Buscar

Resumo do livre irrigação princípios e métodos 3a edição capítulo 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNILAB 
Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Instituto de Desenvolvimento Rural
Instituto de Desenvolvimento Rural 
Curso: Agronomia
Disciplina: Irrigação e Drenagem 
Profa. Dra. Ana Paula Bezerra de Araújo 
Alunos: Seite Manafa Djanco 
Resumo do livre irrigação princípios e métodos 3a edição capítulo 1
Redenção/2017
 A agricultura irrigada tem sido importante estratégia para otimização de produção mundial de alimentos, proporcionando desenvolvimento saudável no campo, com geração de empregos e rendas de forma estável. Atualmente mais de metade da população mundial depende de alimentos produzidos em arrias irrigadas.
 A irrigação não deve ser considerada isoladamente, mas sim como parte de um conjunto de técnicas utilizadas para garantir a produção econômica de determinada cultura com adequados manejos dos recursos naturais. Portanto, deve ser levado em conta os aspectos de sistema de plantios, de possibilidade de rotação de culturas, de proteção dos solos, de fertilidade do solo, de manejo integrado de pragas e doenças, mecanização etc., 
 A história da irrigação se confunde com a do desenvolvimento e prosperidade econômico dos povos, em que as principais civilizações antigas tiveram sua origem em regiões áridas, onde a produção só é possível graças à irrigação. A história é rica em fatos, demostrando que a irrigação sempre foi um fator de riqueza, prosperidade e segurança.
 As evidencias encontradas revelam a preferencias pela a criação de sistema irrigados em relação ao tradicional plantio em áreas naturalmente mais úmidas (DILLEHAY et al., 2005).
 O contínuo crescimento da população mundial vem exigindo uma agricultura competitiva e tecnificada, que possibilita a produção de alimentos de melhor qualidade em maior quantidade. 
 É importante ter em mente o significado real da agricultura irrigada, que possibilita maior produção (mais de um plantio por ano) e produtividade (otimização no uso de áreas), bem como a geração de empregos permanentes, com os menores níveis de investimento, em comparação com outros setores da economia. Isso promove o aumento da renda e a diminuição do êxodo rural, melhorando sensivelmente as condições de vida dos produtores e suas famílias. 
 É importante antes de iniciar estudo na área de irrigação, ter em mente que nos últimos anos, no Brasil, houve grande evolução nos conceitos da agricultura irrigada. Na visão inicial, a irrigação era vista somente como aplicação de água e tinha como objetivo principal “a luta contra a seca e, ou, a criação de condições de subsistência para os produtores”. 
 No novo conceito, a irrigação evoluiu de simples aplicação de agua na agricultura para um importante instrumento no aumento da produção, produtividade e rentabilidade, diminuição dos riscos de investimentos. Porém, em função de volume da água necessário, é preciso fazer uso de sistema de irrigação que possibilitam alta eficiência de uso de água.
 Nessa questão é preciso saber o significado atual da água, no país. Assim, será o futuro da agricultura irrigada: produtividade e rentabilidade, com eficiência no uso da água, da energia e dos insumos e com respeito ao meio ambiente.
 A avaliação ambiental objetiva, essencialmente, fundamentar e otimizar processos decisórios envolvendo atividades transformadoras, antrópicas ou não. A avaliação relacionado a fatores ambientais está fundamentada, como alterações positivas ou negativas para o meio ambiente. Nesse sentido, é fundamental saber avaliar se é mais importante implementar essa atividade, que promoverá alteração ambiental, ou não realiza-la e optar pela permanência do ambiente sem modificações, evitando soluções onerosas para esses problemas que surgiriam. 
 Existe ampla legislação sobre o meio ambiente, no âmbito do seu uso e conservação. Destaca-se, entre esses fatores, a principal lei instituída, a de no 6.938, de 31/08/81, que dispõe diretamente sobre a política nacional do meio ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação e de outros providencias. Em seus artigos 2o, objetiva a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental propicio a vida, visando assegurar, no país, condições de desenvolvimento socioeconômico, aos interesses da segurança nacional e a proteção da dignidade da vida humana, uma vez atendendo alguns princípios.
 A lei visa a manutenção do equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como patrimônio público a ser assegurado e protegido, sempre objetivando o seu uso coletivo. Somam-se a isso a racionalização, o uso do solo, do subsolo, da água e do ar, o planejamento e a fiscalização, preservando a utilização dos recursos humanos.
 Os métodos de irrigação estão divididos em irrigação por superfície, irrigação por aspersão e irrigação localizada. 
 A irrigação por superfície se divide em três principais sistemas: Sulcos, Faixa e Inundação. 
 O sistema de irrigação por aspersão se divide em quatro sistemas: sistema de aspersão convencional, sistema de aspersão em malha, sistema de aspersão por pivô central e sistema de aspersão por autopropelido.
 O irrigação localizada, são sistema mais recente de irrigação em que a agua é aplicada, próximo a região radicular, em pequena intensidade e alta frequência. Apresenta elevado potencial de uso eficiente da agua e de produtividade, com grande expansão em todo o brasil.

Outros materiais