Buscar

Conceitos e Resumos LJ P2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO E CONCEITOS
LINGUAGEM JURÍDICA E ARGUMENTAÇÃO – PROVA 2
Linguagem: Qualquer forma através da qual o indivíduo possa se expressar. Divide-se em verbal e não verbal.
Linguagem Verbal: Manifesta-se na forma de palavras, podendo ser escrita ou falada.
Linguagem verbal escrita: Caracterizada pela formalidade, individualidade, contato indireto com o receptor, riqueza vocabular, correção e pela clareza.
Linguagem verbal falada: Caracteriza-se pela espontaneidade, variedade, restrição vocabular, contato direto entre falantes, menor apego à gramática e informalidade.
Níveis de linguagem: A linguagem se subdivide em diversos níveis, de acordo com o ambiente em que é utilizada ou o público alvo, a saber: Nível culto, nível coloquial e nível vulgar.
Nível culto de linguagem: Também chamado de variante padrão. Tido como gramaticalmente correto. Caracterizado pelo uso de um vocabulário rico e pela observância das normas gramaticais da língua.
Nível coloquial da linguagem: Nível concernente às relações cotidianas e não necessariamente formais entre os indivíduos. Informal.
Nível vulgar de linguagem: Vocabulário restrito, eivado de desvios gramaticais, comumente com gírias, abusivo nos recursos enfáticos e, por vezes, com termos de baixo calão.
Linguagem jurídica: Manifestação da língua portuguesa numa determinada área do conhecimento – o Direito. Caracteriza-se por sua correção, por seu estilo, por seu conservadorismo, pelo seu autoritarismo, por sua precisão terminológica e sua ritualização.
Polissemia: Múltiplos significados de uma palavra.
Homonímia: Palavras com a mesma grafia ou mesma pronúncia.
Homônimos homófonos: Palavras com mesma pronúncia e grafias diferentes.
Homônimos homógrafos: Palavras com mesma grafia e sentidos distintos.
Sinonímia: Termos diferentes equivalentes quanto ao significado.
Paronímia: Palavras que possuem pronúncia semelhante, porém sentidos diversos. Ex.: cumprimento e comprimento.
Juridiquês: Vocabulário de caráter técnico e concernente à área do Direito, especificamente. Possui jagões característicos.
Jargão: Palavras com significados específicos usadas exclusivamente por profissionais de determinada área.
Hermenêutica: Arte de interpretar e produzir bons discursos.
Comunicação conflitual: Aquela na qual há a emissão de mensagens que serão interpretadas como agressivas ou desqualificadas quanto ao seu conteúdo, podendo também a pessoa/orador ser assim interpretado.
Figuras de linguagem: Recursos utilizados para alterar o sentido de palavras ou frases em um determinado contexto. E.: Hipérbole, ironia, metáfora, perífrase, etc.
Demonstração: Exposição de ideias caracterizada por sua natureza fechada (constringente) e calculista, conferindo a determinado assunto análises sobre sua veracidade ou falsidade.
Argumentação: Exposição de ideias caracterizada pela participação ativa ou passiva dos ouvintes, na qual o orador faz discusos abertos, expressando sua opinião e fazendo julgamentos a respeito do tema tratado.
Argumentação objetiva: Argumentação baseada em elementos formais e racionais, na qual há explanação de argumentos condizentes com uma realidade ou fato.
Argumentação subjetiva: Argumentação baseada na apresentação de argumentos de caráter subjetivo e emocional, na tentativa de convencer o ouvinte ou defender uma tese por meio de apelos às concepções de ambos, emissor e receptor.
Argumentos quase lógicos: Argumentos com metodologia dedutiva que, por utilizarem-se de linguagem natural, vulgar, ordinária, são sucetíveis de interpretações variadas. Utilizam-se de repetições comumente. Ex.: Crianças são crianças”.
Falácia argumentativa: Todo raciocínio aparentemente válido, mas, na realidade incorreto, que faz cair em erro ou engano. Há doi tipos: a) paralogismo – quando comete-se a falácia involuntariamente; b) sofisma – quando comee-se a falácia de má fé.
DOCUMENTOS
Procuração: Título ou documento por meio do qual um indivíduo, chamado outorgante, confere poderes a outra pessoa, chamada de procurador ou outorgado, poderes para praticar atos em seu nome. 
Procuração judicial (Ad judicia): Aquela estinada para procurar em juízo.
Procuração extrajudicial (Ad negotia): Aquela destinada a negócios em geral.
Procuração pública: Aquela passada em cartório. Chama-se de “traslado” o codumento original e “certidões” as cópias deste.
Procuração particular: Aquela outorgada pelo próprio mandante em documento com firma reconhecida.
Procuração geral: Aquela na qual o outorgante concede poderes sobre todos os seus negócios.
Procuração especial: Aquela na qual o outorgado especifica em quais negócios o procurador poderá lhe representar.
Procuração com extensão restrita de poderes: Aquela na qual o outorgante especifica quais as atribuições e permissões dadas ao procurador.
Procuração com extensão ampla de poderes: Aquela na qual o outorgante confere amplos poderes ao procurador.
Notificação extrajudicial: Documento que formaliza a transmissão de determinada informação para fins de disputa jurídica entre um notificante (quem notifica) e o notificado. O emissor deve ter provas tanto da emissão quanto do recebimento.
Parecer jurídico: Resulto formal de uma consultoria feita a um advogado com o objetivo de se obter esclarecimento de natureza jurídica acerca de um caso – sub judice ou não.
Ata: Registro formal que busca relatar um determinado evento que reúna mais de duas pessoas, apresentando hora do evento, local do evento, decisões tomadas no evento, etc. Deve ser lavrada pelo secretário e assinada pelo presidente do evento em questão.

Outros materiais