Buscar

Dircusiva Segurança e Medicina do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (390054) -Introdução à Segurança no Trabalho (SEG74)
 Prova: 5902109
QUESTÃO:
1. A Revolução Industrial, referência também na história da segurança do trabalho, foi marcada por se tratar de uma nova fase que trouxe modernização, alta produção e a entrada das máquinas a vapor, além do deslocamento de indústrias para as grandes cidades. Descreva como eram as condições de trabalho na época, com o incremento de máquinas na produção.
RESPOSTA ESPERADA:
As condições de trabalho eram as piores possíveis: calor, ventilação ruim e a umidade somente pioravam as coisas. Estas novas fábricas nada mais eram que galpões improvisados. O uso das máquinas aliado às péssimas condições de trabalho apresentavam todo o tipo de riscos aos trabalhadores e moléstias profissionais. Havia altos índices de mortalidade dos trabalhadores, principalmente entre mulheres e crianças, mão de obra utilizada indiscriminadamente na época. Houve aumento da taxa de acidentes e da gravidade destes acidentes.
QUESTÃO:
2. O mapa de riscos tem sido uma ferramenta da segurança do trabalho amplamente utilizada e difundida nas empresas, principalmente após sua obrigatoriedade determinada pela NR5. Segundo esta NR, cabe às CIPAs a sua elaboração e divulgação dentro das empresas. No entanto, a história dos mapas de riscos nem sempre foi assim. Acerca da história que envolve os mapas de riscos, relate como foi sua evolução, desde sua criação na Itália até sua obrigatoriedade de implementação, pelo MTE, no Brasil.
RESPOSTA ESPERADA:
O mapa de risco surgiu na Itália no final da década de 60. No início da década de 70, o movimento sindical elaborou um método próprio de atuação no levantamento e controle das condições de trabalho pelos próprios trabalhadores. O mapa de risco se tornou conhecido por todo o mundo, e somente na década de 80 chegou ao Brasil. Foi difundido por pesquisadores da Fundacentro de Minas Gerais, que foram apontados para estudar e conhecer melhor o método já amplamente utilizado por outros países e que vinha surtindo grande efeito no campo da segurança e controle de riscos do trabalho, tornando-se obrigatório somente em 1992.

Outros materiais