Buscar

Logística e Marketing ®

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Logística e Marketing no dia-a-dia
Atualmente em diversos tipos de mercados são aplicados o uso de recursos voltados para uma produção otimizada e bons resultados.
Hoje podemos citar que tais recursos contribuem diretamente para o crescimento de uma empresa quanto o desenvolvimento do seu portfólio e seu market share.
O estudo deste artigo vai abranger o conhecimento relacionado ao uso da logística empresarial, logística reversa, logística integral, marketing empresarial, marketing pessoal e suas aplicações nos dias atuais.
Capítulo 1: Conceitos
Quem nunca ouviu falar sobre logística ou marketing?
Estes dois conceitos andam lado a lado quando o assunto é resultado, tendo isso em mente é importante entender que mesmo que os objetivos sejam iguais, os segmentos que cada uma percorre são diferente e neste contexto entenderemos um pouco mais.
Artigo 1: O que é a Logística?
A logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação e distribuição de produtos. A logística é a ponte ou o elo de ligação entre a produção e o mercado, ela encarrega-se de unir a produção e o mercado através das suas técnicas.
O principal objetivo da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
A importância de se estudar a logística é que estamos sempre em desenvolvimento contudo aspectos e necessidades são criadas e necessariamente o mercado busca atender tais necessidades, mas independente que eu tenha um bom local de atendimento, um ótimo produto, um ótimo marketing, bons empregados mas não há uma distribuição, a minha empresa vai quebrar. Portanto não é só o conceito de se vender mais o modo de armazenar, seus pontos de distribuição, o feedback que existe entre o cliente e a empresa durante e pós venda, tudo isso a logística busca concretizar.
Artigo 2: O que é o Marketing?
Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.
O objetivo do marketing mais básico de se entender e o mais utilizado pelas empresas são com fins lucrativos. Nele a empresa consiste em vender mais a pouco custo (Oferta), já o cliente comprar muito pagando pouco (Demanda). Isto é aplicado de várias formas, mas no final o seu desejo é dar satisfação ao cliente.
A importância de se estudar o marketing têm mais haver com a publicidade e neste âmbito ele busca atender as necessidades do seu cliente, entender o que ele precisa e desperta nele mesmo que não haja desejo de consumo a vontade de comprar.
Capítulo 2: Aplicação da metodologia
Tanto o marketing quanto a logística tem suas formas de aplicação quanto ao mercado. Já diversificando suas atuações são bastantes complexas mas de extrema importância na atribuição de valor tanto para a empresa quanto no seu produto. Especificando por função:
Atendimento ao cliente.
Transporte.
Gestão de Estoques.
Processamento de Pedidos.
Artigo 1: Como a logística age nas empresas?
A logística procura gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação, armazenamento de produtos e controle do estoque, e qualquer fluxo de informação associado, através do qual a organização e seu canal de distribuição são canalizados de forma tal que a rentabilidade presente e futura da empresa é maximizada em termos de custos e efetividade.
Artigo 1.1: Diversificação de logística
A logística possuir diversos conceitos quanto sua aplicação em qual ramo ela atua sendo alguma delas:
Logística Reversa
Logística Integrada
Logística Empresarial
Logística reversa é um ramo da logística que remete para a movimentação de um determinado produto, desde o ponto onde foi consumido até o ponto onde foi produzido. A coleta de alguns tipos de lixo reciclável (como garrafas de plástico) é um dos exemplos de logística reversa. Outro exemplo de logística reversa pode ser verificado no serviço dos correios, mais concretamente na remessa de documentos e mercadorias em devolução. Este tipo de logística é voltado para a conscientização e reaproveitamento de recursos já não mais utilizado.
Logística integrada abordar o custo do armazenamento dos materiais usados para criação do produto em questão. A gestão eficiente da logística é cada vez mais importante no atual contexto do mercado, onde os consumidores são cada vez mais exigentes. É por esse motivo que a logística integrada assume uma dimensão crucial nas empresas.
Logística empresarial está presente em diversos tipos de empresa e possui diversas funções. É uma área que tem crescido muito, uma vez que as organizações estão buscando cada vez mais pela qualidade de seus serviços e produtos, e a logística é uma parte importante para que isso ocorra. Contudo sua busca é por resultados que implicam diretamente no lucro.
Artigo 2: Como o marketing age nas empresas?
O marketing age com o dever de identificar e satisfazer as necessidades de todos os agentes envolvidos nessas relações. É o papel dessa área fazer com que um bem, serviço ou ideia sejam disseminadas e compradas pelo público-alvo de uma organização. Parte disto está relacionado com os stakeholders (comunidade, clientes, colaboradores, investidores,etc..). Portanto o marketing integraliza diretamente uma organização, buscando atingir aquele percentual não captado sendo de tal forma que gere valor ao cliente.
Artigo 2.1: Diversificação de marketing
Marketing Social
Marketing de Relacionamento
Marketing de Direto/Indireto
Marketing Internacional
Marketing Digital
Marketing social têm como objetivo a responsabilidade social da empresa através de ações solidárias em áreas de vulnerabilidade. As estratégias visam atender as necessidades básicas das pessoas que vivem em comunidades desfavorecidas. Essa atitude também objetiva no geral, mobilizar a sociedade para um comportamento coletivo e de compaixão ao próximo, pois parte da ideia de que o direito de ter qualidade de vida é de todos. 
