Buscar

Recursos patrimoniais e materiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

2. RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Uma empresa deve ser enxergada como um conjunto de partes em busca de um objetivo comum a ser alcançado, ser vista de maneira integrada. Cada departamento deve cumprir seu papel para garantir que ela seja competitiva. A garantia da competitividade pode ser feita aperfeiçoando seus recursos disponíveis, como a presteza no atendimento ao cliente, estocagem melhores, compras perfeitas. 
Segundo Martins (2006), “um recurso é tudo aquilo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo”. Ainda conforme o referido autor, os recursos podem ser divididos em: patrimoniais; materiais; humanos, e tecnológicos.
2.1. Recursos materiais
Recursos materiais são os itens ou componentes que uma empresa utiliza em suas operações do dia a dia, na elaboração do produto final ou na execução de sua atividade principal. São os itens adquiridos regularmente, e podem ser classificados em materiais auxiliares, matéria-prima, produtos em processo ou até mesmo em produtos acabados. 
Em sentido amplo, recurso material engloba todos os meios físicos de que dispõe uma organização, desde os relacionados à infraestrutura até os materiais auxiliares.
O Decreto n° 99.658 de 30 de outubro de 1990, em seu artigo 3°, traz alguns exemplos de recursos materiais, que são:
Art. 3º Para fins deste decreto, considera-se:
I - material - designação genérica de equipamentos, componentes, sobressalentes, acessórios, veículos em geral, matérias-primas e outros itens empregados ou passíveis de emprego nas atividades dos órgãos e entidades públicas federais, independente de qualquer fator.[1: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d99658.htm]
2.2. Recursos patrimoniais
	Recursos patrimoniais são os elementos físicos colocados à disposição de uma organização com o objetivo de agregar nas atividades meio e fim. É o ativo fixo da empresa, de caráter permanente, e, com isso, nem sempre pode ser colocado em estoque, como prédios, casas, carros, etc.
	Um bem patrimonial pode ser classificado como permanente ou de consumo. Bem permanente é aquele que não perde sua identidade física, até mesmo quando incorporado a outro bem, e apresenta durabilidade superior a dois anos, como computadores, prédios, veículos. Bem de consumo, por outro lado, é aquele que perde sua identidade física ou vida útil inferior a dois anos.
	De acordo com o artigo terceiro da portaria n° 448 de 13 de setembro de 2002 da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, o material que se enquadrar em um ou mais dos seguintes critérios será de consumo:
Art. 3º - Na classificação da despesa serão adotados os seguintes parâmetros excludentes, tomados em conjunto, para a identificação do material permanente: 
I - Durabilidade, quando o material em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos; 
II - Fragilidade, cuja estrutura esteja sujeita a modificação, por ser quebradiço ou deformável, caracterizandose pela irrecuperabilidade e/ou perda de sua identidade; 
III - Perecibilidade, quando sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou que se deteriora ou perde sua característica normal de uso; 
IV - Incorporabilidade, quando destinado à incorporação a outro bem, não podendo ser retirado sem prejuízo das características do principal; e 
V - Transformabilidade, quando adquirido para fim de transformação.[2: Disponível em: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/legislacao/download/contabilidade/Port_448_2002.pdf]
	O Banco do Brasil possui diversos bens permanentes, como prédios de suas agências, que são mais de 4 mil espalhadas pelo país, veículos para utilização de seus empregados, computadores para realização de suas atividades essenciais, e também possui inúmeros bens de consumo, como papéis para impressão, canetas, etc. 
2.3. Recursos humanos
	Recursos humanos são os maiores bens que uma empresa pode possuir, já que envolve as pessoas que a colocam para funcionar, como os diretores, gerentes, empregados, etc.
	Por ser uma sociedade de economia mista, o Banco do Brasil deve obedecer à regra do concurso público para ingresso em seu quadro de pessoal. Seus empregados são regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e só podem ser demitidos por decisão fundamentada.
2.4. Recursos tecnológicos
	Recursos tecnológicos são os recursos de gestão, software e equipamentos modernos. É uma forma que busca a tecnologia para atingir os seus objetivos. Hoje em dia, esses recursos são imprescindíveis para as empresas competirem no mercado, ainda mais no ramo econômico.
	Os recursos utilizados pela empresa pesquisada são de última geração, desde os computadores até as redes de internet, com a maior velocidade e proteção disponível.
2.5. Compras
Uma das principais atividades relacionadas à administração de matérias é a função de compras. A gestão de compras assume um papel importante na empresa, uma vez que comprar bem é mais complexo do que parece. Uma aquisição é bem administrada quando consegue fazer uma correlação em três pilares: rapidez na entrega, qualidade do produto e preço econômico.
Uma compra rápida pode trazer vários benefícios à empresa, como exemplo, evitar a falta de um material que naquele instante é necessário para prestar algum serviço. No entanto, da mesma forma que uma compra célere pode trazer benefícios, pode também comprometer a obtenção de um preço econômico, porque assim não se pode pesquisar bem os fornecedores com quais a empresa vai contratar. Deve-se também considerar a qualidade do produto que está sendo obtido.
Importante ressaltar que o setor de compras não define o que será comprado, somente recebe as solicitações dos demais setores da organização.
A procura pela qualidade no produto obtido é mais complexa quando a compra se dá por meio de licitação, pois a indicação de marca não é a regra, mas restrita em casos específicos, conforme a lei.
Por ser uma sociedade de economia mista de âmbito federal com capital público e privado, o Banco do Brasil se subordina à lei de licitações para fazer qualquer aquisição de materiais, seja de consumo ou permanentes. Fazer a licitação tem como objetivo a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável. Essa lei específica é a n° 8.666 de 21 de junho de 1993, que em seu artigo primeiro diz o seguinte:
Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.[3: Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8666compilado.htm]
Desse modo, o Banco do Brasil precisa realizar a licitação em qualquer compra que fizer para adquirir seus recursos materiais, como computadores, impressoras, uso da internet, ou qualquer outro material/serviço essencial para o seu funcionamento eficaz.

Outros materiais