Buscar

Marketing Digital_REVISÃO_1ª AV_Profª Petra Pastl

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Profª. MSc. PETRA PASTL
Marketing Digital
petrapastl@gmail.com
*
*
Marketing Digital
REVISÃO – 1ª Avaliação
*
*
Algumas definições de marketing
	
	Marketing é a ferramenta para a criação da demanda dos produtos e dos serviços ao mercado e à fidelização dos clientes. 
INTRODUÇÃO AO MARKETING
*
*
Marketing, em sentido estrito, é o conjunto de técnicas e métodos destinados ao desenvolvimento das vendas, mediante quatro possibilidades: preço, distribuição, comunicação e produto. Em sentido amplo, é a concepção da política empresarial, na qual o desenvolvimento das vendas desempenha um papel predominante.
*
*
Philip Kotler ainda define marketing como um processo social “por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros” (KOTLER, 2000 p.30).
*
*
Em 1998, Kotler definia Marketing como “a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício” (KOTLER e ARMSTRONG, 1998). Um ano depois o autor definiu marketing como “a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas (KOTLER 1999 p.54). 
*
*
Apesar disso, marketing significa mais que vender, porque a venda é um processo de sentido único. O marketing é um processo com dois sentidos. A venda se apoia em ações de curto prazo. O marketing é uma atividade a médio e longo prazo. O objetivo final é assegurar a obtenção do maior benefício possível. No marketing encontram-se aplicados os mais modernos conhecimentos sobre a prospecção de mercados e a sondagem de opiniões.
*
*
Resumo dos aspectos mais importantes para compreendermos o que é marketing:
Marketing é uma prática e um estado de espírito –Praticar marketing é uma coisa que está na intuição de todas as pessoas. Todo mundo tem um marketeiro dentro de si.
*
*
Marketing é respeitar o consumidor e estar atento ao que ele pensa e àquilo de que precisa: fazê-lo descobrir novas necessidades e atendê-las.
Marketing é criar e agregar valor aos produtos e serviços que temos – O processo de agregação de valor é contínuo. Não é por que temos um produto pronto, que não precisamos mais modificá-lo.
*
*
Marketing é praticar e aprofundar o relacionamento com os clientes – Faz parte do marketing manter uma relação de longo prazo com o cliente. Por isso que um importante subsetor é o marketing de relacionamento, que procura otimizar a relação entre a empresa e o consumidor.
*
*
Marketing é descobrir sutilezas e fazer a diferença para o consumidor – No marketing, estamos sempre pesquisando as necessidades do nosso consumidor e agregando valor aos nossos produtos que vêm ao encontro destas necessidades.
*
*
Os 4 P’s
	Todo estudo de marketing se baseia nos 4 P´s: 
Produto;
Preço;
Praça (canais de distribuição); e
Promoção (do produto). 
*
*
Os 4 P’s formam o que chamamos de Marketing Mix ou Composto de Marketing. 
*
*
Para entender melhor os 4 P’s
- PRODUTO
Conjunto de benefícios que satisfaz um desejo ou necessidade do consumidor e pelo qual ele está disposto a pagar em função de sua disponibilidade de recursos.
TANGÍVEIS
INTANGÍVEIS
*
*
Marca
Está agregada ao produto e o valoriza.
Tem como finalidade distinguir produtos e serviços de outros análogos mas de procedência diversa.
Ponto muito importante na estratégia do produto.
Alguns fabricantes preferem produzir um bem e deixar para outros a tarefa de desenvolver a marca.
*
*
Design
Um bom design ajuda a atrair a atenção, melhorar o desempenho do produto, reduzir custos de produção, logística e distribuição.
Forte elemento de diferenciação.
Confere ao produto uma forte vantagem competitiva no mercado-alvo.
*
*
Embalagens e Rótulos
A embalagem inclui o projeto e a confecção do recipiente ou invólucro do produto.
O rótulo faz parte da embalagem e é uma informação impressa colada em sua superfície.
*
*
PREÇO
Valor agregado que justifica a troca. É necessário definir os objetivos do produto para estabelecer o preço de cada um. 
Para fazer a precificação é importante saber onde,como e para quem vou atuar.
Fatores externos como a recessão, a inflação, as taxas de juros, os impostos, etc influenciam.
*
*
PRAÇA (OU PONTO) 
Local ou meio pelo qual é oferecido / distribuído o produto.
As organizações consideram este elemento de suma importância para os outros elementos do marketing mix.
Ex. Decisões relativas a políticas de preços vão depender da escolha do tamanho e do numero de intermediários.
*
*
Canais de distribuição
Canal direto: Ausência de um intermediário. Existindo apenas dois níveis.
Produtor---------------- Consumidor Final
*
*
Canais indiretos: 
- Canal curto:
Produtor ---Varejista ---Consumidor Final
Fabricantes de bens duráveis (Ex: casas, automóveis, eletrodomésticos, etc).
- Canal longo:
Produtor----Atacadista--Varejista--- 
Consumidor Final
Empresas produtoras de bens de consumo não duráveis, como alimentos industrializados, produtos de higiene e limpeza.
*
*
- Canal ultra longo
ProdutorDistribuidorAtacadistaVarejistaConsumidor Final
Também utilizado por empresas produtoras de bens de consumo não duráveis, como alimentos industrializados, produtos de higiene e limpeza.
*
*
PROMOÇÃO
	Formas de comunicação que visam promover produtos, serviços, benefícios, valores e marca, bem como fortalecer a relação a longo prazo com o cliente. Os instrumentos presentes no composto de comunicação são: propaganda, promoção de vendas, relações públicas (aqui encontra-se também a assessoria de imprensa), venda pessoal e atendimento ao cliente.
*
*
Promoção de Vendas
Voltada para o consumidor final, pode ser realizada de inúmeras maneiras: demonstrações nos pontos de venda, liquidações, vendas especiais, distribuição de amostras grátis, etc.
Também pode ser voltada para o varejista: com descontos concedidos em função de aumento da quantidade vendida, serviços de merchandising, etc.
*
*
Comunicação e relações públicas
Zelam pela preservação da imagem do produto envolvendo assessoria de imprensa, gestão de programas de responsabilidade social para com as comunidades, gestão de crises, gestão de eventos institucionais e gestão de comunicação interna.
*
*
Venda Pessoal
Torna possível conhecer individualmente os clientes. Tem um papel muito importante no composto mercadológico, pois o vendedor é o melhor meio de comunicação da organização com os clientes, cabendo a ele conquistá-los e mantê-los.
*
*
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
Se tornou tão importante que muitas organizações atuais estão mais interessadas em manter os clientes atuais do que em conquistar novos clientes. (Afinal, um cliente satisfeito, por si só, é a melhor promoção de um produto ou serviço que pode existir).
*
*
Os 4 P’s atualmente
Todavia, hoje, agregado aos 4 P’s está a “co-criação”, também chamada de “crowdsourcing”, que nada mais é do que chamar o público para unir-se à empresa. 
 	
