Buscar

Resumo ICP Prova 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESUMO E CONCEITOS
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA POLÍTICA – PROVA 1
Direito: Conjunto de normas que disciplinam a vida social. Há interação entre Direito e realidade social. Emana do Estado. Instrumento fundamental de legitimação do poder nas sociedades modernas.
Política: Ligada à esfera da política institucional. Relações de poder expressas pelo poder político do Estado. Ex.: política sindical – forma de agir de um sindicato.MOZART
MENDES
Poder: “Possibilidade de impor a própria vontade dentro de uma relação social, mesmo contra toda a resistência e qualquer que seja o fundamento dessa probabilidade” – Weber. 
Estado: “Instituição que detém o monopólio da utilização da violência física” – Weber.
Dominação: Possibilidade de encontrar obediência ao impor a própria vontade numa relação social. Nunca é plena. Três tipos, segundo Weber: a) tradicional (relações de cunho moral, comuns na família); b) carismática (capacidade de convencimento/argumentação); c) racional-legal (poder do Estado).
Legitimidade: O poder torna-se legítimo quando passa a ideia de que as ordens emanadas deste são justas e, portanto, leva os demais a crerem em sua obrigatoriedade.
Capitalismo: Há legitimidade racional-legal do Estado. Impessoalidade, objetividade e legalidade. 
Controle social: Processo de socialização que orienta o indivíduo, integrando-o aos valores e aos padrões de comportamento social. Visa preservar a ordem e a estabilidade social. Utiliza-se do Direito e da burocracia. Tipos: a) formal: realizado pelo Estado. Leis; b) informal: realizado pela família, amigos, etc.
Processo de socialização: “O indivíduo não nasce membro da sociedade. Ele torna-se um membro” – Peter Berger e Thomas Luckmann.
O indivíduo precisa interiorizar o mundo em que vive. Dois processos: a) socialização primária: infãncia. Linguagem como principal instrumento. “adestramento”; b) socialização secundária: saída do indivíduo do ambiente familiar. 
Sanções jurídicas: Ameaça de coerção (punição). As chamadas sanções formais são as previstas em lei.
Os Clássicos da Política
Nicolau Maquiavel (1469 – 1527): Considerado o pai da ciência política moderna. Viveu na Itália renascentista – período de grande instabilidade política e econômica. Em 1498, ocupa o cargo de escrivão em Florença e daí inicia uma bem sucedida carreira pública. Em 1513, os Médicis tomam o poder e Maquiavel perde todos os seus postos, sendo exilado e até preso. Nesse período, escreve “O Príncipe” e o dedica a Lourenço de Médicis, no intuito de retornar à vida pública. Não consegue. Em 1527 volta à vida pública e morre no mesmo ano.
Principais ideias: Defendia a Formação de uma milícia nacional (exército próprio) na Itália; Um Estado necessita de justiça e armas (Florença não tinha nenhum dos dois); Realismo Político (análise do poder político à partir da verdade efetiva das coisas); Estudo de uma nova ciência política que utilizasse uma filosofia que rompesse com teologias, analisasse com bases da psicologia, da moral e da ética; Virtú (astúcia/talento/livre arbítrio); Fortuna (Circunstâncias/acaso); A conquista do Poder pode dar-se por fortuna, virtú, crimes ou livre escolha dos súditos.
Thomas Hobbes (1588 – 1679): Matemático, teórico político, e filósofo inglês, viveu numa época em que a Inglaterra se consolidava como potência marina no mundo. Autor de “Leviatã”. “O homem é o lobo do homem”.
Principais ideias: Contratualismo (os homens vem de um estado de natureza – sem poder nem organização – e, após estabelecerem pactos sociais entre si, entram num estado de sociedade); O poder absoluto do monarca deriva de um contrato social, não de Deus; As causas da discórdia entre os homens são a desconfiança, a competição e a glória; Homem egoísta, fingidor, dissimulado e insocial; No estado de natureza todo homem tem direito a tudo; O estado de natureza é regido por duas leis quando na intenção de acabar com os conflitos humanos: a) procurar estabelecer a paz e b) renunciar o homem a seu direito a todas as coisas; Sem Estado não há sociedade; O poder do governante tem que ser ilimitado; O soberano se conserva fora do contrato social e isento de qualquer obrigação; a Igualdade leva à “guerra de todos contra todos”; a Liberdade é a ausência de oposição de um corpo externo ao movimento – sentido físico;MOZART
MENDES
John Locke (1632 – 1704): Considerado o fundador do Empirismo, refugiou-se na Holanda durante o reinado dos Stuart na Inglaterra e volta após o triunfo da Revolução Gloriosa.
Principais ideias: Empirismo (todo conhecimento deriva da experiência sensível – experimentação); No estado de natureza, não há sociedade, apenas uma vida pré-social/pré-política na qual há liberdade, igualdade, paz e harmonia; Estado não deve interferir na propriedade privada; Tratados sobre o Governo Civil: a) refutação ao patriarca e b) o poder político advém do consentimento dos governados; Contrato Social; Liberalismo político.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais