Buscar

Resumo Anatomia Face e Pescoço

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SISTEMA ÓSSEO RELATIVO À CABEÇA
Ossos  da  cabeça - A denominação do esqueleto da cabeça é de crânio, sendo que são vários os ossos que formam suas duas partes: o neurocrânio e o esqueleto da face. 
A parte chamada de neurocrânio fornece o invólucro, ou seja, a proteção que envolve o cérebro e as meninges encefálicas, as partes proximais dos nervos cranianos e vasos sanguíneos. O crânio possui um teto semelhante a uma abóboda, a qual é nomeada como ‘calvária’ e um assoalho ou base do crânio que é composta do etmoide e partes do occipital e do temporal.
O esqueleto da face consiste em ossos que circundam a boca e o nariz e contribuem para as órbitas.
As duas partes são assim constituídas:
NEUROCRÂNIO - Frontal – 1 osso | Pariental – 2 ossos | Esfenoide – 1 osso | Temporal – 2 ossos | Etmoide – 1 osso.
ESQUELETO DA FACE – Mandíbula – 1 osso | Vômer – 1 osso | Zigomático – 2 ossos | Nasal – 2 ossos | Lacrimal – 2 ossos | Concha nasal inferior – 2 ossos | Maxila – 2 ossos | Palatino – 2 ossos.
OSSO TEMPORAL - é um osso par, muito complexo, é importante porque no seu interior encontra-se o aparelho auditivo. Divide-se em três partes: Parte escamosa (Proc. Zigomático | Fossa mandibular); Parte Timpânica (Meato acústico externo) e Parte petrosa (Proc. Estiloide | Proc. Mastoideo | Forame Estilo mastoideo | Canal Carótido).
O osso temporal articula-se com 5 ossos: occipital, parietal, zigomático, esfenoide e mandíbula.
CONSTITUIÇÃO DA ATM - a ATM é uma articulação sinovial, portanto, apresenta algumas das características típicas: Cápsula articular | Ligamentos | Disco ou menisco | Líquido sinovial | Superfície articular.
As articulações temporomandibulares são as articulações mais acionadas do nosso corpo é uma articulação sinovial, condiliana e possui um disco articular.
COMPONENTES DA ARTICULAÇÃO TEMPOROMANDIBULAR: 
* Componentes ósseos: Fossa mandibular; Eminência articular do osso temporal; Cabeça da mandíbula (côndilos).
LIGAMENTOS - Ligamento Temporomandibular | Ligamento Esfenomandibular | Ligamento Estilo mandibular.
Disco articular - Bem adaptado às faces articulares, o disco regulariza a discrepância anatômica existente entres elas, promove uma movimentação suave da ATM e absorve choques. O disco articular divide a cavidade articular em dois compartimentos: o supra discal e o infra discal.
O disco, apesar de ser composto por tecido fibroso, não se regenera após sofrer danos.
Borda anterior – mantém contato com a cápsula e alguns feixes de fibras da cabeça superior do pterigoideo lateral. 
* Borda posterior – a fusão do disco é com a cápsula articular (chamado coxim retro discal).
POSIÇÕES DA MANDÍBULA
* Posição de repouso: imagina-se uma pessoa em pé ou sentada, olhando para frente e para longe, com os lábios em leve contato e a mandíbula relaxada, sem tensão. Músculos mandibulares em contração mínima, apenas o suficiente para manter a postura. Os dentes inferiores e superiores não estão em contato e o espaço entre eles é chamado espaço livre ou interoclusal oclusão central.
* Oclusão central: A partir da posição de repouso, a mandíbula pode ser elevada até o contato máximo dos dentes inferiores com os superiores. Ela fica, assim, na chamada posição de oclusão central, que é a posição de maior número de contatos entre os dentes. A pessoa despende esforço para manter seus maxilares fechados nessa posição por algum tempo, pois os músculos elevadores da mandíbula devem permanecer contraídos.
RELAÇÃO CENTRAL
* Relação Central: a partir da oclusão central, os dentes podem ser mantidos apenas em ligeiro contato e, então, a mandíbula pode ser movida para trás, em um movimento de retrusão da ordem de 1 a 2 mm (1,25 em média). Mas há um ponto além do qual a mandíbula não pode ir. Nesse ponto, ela alcança sua posição mais retrusiva, que é a posição de relação central.
	MOVIMENTOS DA MANDÍBULA
* Movimento de abertura: também chamado de transrotação. Músculos pterigoideos laterais tracionam o conjunto côndilo-disco articular e músculo digástrico.
* Movimento de fechamento: também chamado de transrotação. Músculos masseteres, temporais e pterigoideos mediais. Côndilo retorna a fossa mandibular ao final do movimento.
* Movimento de protusão: Translação anterior da mandíbula. Músculos pterigoideos mediais e laterais.
* Movimento de retração: translação posterior da mandíbula. Músculos: fibras posteriores do temporal, com ajuda dos músculos genio-hióideo, digástrico e milohióideo.
* Lado de trabalho – movimento de Bennet - Lado para o qual a mandíbula se desloca, realizado pelo corpo da mandíbula; realizado pelos pterigoideos e parte posterior do temporal; guia canina (caninos se encontram) ou função em grupo (canino pré e molares se encontram de um lado).
* Lado de balanceio – movimento em direção ao lado contrário.
	SISTEMA ESTOMATOGNÁTICO - o sistema estomatognático (se) é composto por ossos, músculos, articulações, dentes, lábios, língua, bochechas, glândulas salivares, artérias, veias e nervos, que realizam funções de sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração.
São estruturas individualizadas que cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes movimento.
O movimento é efetuado por células especializadas denominadas fibras musculares, cuja energia latente é ou pode ser controlada pelo sistema nervoso. Os músculos são capazes de transformar energia química em energia mecânica.
FUNÇÃO
* Produção dos Movimentos Corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.
* Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.
* Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.
* Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.
* Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usada na manutenção da temperatura corporal.
TIPOS DE MÚSCULOS
* Músculos Estriados Esqueléticos: Contraem-se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico.
* Músculo Estriado Cardíaco: Representa a arquitetura cardíaca. É um músculo estriado, porém involuntário – AUTO RITMICIDADE.
* Músculos Lisos: Localizado nos vasos sanguíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdômino-pélvica. Ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo.
	ESTRUTURAS MUSCULARES
* ESTRUTURA EXTERNA - Fáscia Muscular é uma lâmina ou faixa larga de tecido conjuntivo fibroso, que, abaixo da pele, circunda os músculos e outros órgãos do corpo.
* ESTRUTURAS INTERNAS - Epimísio é a camada mais externa de tecido conjuntivo, circunda todo o músculo. Perimísio circunda grupos de 10 a 100 ou mais fibras musculares individuais, separando-as em feixes chamados fascículos. Os fascículos podem ser vistos a olho nu. Endomísio é um fino revestimento de tecido conjuntivo que penetra no interior de cada fascículo e separa as fibras musculares individuais de seus vizinhos.

Outros materiais