Buscar

Resumo e conceitos FDP P2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO E CONCEITOS
FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO – PROVA 2
Estado de Direito: Criado e regulado por uma Constituição onde o exercício do poder político seja dividido entre órgãos independentes e harmônicos, que controlem uns aos outros, de modo que a lei produzida por um deles tenha de ser necessariamente observada pelos demais e que os cidadãos, sendo titulares de direitos, possam opô-los ao próprio Estado. Nele, são pedras angulares: a) a supremacia da Constituição; b) a separação dos poderes; c) a superioridade da lei; d) a garantia dos direitos individuais.
Supremacia da Constituição: “Uma lei tira seu fundamento de validade da Constituição”. A constituição encontra-se no topo da pirâmide chamada Ordenamento Jurídico. “A lei editada por alguém não autorizado pela Constituição, ou cujo conteúdo viole direito individual por ela assegurado, será inconstitucional.
Constituição: Lei básica e fundamental de um país que faz a organização do Estado, definindo os direitos básicos do cidadão.
Como assegurar a supremacia da Constituição: Sistema de controle de constitucionalidade e quórum de qualidade para modificar a Constituição.
Separação dos Poderes: Exercício do poder dividido em Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário.
Superioridade da Lei: A lei, que expressa a vontade geral, impor-se-á também ao próprio Estado.
Garantia dos Direitos Individuais: Direitos que os cidadãos titularizam independentemente de outorga estatal. Ex.: Liberdade; igualdade.
Estado Democrático: Aquele em que o povo, sendo destinatário do poder politico, participa, de modo regular e baseado em suas próprias convicções, do exercício desse poder.
República: Do latim “res” (coisa) e “publica” (que é de todos). Regime politico em que os exercentes de funções políticas representam o povo e decidem em seu nome, fazendo-o com responsabilidade, eletivamente e mediante mandatos renovados periodicamente.
Estado Democrático de Direito: Aquele criado e regulado por uma Constituição e no qual os agentes públicos – renovados periodicamente – manifestam a vontade geral com responsabilidade. Nele, o poder é exercido em conjunto pelos cidadãos e por órgãos estatais independentes e harmônicos – estes últimos controlando uns aos outros -, sendo esses cidadãos detentores de direitos e podendo opô-los ao próprio Estado.
Estado: Pessoa jurídica de direito público formada constitucionalmente.
Estado Unitário: Aquele em que há um só poder político central que irradia sua competência de modo exclusivo por todo o território nacional e sobre toda a população. Ex.: França e Uruguai.
Estado Federado: Aquele no qual convivem, num mesmo território, diferentes entidade políticas autônomas distribuídas regionalmente.
Federação Brasileira (Art. 18 da CF): Composta por: a) União Federal; b) Estados Membros; c) Distrito Federal; d) Munícipios.
Separação dos Poderes (Brasil): a) Executivo – FT(função típica): Administrar e FA (função atípica): Legislar e julgar; b) Legislativo – FT: Legislar e fiscalizar e FA: julgar; c) Judiciário – FT: Julgar e FA: Administrar e Legislar.

Outros materiais