	Por exemplo: Uma empresa que faz uma promoção em que o público é quem irá produzir a sua próxima campanha, mediante alguma premiação previamente divulgada. 
*
*
A chamada Comunicação Integrada de Marketing (CIM) é a filosofia e prática da coordenação cuidadosa de todos os elementos de comunicação de marketing da marca.
*
*
Marketing 1.0 – Centrado no produto 
Marketing 2.0 – Centrado no consumidor
Marketing 3.0 – Centrado nos valores do consumidor
A Evolução do Conceito de Marketing
*
*
Marketing 1.0 - Aproximadamente entre os anos 1950 até 1970, as pessoas viviam na era do Marketing 1.0, onde não existia segmentação e os consumidores tinham que se adaptar aos produtos feitos pelas empresas, um exemplo disso é Henry Ford que só fabricava
carros da cor preta (já pensou como era encontrar o seu carro num estacionamento de supermercado? =P), em outras palavras as empresas não faziam o mínimo esforço para entender as necessidades dos consumidores. É a era dos produtos.
*
*
Marketing 2.0: Foi durante as décadas de 1970 até 1990 que o reino do Marketing 1.0 acabou e em seu lugar entrou o Marketing 2.0, que tem a finalidade de implantar a segmentação e entender as necessidades dos consumidores. As empresas finalmente se tocaram e expandiram a linha de produtos para determinados tipos de consumidores, além disso aprenderam que é preciso mostrar que têm qualidade e que realmente seus produtos valem cada centavo pedido. O Marketing 2.0 ensinou aos consumidores que eles sempre têm a razão. É a era do consumidor.
*
*
Marketing 3.0: Ocorre em meados da década de 1990 até hoje. É a era da sustentabilidade, na qual as empresas têm que estar envolvidas com o meio ambiente e provar que isso realmente acontece. Aqui, o foco das empresas é se conectar com os valores pessoais de seus clientes. Além disso as empresas não vendem mais produtos, mas, sim, conceitos. E, com isso, transmitem e provocam sensações nos consumidores, o que significa que as organizações têm que conhecer seus clientes a fundo, o que não é nada fácil, por isso que eles precisam ser escutados atenciosamente. 
*
*
RESUMO
*
*
São todas as ações de marketing realizadas através de meios digitais, principalmente a Internet.
Porém, é interessante compreender que o marketing digital se diferencia do marketing tradicional porque usa a Internet como forma de interação e relacionamento com o público-alvo de forma segmentada e individualizada e não como meio de comunicação de massa.
Marketing Digital
*
*
O Marketing Digital é composto por sete estratégias principais. 
As denominadas Sete Estratégias do Marketing Digital são: Marketing de Conteúdo, Marketing nas Mídias Sociais, E-mail Marketing, Marketing Viral, Publicidade on-line, Pesquisa on-line e Monitoramento.
*
*
Marketing Digital apresenta diversas vantagens sobre as formas tradicionais de marketing:
Agilidade e Flexibilidade
Mensurabilidade
Segmentação e Personalização
*
*
O que mudou no comportamento do usuário de Internet?
Publicidade: Antes a propaganda despertava o desejo de compra, hoje ela continua despertando o desejo de compra, mas possibilita que a compra seja feita imediatamente.
*
*
Diálogo: Antes as empresas falavam o que queriam sobre elas mesmas e seus produtos. Hoje, quer queiram ou não, os usuários comentam sobre o que eles acham das empresas e seus produtos. (Os usuários já faziam isso com a roda de amigos, no trabalho, na família, a diferença é que, com a internet a opinião do usuário pode ser compartilhada com milhares de usuários. O alcance é maior.)
*
*
Percepção de valor: Antes os produtos tinham que ser BBB, hoje isso não é mais do que obrigação. Hoje o cliente tem que dizer: UAU!
Segundo o IDC (International Data Corporation), 60% das decisões de compra na Internet são influenciadas pela opinião de outros usuários.
*
*
As redes sociais fazem o Buzz Marketing (boca a boca), que é a mais poderosa forma de marketing de que se tem notícia.
*
*
E-business X E-commerce
Pode-se definir E-business como negócios feitos através da Internet no sentido mais amplo da palavra negócio, desde contatos diretos com consumidores, fornecedores como também análises de mercado, análises de investimentos, busca de informações sobre pesquisa de mercados, etc.
*
*
E-business, então, pode ser considerado uma definição mais ampla de comércio eletrônico que inclui a compra e venda de produtos pela Internet, atendimento a clientes, colaboração com parceiros de negócio e a coordenação de transações comerciais organizacionais internas.
E-business
*
*
Estrutura Básica
Muitos pontos fazem parte da estrutura básica do e-business, mas para a nossa aula basta aprendermos que no topo da pirâmide está o e-commerce (falaremos disso mais tarde) e na sua base o e-CRM. 
*
*
 E-commerce: camada visível de toda estrutura do e-business, onde são realizadas as transações comerciais desta categoria de negócio;
E-CRM: camada constituída pelo sistema de informação que gerenciam o relacionamento do negócio com seus clientes e consumidores.
*
*
Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações (B2B) ou entre estas e indivíduos (B2C), ou entre indivíduos (C2C), permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos.
E-commerce
*
*
E-commerce é diferente 
de E-business?
SIM! E-business não envolve necessariamente transação comercial, é um negócio eletrônico, uma negociação feita pela Internet. É um erro de quem está no mercado utilizar estas duas expressões para dizer sobre a mesma coisa.
Por exemplo, um gerente de  e-commerce de uma empresa é aquele profissional responsável pelas relações comerciais da empresa na Internet.
Já o gerente de e-business, por sua vez, é responsável pelas negociações da empresa na Internet.
*
*
Por hoje é só, pessoal!
Até mais e boa prova!
					Profª Petra Pastl
*
*
Profª. MSc. PETRA PASTL
Marketing Digital
petrapastl@gmail.com

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais