Buscar

Projeto Controle de qualidade Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Projeto do Setor	Comment by Thaisa Marinho: 	Comment by Thaisa Marinho: Sugiro iniciar falando um pouco sobre o setor. Por ex.:“O setor de Controle de Qualidade Microbiológico da Farmácia Escola faz parte da Grantia da Qualidade. Neste setor, as amostras de produtos manipulados na produção são analisadas.......”Depois dessa parte, vocês iniciam com o projeto de vocês. Por ex.: “Assim, o projeto desenvolvido foi....”
Após ter adquirido aprendizado no controle de qualidade microbiológico, determinamos se aprofundar no Controle de qualidade Ambiental, mas antes precisamos compreender de uma forma breve o que é controle de qualidade	Comment by Thaisa Marinho: “nos aprofundar” Checar concordância. 	Comment by Thaisa Marinho: Utilizar linguagem mais adequada
	 São ações tomadas relacionadas com a medição da qualidade para diagnosticar se os requisitos estão sendo  respeitados e se os objetivos da empresa estão sendo seguidos. A qualidade é a comprovação de que  as boas práticas de fabricação estão atingindo seu objetivo, garantindo a segurança e eficácia do produto acabado. 
Metodologia 
 	Trata se de uma revisão de literatura objetivando fornecer uma compreensão mais detalhada sobre o monitoramento ambiental de áreas classificadas.
	Foi realizado buscas sobre o tema em questão, em fontes eletrônicas, como Scielo, Artigos, (SBCC) Sociedade Brasileira de Controle de Contaminação e RDC 17/2010.
Resultado
O monitoramento ambiental de partículas viáveis em áreas classificadas na indústria farmacêutica tem por objetivo o controle de microrganismo dentro dos parâmetros impostos pelas legislações vigentes, que determina a classificação das áreas por ‘ grau’, sendo esses A,B,C e D.
Com base nessa classificação, é determinado o tipo de atividade que pode ser realizada em casa ambiente garantindo a qualidade e o controle de microorganismos nos processos de produção que vão além dos monitoramentos das áreas, além da necessidade de treinamento da equipe operacional e da qualidade.	Comment by Thaisa Marinho: “em cada ambiente”, seria isso? 	Comment by Thaisa Marinho: É garantida a qualidade de microrganismos? Não entendi.
O monitoramento faz parte da RDC n° 17/2010 que se encontra nas Boas Práticas de Fabricação (BPF), o qual informando que possui o objetivo de estabelecer os requisitos mínimos a serem seguidos na fabricação de medicamentos de forma adequada.
Classificação de Partículas
Existem três tipos de partículas: Oorgânica iInerte, iInorgânica inerte e oOrgânica viáveis. As partículas orgânicas inertes se originam de substâncias orgânicas não-reativas, que são substâncias derivadas de organismos vivos e contêm componentes derivados do carbono. As partículas orgânicas viáveis são capazes de viver e se desenvolver ou germinarem sob condições favoráveis, tais como ; bactérias e fungos são exemplos de compostos orgânicos viáveis .As partículas inorgânicas inertes são substâncias não-reativas, tais como areia, sal, ferro, sSais de cálcio e outras substâncias minerais. (KOCHEVE, 2006).
Existem inúmeras formas pelas quais a contaminação por partículas podem afetar um processo, tais como: 
Reação química (oxidação, pHPH, reatividade)	Comment by Thaisa Marinho: Verificar o nível de organização no texto. 
 • Modificação dase propriedades físicas: 
• Eletromagnéticas (condutividade, capacitância, etc.) 
• Ópticas (refração, difração, distorção cromática, etc.) 
• Mecânicas (dureza, ductilidade, elasticidade, etc.)
 • Fluidodinâmicas (densidade, viscosidade, etc.) Modificação de propriedades farmacopéicas: 	Comment by Thaisa Marinho: Este é um novo item?
• Toxidade • Interação medicamentosa 	Comment by Thaisa Marinho: Na outra linha?
•Degradação biológica Seria economicamente inviável operar em ambientes completamente isentos de partículas. 
O mais próximo disso, seria operar no vácuo do espaço. Para obtermos um ambiente totalmente isento de contaminantes (partículas), é necessário realizar a operação em teríamos de operar em uma câmara completamente selada, com vácuo absoluto e sem entradas ou saídas, de forma a preservar o vácuoa condição ambiental adequada (BRITTO)

Outros materiais