Marketing de relacionamento é voltado aos clientes é o foco deste tipo de marketing. O desafio é planejar meios de alcançar uma comunicação efetiva com o público e excelência no atendimento. Criar laços da marca com os clientes é uma tarefa difícil e exige que a empresa promova ações contínuas sempre pensando na felicidade do consumidor.
Marketing direto/indireto visa alcançar resultados rápidos através de ações lógicas e práticas. Estratégias como pesquisas de mercado, investimentos e retorno, identificação do perfil dos clientes atuais e consumidores em potencial, formas de aumentar os lucros, entre outras, são planejadas a fim de causar um retorno positivo em um curto período de tempo. Enquanto o indireto corresponde a estratégias de propaganda que visam associar a imagem da marca de forma discreta, através de produções culturais, programas de televisão, entre outros. No entanto o marketing indireto, a marca aparece em filmes, novelas e outras produções e, o consumidor não pode rejeitar o anúncio, pois não surge em forma de comercial.
Marketing empresarial visa ampliar os limites territoriais, as estratégias de marketing internacional são usadas a fim de tornar a marca conhecida em outros países. O objetivo é conquistar espaço no mercado exterior, porém, as estratégias adotadas precisam ser diferentes das utilizadas no próprio país. O maior desafio do marketing internacional é descobrir o perfil e as necessidades do público em potencial no exterior.
Marketing digital tem por objetivo criar canais de comunicação em meiosdigitais. A internet é muito utilizada na propagação deste marketing e, ações como a criação de newsletter e outras ferramentas são planejadas. Esses recursos permitem ao consumidor escolher qual conteúdo referente à empresa deseja absorver.
Artigo 2.1: O uso do marketing
A ideia é fazer você abrir os olhos para a variedade de oportunidades de negócio que o marketing pode gerar. O marketing é uma ótima área, contudo este processo é feito olho a olho com o cliente e se você gestor não obter resultados do mercado será colocado de escanteio. Portanto utilizamos alguns métodos para gerar resultados satisfatórios sendo eles:
Vender mais
Fidelizar clientes
Aumentar a visibilidade de marcas e produtos
Gerenciar uma marca
Construir boas relações com consumidores e parceiros
Educar o mercado
Engajar colaboradores
Nesta lista, reunimos os principais objetivos de marketing. Claro que existem outras metas mais específicas, como qualificar o atendimento, gerar e nutrir leads, aumentar seguidores, estar bem posicionado nos motores de busca. No entanto estes já citados são os mais contextualizados com o dia-a-dia de um empreendedor e será um dos primeiros conceitos que você utilizará.
Capítulo 3: Empreendimento
O empreendimento de fato é algo difícil de ser desenvolvido, ainda mais implementar todos esses aspectos estudados anteriormente e por final atribuir valor ao seu negócio e atender as necessidades dos seus clientes que por fora ainda existem diversos tipos de seguimentos e estratégias de mercados muito mais sostificados e elaborados.
Artigo 1: Contextualizando
Iremos repassar algumas dicas de como começar sua empresa/comércio partindo desta ideia.
1 - Comece seu negócio em um ramo que você conheça.
É importante entender que o desconhecido é difícil, ainda mais com o mercado cheio de diversificações e empresas mais preparados que você. Portanto procure algo que exista pouca oferta no mercado e coloque em prática algo que diferencia você das demais.
2 - Medo de dar errado? Um passo de cada vez.
É comum empresas que começam seus negócios e em pouco tempo acabam fechando, mas o que estamos tentando explicar é que uma empresa não cresce de um dia para o outro. Então como empresário procure por metas, implemente ideias de forma construtiva e que adere versatilidade no seu ramo.
3 - Foque em um nicho.
O nicho é o conceito de atender a uma específica área. Exemplo roupas masculinas, apenas quem irá procurar por este tipo de produto será homens então é contextualizado como nicho as especificações de segmentos.
4 - Procure o que a demanda deseja.
Normalmente empresas fecham por não atender as necessidades do mercado e neste propósito é importante fazer pesquisas de mercado tanto interno e externo na atribuição de seus colaboradores.
5 - Trabalhe com pouco estoque.
Nem tudo está relacionado a necessidade do cliente, normalmente o fato de você não vender está relacionado a um erro de comunicação, logística ou fabricação. Portanto trabalhe com o mínimo possível e vá estudando o quanto o mercado pagará por aquele produto em determinado valor. Utilize dados passados e faça análises do tipos de demandas.
Artigo 2: Tipos de demandas
Atualmente já são estudados vários tipos de demandas, mas trago neste tópico os principais e que atuam com mais frequência e que será melhor observado no seu dia-a-dia. Sendo eles:
Demanda Constante
Demanda Irregular
Demanda em Declínio
Demanda Derivada
Demanda Sazonal
Demanda constante são os produtos que independente da queda ou aumento do valor continuará sempre a ser consumidos.
Demanda irregular são produtos que é contextualizado pelo vontade do consumidor, como os tipo de roupas da moda, o uso entre o cabelo liso ou cacheado, entre outros.
Demanda em declínio é mais conhecido como o ciclo de vida útil de um produto, no qual têm sua fase de ascendência e que até determinado período sofrerá uma queda e não será mais utilizado. 
Demanda derivada é mais conhecido como bem complementar ou substituto sendo que ele varia em determinação com o valor atribuído ao um outro produto.
Demanda sazonal normalmente é conhecido como produtos/bens utilizado em apenas em certas época do ano, como por exemplo o halloween ou o carnaval.
Capítulo 4: Considerações Finais
O estudo sobre este artigo é relacionado ao aprimoramento, tanto como pessoa física quanto jurídica de tal forma que obtenha e transpareça desejo sobre estes temas e que atribua valor de forma imaterial, proporcionando conhecimento e experiência para o mercado de trabalho e seus ideais como profissional.
Atenciosamente, Coronel Kross!

Outros materiais