Buscar

Geração Y - Simon Sinek, Millennials

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Entrevista com Simon Sinek, formado em direito pela London’s City University, sobre as dificuldades da Geração Y (Millennials) no ambiente de trabalho.
Segundo Simon o problema da geração pode ser explicado, superficialmente, em 4 pontos: Parentalidade (criação), Tecnologia, Impaciência e Ambiente.
Os pais cercam os filhos de proteção excessiva, premiando até suas falhas – prêmios participação, medalhas para o último lugar, exigindo notas mais altas que as merecidas, etc – tornando-os adultos com baixa autoestima, que não sabem lidar com as próprias falhas e com a realização de que não são especiais.
A baixa autoestima combinada ao uso excessivo de redes sociais criam a falsa ideia de uma vida perfeita e interessante (apesar de ser exatamente o contrário). Junte isso ao estresse da adolescência de uma geração deprimida e ansiosa, e você tem uma geração viciadas em dopamina, liberada pelo uso das redes sociais e mensagens. Adolescente medem o seu “sucesso” de vida e a satisfação social por likes e mensagens recebidas no dia. Cultivam amizades rasas e falham em desenvolver relações profundas e significativas com outras pessoas, por não terem aprendido ou aprimorado suas habilidades sociais.
Criados em uma era de gratificação instantânea, tornam-se pessoas impaciente, o que influencia o não desenvolvimento das habilidades sociais e prejudica o crescimento profissional e pessoal. Os jovens focam na ideia de ”causar um impacto”, e não conseguem lidar com o fato de que esse feito não será automático e/ou instantâneo. Jovens recém-formados largam seus trabalhos rapidamente, por não ganharem promoções tão rápido quanto acham que merecem ou por não serem notados ou premiados tão rapidamente quanto eram no ambiente escolar (premiações que muitas vezes eram “exigidas” pelos pais, mesmo não sendo justas ou merecidas). O mesmo para suas relações pessoais, que não se desenvolvem tão rapidamente, levando a rompimentos prematuros.
Quando inseridos no ambiente corporativo esses jovens, que nunca foram ensinados a lidar com suas falhas – ou foram premiados por elas -, a esperar por suas gratificações, e completamente dependentes de seus aparelhos eletrônicos. Eles ficam sem rumo, sem maneiras de se relacionar de forma saudável ou de como lidar com a pressão do ambiente de trabalho. Mas continuam sendo exigidos de maneira igual as gerações, exceto que nunca foram ensinados o básico exigido para isso. 
O resultado é uma geração de jovens brilhantes e extraordinários, sendo perdidos e desperdiçados pela falta de habilidades básicas para vida social e corporativa. A culpa dessa geração mal preparada não é deles, mas dos pais, professores e tutores em geral, que nunca ensinaram ela habilidades ou a necessidades das mesmas. A geração se culpa por essa falta de conhecimento, apesar de terem sido criados dessa maneira. E a responsabilidade de “consertar” esses erros hoje, está nas mãos das corporações, que são responsáveis por esses jovens atualmente.

Outros materiais