Buscar

Fórum aulas 1 a 3

Prévia do material em texto

AULA 1
1)  Distinguir os conceitos de Ética e Moral, caráter e dever moral.
Resposta.
Ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade.
Moral: Tudo o que se submete a todo valor onde devem predominar na conduta do ser humano as tendências mais convenientes ao desenvolvimento da vida individual e social.
2-Direitos Humanos 
Artigo I
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade. 
Artigo II
Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição. 
Artigo III
Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Artigo IV
Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas
3- Ética Socrática? Ética Platônica? Ética Aristotélica?
Ética socrática : acreditava que era necessário que o homem tivesse auto-conhecimento, pois o conhecimento é a base do agir ético. Para Sócrates a obediência à lei era o limite entre a civilização e a barbárie. Segundo ele, onde residem as ideias de ordem e coesão, pode-se dizer garantida a existência e manutenção do corpo social.
Ética Platônica: segundo Platão a ética é uma característica da ação humana, um elemento muito importante na produção da realidade social, toda pessoa humana possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, e por isso está sempre avaliando e julgando as ações. Descreve que o grande e maior do males, é realizar atos injustos, podendo o bem ser ensinado, pois a virtude está na opinião correta e no atingir a verdade.
Ética Aristotélica: Para Aristóteles, estudamos a ética, a fim de melhorar nossas vidas e, portanto, sua preocupação principal é a natureza do bem-estar humano. A ética aristotélica inicia-se com o estabelecimento da noção de felicidade. A felicidade é definida como certa atividade da alma que vai de acordo com uma perfeita virtude. Partindo dessa definição, faz-se necessário um estudo sobre o que é uma virtude perfeita e, assim, faz-se necessário, também, o estudo da natureza da virtude moral.
4-O que é ética segundo Thirty-Cherques?
“Ética tem por objeto as ideias morais justificadas.”
Os valores morais servem como base para o estabelecimento da ética.
5-Moral é, portanto, a conduta costumeira. Já Ética é a parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, disciplinam e orientam a conduta humana.
6-O que é moral segundo Comte?
Segundo Comte: “A moral consiste em fazer prevalecer os instintos simpáticos sobre os impulsos egoístas.”
7-O que é moral segundo Piaget?
Para Piaget a moral é dividida em 3 fases: Anomia- ação do ser humano ignorando as leis e as regras (mais comuns na infância). Heteronomia- a obediência das leis por medo da punição, na ausência de autoridades ocorrem a desobediência, caos. Autonomia- é consciente, responsável, possui princípios e caráter já formado.
8- Dê um exemplo de uma atitude moral e uma ética.
Exemplo de moral: “Se eu acho um celular, imediatamente eu pegaria o aparelho e procuraria devolver ao dono, pois jamais ficaria com um objeto que não me pertence.”
Exemplo de ética: “Meu Médico não pode revelar informações do meu quadro clínico.”
9-O que é valor? E para Protágoras ? E para Platão? E para Hobbes e Lock? E para Kant? Nietzsche ? E Weber?
Conjunto de características de um indivíduo que determina como este indivíduo interage com outro e com o meio ambiente. 
10-O que são direitos humanos? O que é a Declaração dos Direitos Humanos?
São um conjunto de direitos básicos de todos os seres humanos. A declaração dos direitos humanos consiste no documento que possui essas informações.
11-Diferencie conceitos de Ética e Moral, caráter e dever moral?
AULA 2 
1) Identificar cada fase da Ética Empresarial. Fase 1 – Era Industrial, Fase 2 - Era Pós-Industrial, Fase 3 – Era da Informação
2) Definir cada uma das fases da Ética Empresarial.
FASE 1 A ERA DA INDUSTRIAL: 1970- Surge com ímpeto o tema da ética dos negócios ou, como definida pelos europeus, da ética das empresas. Em 1980- O tema propaga-se pela Europa, em 1990- Propaga-se pela América Latina e pelo Oriente. Passaram a ter destaque, principalmente, no mundo reflexivo, Cultura da empresa,Avaliações de qualidade,Recursos Humanos, Clima ético, Responsabilidade corporativa, comunicação e Balanço Social .
FASE 2 A ERA PÓS- INDRUSTRIAL: Primeiro, a necessidade de se criar capital social ou a necessidade premente de redes de confiança, a concepção da empresa sofreu transformação em vários pontos: Dimensão cultural. Uma nova visão da empresa, não como máquina para obter o máximo de produção, mas sim como organização. Novos desafios organizacionais levam a entender que a ética se fazia necessária na gestão.
FASE 3 A ERA DA INFORMAÇÃO: Nesta era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial: integridade e transparência, para que haja viabilidade empresarial. Na era da informação, uma coisa é patente: escândalos empresariais têm largos espaços nos veículos de comunicação, o que nos leva a reformular leis e, sobretudo, hábitos. 
A integridade e a transparência devem ser incorporadas ao caráter - das pessoas, do cidadão e da empresa. Somente assim haverá mudança de fato.
3) Diferenciar as fases estudadas. Era industrial, pós-industrial e Era da Informação.
Era industrial: Um conjunto de dimensões que compõe o caráter de uma organização
A Era pós-industrial: Procura mostrar como as redes de confiança contribuem para o funcionamento da economia.
Esta Ética Empresarial revitalizada depara-se com novos desafios, como a passagem da economia velha para a chamada nova economia e a era da informação.
4-O que é ética empresarial?
Podemos defini-la como um conjunto de preceitos morais e de responsabilidade social a ser observado pelas organizações.
5-Questões como o valor, o bem, o mal e, mais ainda, a dedicação ao trabalho, fazem sentido? Ter fé é irracional? Devemos respeitar quem não é respeitável? O que é um princípio?
Sim pois todas essas questões moldam a ética empresarial
6-Quais os desafios da Era da Informação?
Lideranças muito suscetíveis à questão financeira, trocando de empresa em curto espaço de tempo. Trabalhador pouco qualificado, precariedade do trabalho e as justas exigências de um salário digno. Os habitantes do ciberespaço têm sua moral individual, porém nada garante que será compartilhada. Dificuldade da construção de uma ética global, em um universo com enormes diversidades culturais.
7-Nesta era da informação, as universidades vêm fomentando a necessidade de dois pilares vitais relativos à ética empresarial. Quais são eles?
A integridade e transparência.
 
Aula 3 
1 Discorra sobre a definição do caráter de uma organização;
Cada empresa tem sua forma de tomar decisões, a sua maneira de fazer seus negócios, seus hábitos, seus costumes, que normalmente são identificados pelo mercado.
2- Discorra sobre formação do caráter de uma organização;
A formação do caráter de uma organização terá influência decisiva dos CEO’s (Diretores Executivos) da empresa na formação desse caráter. São pessoas que formam o caráter de uma empresa e se tais pessoas não o tiverem a organização também não o terá
3- Discorra sobre a definição de empresa.
É um empreendimento, uma atividade produtiva, um negócio, ou seja, é uma sociedade organizada para a exploração de uma indústria, comércio ou serviços, tendo por objetivo final o lucro.
4-O que é caráter?
É o conjunto de fatores que incidem sobre cada indivíduo, tornando-o único dentro da sua própria espécie, ou seja, é um traço da personalidade que mostra a forma usual do agir de cada indivíduo. Este grupo de atributos, bons ou ruins,denota o comportamento, os valores morais e os princípios de cada indivíduo.
5-O que é uma empresa? E para o direito trabalhista?
Semanticamente é um empreendimento, uma atividade produtiva, um negócio; 
É uma sociedade organizada para a exploração de uma indústria, comércio ou serviços, tendo por objetivo final o lucro;
No Direito Trabalhista, é a organização do capital e do trabalho, empenhada em atividade econômica.
6-Para que se forma o caráter de uma organização?
Para construir confiança
7- Quem forma o caráter da empresa?
Normalmente, os iniciadores da empresa forjam seu caráter que, ao longo do tempo, vai se modificando de acordo com o pensamento daqueles que dela fazem parte. No fundo é o somatório do caráter de cada componente da empresa que formará o caráter geral da empresa.
8- A integridade de uma empresa está intimamente ligada ao seu caráter? Por que?
Porque a sua forma de conduta, pensamento e ação que farão com que ela tenha uma imagem no mercado
Abraços

Outros materiais

Perguntas Recentes