% dos internautas não pesquisam além da 3ª página.
 68% não passam da 1ª página.
*
*
Social Media Marketing (SMM)
Social Media Marketing (SMM) é o conjunto de ações e técnicas de web marketing que promovem o correto posicionamento de marcas nas redes sociais, sendo hoje uma componente fundamental de qualquer estratégia de marketing. 
*
*
Esta vertente do Marketing Digital está focada no envolvimento com uma determinada comunidade, privilegiando a relevância dos conteúdos publicados e, consequentemente, a interação e comunicação bilateral com o público-alvo.
*
*
À medida em que as redes sociais crescem, a necessidade das empresas estarem presentes nelas se faz necessária, pois assim é possível manter um relacionamento mais próximo com o público-alvo, quanto consolidar a marca.
*
*
O Social Media Manager é um profissional especializado na divulgação de conteúdo apropriado e relevante para o contexto de determinada rede social. Ou seja, o SMM é capaz de criar uma imagem mais humana da empresa, fortalecendo o branding da mesma. 
*
*
Além disso, o SMM é capaz de executar suas técnicas sem grande investimento, pois seu trabalho ocorre em mídias que são oferecidas gratuitamente na Internet. O marketing em mídias sociais permite que a sua empresa segmente bem o público, facilitando a forma de se comunicar com ele. 
*
*
Através de um discurso coerente com o branding da empresa é possível interagir  de forma mais eficiente oferecendo conteúdo interessante e que chame a atenção do seu público. 
*
*
A sua Marca nas Redes Sociais
A web 2.0 veio para ficar. As comunidades virtuais gráficas como o Second Life, artísticas como o MySpace, as genéricas como o Facebook, e tantas outras, introduziram novas possibilidades de relacionamento com os consumidores. 
*
*
Mais que uma tendência, ou moda passageira, as Redes Sociais são já um dos principais meios de promoção de negócios em todo o mundo. Atualmente, ter apenas um site não é suficiente. A empresa deverá estar, simultaneamente, bem posicionada nas comunidades do Facebook, do Twitter, do YouTube, dentre outros.
*
*
Potencial de Mercado:
1 bilhão de pessoas usam as redes sociais
76% das empresas usam social media para objetivos de negócio
20% das visitas diárias na web são ao Facebook
2 bilhões de visitas diárias ao Youtube
70% dos brasileiros entre os 16 e 45 anos usam o Facebook
Pinterest é o site mais rápido de sempre a chegar aos 10 milhões de visitantes
*
*
Vantagens diretas para o seu serviço:
Estar onde os clientes estão
Mostrar uma imagem mais atual da empresa
Promover um canal aberto com os clientes
Melhorar o posicionamento nos sites de busca
Promover a notoriedade da sua marca
Direcionar tráfego externo para o seu site
*
*
Por hoje é só, pessoal!
Até mais!
*
*
Profª. MSc. PETRA PASTL
Comunicação
petrapastl@gmail.com

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais