Buscar

(20170928024058)SIMULADO COM GABARITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SIMULADO UNIDADE I E II
(ENADE 2005) Com o acirramento da competição mundial, as empresas procuram ganhar tempo no lançamento de novos produtos, abreviando o tempo de desenvolvimento dos mesmos. Desse modo, procuram introduzi-los, o mais rapidamente possível, na fase de produção industrial. Assinale a opção que apresenta a ação mais eficaz para acelerar o processo de desenvolvimento de novos produtos. 
Adquirir máquinas modernas, robotizadas e que apliquem os últimos avanços da informática.
Manter uma lista de fornecedores e providenciar um estoque de peças prontas para serem introduzidas na produção.
Aplicar o conceito da engenharia simultânea, para melhorar as comunicações entre a equipe de desenvolvimento do produto e a de produção.
Aplicar o método QFD (quality function deployment) para incorporar os requisitos do consumidor aos produtos.
Aplicar a técnica do benchmarking para incorporar aspectos positivos, encontrados em outros produtos ou serviços similares.
Por vários motivos, projetos e atividades rotineiras não podem ser confundidos. Qual das alternativas a seguir expressa essa diferença?
Enquanto os projetos são geridos pelos diretores da empresa, as atividades rotineiras são geridas pelos gerentes.
Enquanto os projetos são encerrados quando suas metas são alcançadas, as atividades rotineiras não têm prazo para serem encerradas.
Enquanto os projetos estão ligados aos objetivos do retorno de um investimento e à sobrevivência em longo prazo da empresa; as atividades rotineiras têm objetivos rigidamente delimitados.
Enquanto os projetos nunca são finalizados, as atividades rotineiras acabam ao final do dia.
Enquanto os projetos são feitos para atingir metas de longo prazo, as atividades rotineiras são feitas para atingir metas de curto prazo.
Projeto é um Empreendimento temporário com o intuito de criar um produto ou serviço único. Tem começo e fim bem definidos. Com base nos conhecimentos adquiridos em sala analise as afirmações abaixo: 
As organizações que desenvolvem projetos usualmente os dividem em fases visando o melhor controle gerencial.
O conjunto de fases de um projeto é conhecido como ciclo de vida do projeto.
São algumas características de um Projeto a simplicidade de propósito, clareza de propósito e escopo e controle dependente.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
O ciclo de vida de um Projeto é a divisão do projeto em várias fases. Sobre esta afirmação analise as questões abaixo: 
A divisão dos Projetos em várias fases promove um melhor controle das atividades e links com as operações
O ciclo de vida define qual trabalho deve ser feito em cada fase, sem alocar as pessoas.
O ciclo de vida de um projeto define quem estará envolvido em cada fase.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
A Gerência de projetos exige uma forte interação com as demais áreas. Sobre esta afirmação é correto afirmar: 
Estas interações exigem do gerente de projeto a capacidade de balancear a gestão de recursos x objetivos.
A ampliação do escopo de algum projeto acarretará, em algum sacrifício em outra área.
Cada processo é descrito em termos de: Entradas (inputs): documentos de trabalho, Ferramentas e Técnicas: mecanismos aplicados nas entradas para gerar saídas e Saída (outputs): documentos que são os resultados do processo.
É correto o que se afirma em
I, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
(ENADE 2008) A engenharia simultânea (ES) é uma metodologia de desenvolvimento integrado de produto que considera todos os aspectos do ciclo de vida do produto, desde a concepção, produção, remanufatura, reciclagem e descarte, incluindo atividades de planejamento, projeto e produção. Com base nesse conceito, é correto afirmar que a ES: 
I promove o encadeamento sequencial das atividades de desenvolvimento, desde o planejamento até a produção.
II se beneficia da informática, que pode colocar a mesma informação disponível simultaneamente a vários participantes do projeto.
III não se aplica aos projetos de produtos que são montados a partir de famílias de componentes.
Assinale a opção correta.
Apenas o item I está certo.
Apenas o item II está certo.
Apenas os itens I e III estão certos.
Apenas os itens II e III estão certos.
Todos os itens estão certos.
(ENADE 2011) Um gerente de projetos atua no lançamento de novos produtos em uma empresa fabricante de telefones e outros dispositivos eletrônicos. Essa empresa utiliza estrutura organizacional tipicamente funcional. A empresa apresenta um grande volume de produção e cada lançamento de um novo produto significa, entre outras coisas, capacitar os operários de chão de fábrica para que possam realizar as novas operações, correr o risco de parar a linha de montagem, compartilhar recursos humanos de outras áreas da empresa, e ter que lidar com cronogramas apertados. Com relação ao perfil desse gerente de projetos, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
O profissional deve, além de conhecer profundamente os processos específicos da empresa, apresentar algumas competências como liderança, negociação, sociabilidade, capacidade de conciliar interesses e voluntariedade.
PORQUE
O desenvolvimento de projetos em empresas de produção em massa submete seus colaboradores a atividades repetitivas, o que gera resistências a mudanças, uma vez que os recursos humanos alocados hierarquicamente às funções usuais da empresa dificulta a atuação deles em projetos transversais às linhas de produção. 
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
( ENADE 2011) Problemas de engenharia de produção foram estudados em um polo com mais de 80 empresas produtoras de objetos fundidos – móveis adornos e objetos decorativos e utensílios de cocção. O principal problema relatado pelos empresários referia-se à Gestão e Desenvolvimento de Produtos (GDP), tais como perda de participação no mercado e a não formação de uma identidade socialmente percebida. Essas atividades eram descoordenadas ou realizadas sem metodologias eficientes. Um projeto recente buscou aplicar ferramentas de GDP, já validadas em grandes organizações, nas empresas de pequeno porte integrantes do polo. Por exemplo, o Processo de Desenvolvimento de Produtos Orientado ao Cliente (PDPOC), um método aplicável em conjunto com o método Quality Function Deployment (QFD), e o Computer Aided Design (CAD). Desenvolveram-se 70 produtos e capacitaram-se 20 equipes, de empresários e funcionários das empresas, na aplicação de ferramentas de gestão orientadas aos seus negócios, conciliando o desenvolvimento de produtos às diferentes capacidades dos processos produtivos e aos nichos de mercado estudados. Os antigos produtos, muitas vezes copiados de concorrentes, eram pouco ergonômicos e com design desatualizado. Os novos produtos têm design contemporâneo, agregam valor simbólico e são viáveis com os processos de produção disponíveis. 
MIRANDA, C.A.S., MELO FILHO, L.D.R., OLIVEIRA, R.D. Projeto multidisciplinar: integração entre design e engenharia de produção no PDP para empresas industriais de pequeno porte. São Carlos, out./2010. XXX Encontro Nacional de Engenharia de Produção. (com adaptações).
Diante do exposto, analise as afirmações seguintes. 
I. Considerando a oferta existente no mercado de mobiliários fundidos nacionais quanto às características de design, os novos produtos desenvolvidos pelas empresas do poloestudado passaram a ter qualidade potencialmente melhorada.
II. O planejamento sistematizado de produtos utilizando-se técnicas de GDP pode levar a soluções com maior valor agregado e o direcionamento de novos produtos a nichos de mercado específicos.
III. A difusão de técnicas de GDP para as pequenas empresas pode viabilizar o direcionamento de 
seus produtos a nichos de mercado específicos, de maior potencial de rentabilidade.
IV. O redirecionamento de linhas de produtos a nichos de maior rentabilidade, mantida a capacidade
máxima de produção das empresas, compromete a escala de produção de produtos a preços populares.
É correto o que se afirma em
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV
(ENADE 2011) O que proporciona a oportunidade para o novo e diferente é a mudança – a inovação sistemática consiste, portanto, na busca deliberada e organizada de mudanças, assim como na análise sistemática das oportunidades que tais mudanças podem oferecer para a inovação econômica e social.
DRUCKER apud BARBIERI, J. C. Organizações inovadoras: estudos e casos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2003, p. 18 (com adaptações).
A partir dessa observação, avalie as asserções a seguir. 
A inovação é um conceito mais limitado do que a invenção
PORQUE
a invenção é o processo pelo qual uma nova ideia é descoberta ou criada, enquanto a inovação inclui o processo de desenvolver e implantar a nova ideia.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
O desdobramento da função da qualidade (QFD) é um método utilizado como apoio ao desenvolvimento de produtos. O desenvolvimento de produtos deve iniciar com a sua concepção, passar pelo desenvolvimento de qualquer item ou combinação de itens e ir até o final da linha de produção. Esse método pode utilizar um modelo conceitual simplificado, composto por uma sequência de tarefas necessárias para fabricar e montar produtos. Um modelo simplificado se divide em quatro grandes fases de desenvolvimento: a fase conceitual, o planejamento do produto, a engenharia do produto e a engenharia de processo. Considerando esse assunto, assinale a alternativa que melhor se adequa ao caso apresentado. 
Na fase conceitual, os projetos com alto grau de detalhamento do produto são traduzidos em planos de fabricação.
Na fase de engenharia de processo, os conceitos do produto são traduzidos em detalhes específicos para o mercado e os distribuidores.
Na fase de planejamento de produto, é feita uma busca por informações sobre a demanda dos clientes e é definido o conceito do produto.
Na fase de engenharia de processo, o método QFD não pode ser utilizado em função das restrições tecnológicas.
Nas fases que abrangem o projeto do produto, a metodologia QFD é usualmente aplicada.
