Buscar

APOL 2 ORGANIZAÇÃO MUNICIPAL E GESTÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 2 ORGANIZAÇÃO MUNICIPAL E GESTÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS
Questão 1/5 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
“Ao destruir o meio ambiente, o ser humano está, automaticamente, se destruindo. Para Vieira e Bredariol (1998), a solução para os desequilíbrios está em um planejamento democrático dentro de uma gestão patrimonial que trate da relação entre sociedade e natureza, em que esta última é o reflexo personificado da primeira, permitindo ao ser humano a contínua caminhada em seu processo evolutivo.” (Bernardi, Jorge. Brudeki, Nelson Martins. Gestão de Serviços Públicos Municipais. Curitiba: Intersaberes, 2013, capítulo 4)
Segundo Bernardi e Brudeki (2013), um planejamento democrático deve antever, com simulações, os impactos ambientais possíveis aos recursos naturais (renováveis ou não), e ao mesmo tempo, deve incentivar a participação dos cidadãos nos projetos que são do seu interesse.  Para tal, a solução está no entendimento individual e na implementação das dimensões que compõem a questão da sustentabilidade. Assinale a alternativa abaixo que apresenta algumas dessas dimensões, indicadas na bibliografia básica da disciplina:
	
	A
	Ambiental, social, estrutural, econômica
	
	B
	Ambiental e ecológica, social, estrutural e política
	
	C
	Ambiental e ecológica, social, política e econômica;
	
	
	
	
	D
	Social, estrutural, política, econômica 
	
	E
	Política, social, estrutural, ecológica e econômica
	
Questão 2/5 - Organização Municipal
O vereador é um parlamentar assemelhado aos senadores e aos deputados federais, estaduais e distritais. Não é inferior nem superior a outro parlamentar, apenas possui competências diferentes. Desde a expedição do diploma e da posse, ele está sujeito às proibições e incompatibilidades do exercício da vereança, similares às dos membros do Congresso Nacional previstas na Constituição Federal e na Constituição do respectivo estado (art. 29, IX, CF). As proibições e incompatibilidades dos vereadores para o exercício do mandato são as elencadas no art. 54 da Constituição e podem redundar até mesmo na perda do mandato parlamentar. (BERNARDI, Jorge Luiz. A organização municipal e a política urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo 2)
Segundo Bernardi (2012), as incompatibilidades funcionais dos vereadores referem-se à impossibilidade do exercício de cargos de Administração Pública a partir do período de vereança e concomitante a ele. No entanto, existem algumas exceções para essa norma. Para tal, analise as assertivas que apresentam duas situações distintas em relação a essas exceções: 
I - Quando o vereador exerce a função de secretário municipal ou se a lei orgânica do município permite a ocupação de outro cargo nas administrações públicas.
Por que
 
II - Não é admissível que o vereador continue trabalhando em outras funções, mesmo que o horário de desempenho da função seja compatível com o horário das sessões da Câmara. 
Assinale a alternativa abaixo que apresenta a resposta correta:
	
	A
	As proposições estão corretas e apresentam uma relação de causa e efeito entre elas;
	
	B
	As proposições estão corretas, porém não apresentam relação entre elas;
	
	C
	As proposições estão incorretas, embora apresentem uma relação de dependência entre elas;
	
	D
	A proposição I está correta, enquanto que a proposição II está incorreta e apresenta uma relação de contrariedade com a primeira.
	
	E
	A proposição I está incorreta, enquanto que a proposição II está correta e apresenta uma relação de complementação com primeira.
	
Questão 3/5 - Organização Municipal
O Poder Legislativo possui duas funções típicas: a função legislativa e a função fiscalizadora. A primeira consiste em elaborar, apreciar, alterar ou revogar as leis de interesse do município, sendo que essas leis podem ter origem na própria Câmara ou resultar de projetos de iniciativa do Prefeito, ou da própria sociedade, através da iniciativa popular. A segunda função consiste na atividade que o Poder Legislativo exerce para fiscalizar o Executivo e a burocracia, ou seja, é o acompanhamento da implementação das decisões tomadas no âmbito do governo e da administração. (Kawasaki, Deivy Tadashi. As principais atribuições do Poder Legislativo e a sua efetiva atuação. Disponível em < http://www.cfa.org.br/acoes-cfa/artigos/usuarios/funcoes-do-poder-legislativo-municipal > acesso em agosto de 2015.) 
Sabe-se que o poder legislativo municipal é exercido pela Câmara Municipal por intermédio de seus membros (os vereadores) eleitos diretamente pelo povo. No entanto, de acordo com os estudos realizados e os conceitos abordados por Bernardi e Brudeki (2012), a Câmara Municipal possui outras funções. 
Assinale a alternativa abaixo que apresenta essas funções:
	
