A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
Redação Segurança e trabalho

Pré-visualização | Página 1 de 1

1. Avaliação I - Individual (390052) - Introdução à Segurança no Trabalho (SEG74)
 Prova: 5829112
QUESTÃO:
1. Atualmente, temos conhecimento da necessidade e da importância dos sistemas de gestão da segurança do trabalho pelas organizações de todos os países do mundo, mas, ao longo da história, nem sempre foi assim. Durante muito tempo, os trabalhadores eram tidos como escravos, eram tratados como tal, e durante longos períodos também foram considerados não como escravos, mas viviam e trabalhavam em condições precárias. Considerando todo o histórico da segurança do trabalho e os direitos adquiridos pelo trabalhador ao longo dos anos, inclusive as lutas e as conquistas ao longo dessa história, escreva uma redação com o tema: EVOLUÇÃO DAS CONQUISTAS DO TRABALHADOR NA HISTÓRIA DA SEGURANÇA DO TRABALHO.
RESPOSTA ESPERADA:
No período da Revolução Industrial, as condições de trabalho da época, tais como excesso de calor, ventilação ruim e muita umidade nas grandes instalações, provocavam muitas doenças aos trabalhadores. Naquela época, as máquinas primitivas proporcionavam todo tipo de riscos para estes trabalhadores.
As mulheres e as crianças trabalhavam em turnos longos e em condições sub-humanas, não havia preocupação com seu estado de saúde ou desenvolvimento físico e começaram, então, as exigências por parte de toda a comunidade quanto à cobrança aos patrões em busca de uma melhora das condições de trabalho.
Após a Revolução Industrial, houve a necessidade da criação de leis do trabalho. As mudanças que estavam acontecendo na Europa, em decorrência da Primeira Guerra Mundial, promoveram o surgimento da OIT, em 1919, que promoveram também a adoção e a criação por parte do Brasil das primeiras leis trabalhistas. Toda essa evolução do entendimento das necessidades trabalhistas fizeram com que alcançássemos o patamar que estamos hoje. A cada ano são criadas novas normas regulamentadoras do trabalho, cada vez mais específicas, o uso de EPI têm sido cada vez mais exigido e fiscalizado, a promoção da extinção do trabalho escravo são exemplos desse crescimento. Hoje, podemos dizer que há uma mudança de cultura com uma visão prevencionista defendida pela área de Segurança do Trabalho.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.