 O Processo de Desenvolvimento de um produto é o processo de negócio que: 
Busca as especificações de projeto do produto e do seu processo de produção
Considera as necessidades de mercado, as possibilidades tecnológicas e as estratégias da empresa
Prepara a manufatura, para iniciar a produção
Acompanha o produto pós-lançamento (das melhorias à descontinuidade)
Todas as alternativas
Não é novidade que desenvolver produtos tem se tornado um dos processos-chave para a competitividade na manufatura. Movimentos de aumento da concorrência, rápidas mudanças tecnológicas, diminuição do ciclo de vida dos produtos e maior exigência por parte dos consumidores exigem das empresas agilidade, produtividade e alta qualidade que dependem necessariamente da eficiência e eficácia da empresa neste processo. Sobre a importância do Desenvolvimento de produto assinale a alternativa falsa: 
É um processo crítico para a competitividade das empresas
Contribui para a sobrevivência futura da empresa
Os produtos que estão sendo desenvolvidos atualmente, serão comercializados futuramente
A imagem da empresa é fortemente associada ao sucesso dos novos produtos
Nenhuma das alternativas
 Sobre os tipos de Projetos de Desenvolvimento de Produtos, analise as afirmações abaixo: 
Os Projetos radicais (breakthrough) possuem alterações significativas, podem ser caracterizado por uma nova categoria ou família de produtos, apresentam novas tecnologias e materiais e requer processo de manufatura inovador.
Projetos plataformas ou próxima geração não sofrem alterações significativas, não utilizam novas tecnologias ou materiais, possuem um novo sistema de soluções para o cliente e mantém estrutura comum entre os diversos modelos de uma família
Projetos incrementais ou derivados apresentam pequenas modificações em relação aos existentes, como uma redução de custo, por exemplo e apresentam inovações incrementais nos produtos/processos.
Os Projetos follow-source são de outras unidades do grupo, clientes ou contrato tecnologia, requer alterações significativas, a unidade local adapta para condições locais, envolve validação do processo, equipamentos, ferramentas, a produção do lote piloto e o início da produção.
É correto o que se afirma em
I, e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV
Marque V ou F para as características do Desenvolvimento Integrado de Desenvolvimento de um produto: 
( ) P&D e Desenvolvimento de Produto dentro da estratégia geral da empresa 
( ) Começa a integrar o planejamento de portfólio (funil de projetos)
( ) Menor intensidade de comunicação entre as áreas da empresa
( ) Gestão de projetos ampla
( ) Os recursos aplicados são controlados constantemente
( ) Profissionais tendem a serem mais especialistas
( ) Visão ampla não é tão importante quanto à especialidade ou a competência técnica.
Assinale a alternativa correta:
V – V – V – F – F – V – V 
V – F – V – F – F – V – F
V – V – F – F – V – V – F
V – V – F – V – V – F – F
F – F – V – F – F – V – V
 Sobre as características da Engenharia simultânea, assinale a alternativa correta: 
Paralelismo entre atividades
Trabalho em equipes multifuncionais
Projeto voltado para manufatura 
Integração entre cliente-fornecedor
Aplicação de ferramentas de qualidade 
Todas as alternativas 
 Sobre os fatores gerenciais que afetam o desempenho do Desenvolvimento de um produto, analise as afirmações abaixo: 
Integração com as estratégias de mercado, de produto e tecnológica.
Times de desenvolvimento – evidenciando o Papel dos líderes e dos gerentes de projeto
Envolvimento da cadeia de fornecedores e de clientes
Integração das áreas funcionais da empresa
Estruturação das etapas e atividades do processo
É correto o que se afirma em
I, e III, apenas.
I, II e V, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III, IV e v.
Com relação aos arranjos organizacionais para o Projeto de Desenvolvimento de Produto analise as asserções abaixo: 
Na Estrutura funcional: as funções clássicas envolvidas em DP (marketing, engenharia, manufatura) os envolvidos estão ligados por funções diferentes. 
Na Estrutura por projeto: a ligação ocorre preferencialmente entre aqueles que estão trabalhando em um mesmo projeto. 
Estrutura matricial: os indivíduos estão ligados a outros tanto por meio de suas áreas funcionais, quanto por meio de um ou mais projetos. 
Na estrutura matricial Peso pesado (Cross-funcional): o gerente tem completa autonomia e autoridade no orçamento e na avaliação do desempenho dos membros de seu time, e normalmente, toma a maioria das decisões. Em muitas empresas, o time de projeto peso pesado é conhecidopor time de desenvolvimento integrado de produtos ou simplesmente de time de desenvolvimento. 
É correto o que se afirma em
I, e III, apenas.
I, II e IV apenas.
II, III e IV apenas.
I, II e III.
I, II, III e IV.
 A fase de Pré-desenvolvimento de produto envolve as atividades de definição dos projetos de desenvolvimento a partir da Estratégia Competitiva da empresa. O final do pré-desenvolvimento é a lista de projetos a ser desenvolvido e o lugar. Sobre as características desta fase, assinale a alternativa errada: 
Foco nos projetos prioritários segundo a estratégia da empresa no curto, médio e longo prazos
Uso eficiente dos recursos
Início mais rápido e mais eficiente dos projetos 
Critérios claros para os projetos em andamento
Nenhuma das alternativas.

Outros materiais