	A
	fiscalizadora, judicante e administradora interna;
	
	B
	fiscalizadora, executora e administradora interna;
	
	C
	judicante, executora e administradora interna;
	
	D
	judicante, fiscalizadora e executora;
	
	E
	fiscalizadora, judicante e administradora externa;
	
	
	
Questão 4/5 - Gestão de Serviços Públicos Municipais
As CIDADES, para Resende e Castor apud Bernardi e Brudeki (2013), nada mais são do que grupos de pessoas que se aglomeram em um determinado espaço físico a fim de se protegerem, de trocarem entre si os produtos de suas habilidades próprias e de cumprirem, em conjunto, tarefas e trabalhos que não podem ou não querem realizar sozinhas, como pessoas que desejam viver em conjunto.
De acordo com os conceitos expostos na bibliografia básica, os municípios são semelhantes às cidades, porém apresentam um sistema mais complexo, já que podem apresentar características rurais e urbanas. Tanto as cidades, quanto os municípios organizam-se para o convívio entre indivíduos e esse convívio exige dois tipos de aprendizado.
Assinale entre as  alternativas abaixo, aquela que apresenta os dois tipos de aprendizado acima citados:
	
	A
	Equilibrar desejos e interesses de cada membro individualmente com os interesses e desejos dos outros e conciliar a ocupação humana do território com os limites da natureza;
	
	B
	Equilibrar desejos e interesses dos outros em detrimento dos interesses individuais e conciliar a ocupação humana do território com os limites da natureza;
	
	C
	Equilibrar desejos e interesses de cada membro individualmente com os interesses e desejos dos outros e conciliar a ocupação humana do território, respeitando os limites impostos pela administração municipal;
	
	D
	Equilibrar desejos e interesses dos outros em detrimento dos interesses individuais e conciliar a ocupação humana do território com os limites da natureza;
	
	E
	Equilibrar desejos e interesses de cada membro individualmente em detrimento dos interesses coletivos e conciliar a ocupação humana do território de acordo com os limites do município;
Questão 5/5 - Organização Municipal
O prefeito é o líder do Executivo municipal, o chefe do poder, o comandante máximo da prefeitura. No exercício da chefia desse poder, ele possui funções de ordem política, administrativa e, evidentemente, executiva, no sentido de dar cumprimento às normas emanadas do Poder Legislativo. O prefeito, no âmbito de suas atribuições não está submetido a nenhum tipo de hierarquia e todos os demais componentes do executivo estão sob o seu comando. (BERNARDI, Jorge Luiz. A organização municipal e a política urbana. Curitiba: Intersaberes, 2012, capítulo 2).
No Brasil, o prefeito é eleito juntamente com o vice-prefeito, pelo sistema majoritário, com um mandato de 04 anos, por meio de pleito direto. De acordo com os conceitos abordados na bibliografia básica da disciplina, analise as proposições abaixo no que se refere à definição da função de prefeito:
I - o prefeito é um agente político e se constitui em um componente do governo, uma vez que é investido de mandato por meio de eleição;
II - o prefeito deve prestar contas de seus atos à câmara municipal,  mesmo estando osvereadores e  os funcionários  sob o seu comando;
III - o prefeito é o representante legal ( judicial e extrajudicialmente) do município que por sua vez é uma pessoa jurídica de direito público.
Após a cuidadosa análise das proposições, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas as proposições I e II estão corretas.
	
	B
	Apenas as proposições II e III estão corretas.
	
	C
	Somente a proposição II está correta.
	
	D
	Apenas as proposições I e III estão corretas.
	
	E
	Somente a proposição III está correta.
RESPOSTAS: 1: C 2: D 3: A 4: A 5: D

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes