Buscar

Comércio exterior

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Integração econômica
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
	
	
	
O processo de integração econômica entre territórios ou países foi descrito teoricamente nos anos 1960 pelo economista húngaro Béla Balassa. Segundo a teoria, à medida que a integração econômica progride, diminuem as barreiras comerciais mantidas entre os mercados participantes. Hoje em dia, a economia mais integrada entre Estados independentes é a União Europeia e a sua zona do euro.
A integração económica ocorre em seis degraus sucessivos: 1
zona de livre comércio;
união aduaneira;
mercado comum;
união económica;
bloco económico de integração regional;
Integração econômica total.
A integração econômica costuma preceder a integração política. Na verdade, Balassa pensava que os mercados comuns supranacionais, com seu livre movimento transfronteiriço de factores econômicos, geram naturalmente uma demanda por mais integração, não apenas econômica (via uma união monetária) mas também política, razão pela qual, concluiu, com o tempo as comunidades econômicas evoluem naturalmente para uniões políticas.
Área de livre-comércio
Dá-se o nome de área de livre comércio ou zona de livre comércio a um grupo de países que concordaram em eliminar as tarifas, quotas e preferências que recaem sobre a maior parte dos (ou todos os) bens importados e exportados entre aqueles países. O propósito da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes por meio da especialização, da divisão do trabalho e da vantagem comparativa.
A área de livre comércio costuma ser vista como um passo para a instituição de uma união aduaneira. Diferencia-se desta última pela inexistência de uma política comercial comum (como, por exemplo, uma tarifa externa comum), adotada por todos os países participantes e válida para as importações provenientes de fora da área.
Acordo Geral de Tarifas e Comércio(gatt)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio ou Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (em inglês: General Agreement on Tariffs and Trade, GATT) foi estabelecido em 1947, tendo em vista harmonizar as políticas aduaneiras dos Estados signatários. Está na base da criação da Organização Mundial de Comércio. É um conjunto de normas e concessões tarifárias, criado com a função de impulsionar a liberalização comercial e combater práticas protecionistas, regular, provisoriamente, as relações comerciais internacionais.
Após a Segunda Guerra Mundial, vários países decidiram regular as relações econômicas internacionais, não só com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos, mas também por entenderem que os problemas econômicos influíam seriamente nas relações entre os Governos. Para regular aspectos financeiros e monetários, foram criados o BIRD (Banco Mundial) e o FMI, e no âmbito comercial, foi discutida a criação da Organização Mundial do Comércio - OMC, que funcionaria como uma agência especializada das Nações Unidas.
Organização Mundial do Comércio
Organização Mundial do Comércio (OMC) é uma organização que pretende supervisionar e liberalizar o comércio internacional. A OMC surgiu oficialmente em 1 de janeiro de 1995, com o Acordo de Marrakech, em substituição ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), que começou em 1948.3 A organização lida com a regulamentação do comércio entre os seus países-membros; fornece uma estrutura para negociação e formalização de acordos comerciais e um processo de resolução de conflitos que visa reforçar a adesão dos participantes aos acordos da OMC, que são assinados pelos representantes dos governos dos Estados-Unidos4 :fol.9-10 e ratificados pelos parlamentos nacionais.5 A maior parte da questões que a OMC se concentra são provenientes de negociações comerciais anteriores, especialmente a partir da Rodada Uruguai (1986-1994).
É o princípio básico da OMC. Está contido no Art. I e no Art. III do GATT 1994 no que diz respeito a bens e no Art. II e Art. XVII do Acordo de Serviços. Estes Artigos estabelecem os princípios da nação mais favorecida (Art. I) e o princípio do tratamento nacional (Art.III). Pelo princípio da nação mais favorecida, um país é obrigado é estender aos demais Membros qualquer vantagem ou privilégio concedido a um dos Membros; já o princípio do tratamento nacional impede o tratamento diferenciado de produtos nacionais e importados, quando o objetivo for discriminar o produto importado desfavorecendo a competição com o produto nacional.
Funções 
As principais funções da OMC consistem em:
Administrar os acordos de comércio da OMC 
Proporcionar um fórum para negociações comerciais 
Arbitrar disputas comerciais 
Fiscalizar as políticas comerciais dos membros 
Proporcionar assistência técnica e formação aos países em desenvolvimento e aos menos desenvolvidos 
Cooperar com outras organizações internacionais
Acordos Internacionais
 Acordo Geral Sobre o Comércio de Serviços - GATSO GATS é o principal acordo multilateral existente sobre o comércio de serviços, no âmbito da OMC. O Brasil é parte desde sua entrada em vigor em 01/01/1995.Protocolo de Montevideu Sobre o Comércio de Serviços no MercosulO Protocolo de Montevideu trata da liberalização de serviços no âmbito do MERCOSUL. Foi aprovado pela Decisão CMC 13/97. Atualmente, as negociações em curso se dão no contexto do Grupo de Serviços do MERCOSUL que finalizou a sétima rodada de liberalização.Mercosul-Chile - Protocolo de Serviços (ACE-35)  -A Comissão Administradora do ACE-35 aprovou, em 20/06/2008, o “Protocolo sobre o Comércio de Serviços entre MERCOSUL e Chile”. Na Reunião da Cúpula do MERCOSUL, realizada em Tucumán, Argentina, no dia 01/07/08, foi adotada Declaração a respeito do tema. O Protocolo de Serviços foi protocolizado em 27/05/09 na Secretaria da ALADI e é o Quinquaségimo Terceiro Protocolo Adicional ao ACE-35.

Outros materiais