Buscar

Trabalho em Grupo Visita á Escola

Prévia do material em texto

�PAGE �
SUMÁRIO
31 INTRODUÇÃO	�
42 A ESCOLA E AS IMPRESSÕES	�
2.1 A EQUIPE GESTORA............................................................................................5
2.2 O PAPEL DO GESTOR NO SISTEMA EDUCACI.................................................5
53 ENTREVISTA AO PROFICIONAL DA INSTITUIÇÃO.............................................�
3.1 HÁ QUANTO TEMPO TRABALHA NA ESCOLA E QUAL SUA ÁREA DE FORMAÇÃO?...............................................................................................................5
3.2 QUAIS SÃO AS ATIVIDADES LIGADAS A ROTINA ESCOLAR QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS IMPORTANTES?.........................................................................6
63.3 O QUE VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSE DIFERENTE DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR?..................................................................................................................�
64 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)...........................................................�
4.1 O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO (PPP)..............................................................6
4.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.................................................................................................6
5 CONCLUSÃO...........................................................................................................8
REFERÊNCIAS............................................................................................................9
��
INTRODUÇÃO
Este trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada como requisito parcial para a obtenção de média bimestral, que buscou estabelecer um diálogo entre a teoria estudada em sala de aula e a realidade vivenciada, um contato significativo com o cotidiano escolar.
Foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública no município de Monte Negro, Estado de Rondônia compreendendo os três turnos de funcionamento cuja coleta de dados se deu por meio de observação e entrevista. Conhecemos o ambiente educativo e analisamos além da aparência, a essência de todos os envolvidos no cotidiano escolar.
2 O QUE É PEDAGOGIA, QUEM É O PEDAGOGO?
A escola onde se realizou a pesquisa caracteriza-se por uma escola pública da rede Municipal de Ensino de Monte Negro – Rondônia. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria de Abreu Bianco localiza-se no Setor 03, na Rua José Valadares, s/n, Fone: (69) 3530-2483, atende uma clientela diversificada.
A escola foi criada no ano de 2013, tendo iniciado suas atividades no dia 17 do mês de fevereiro no ano de 2003.
Recebeu este nome em homenagem á mãe do governador da época, José de Abreu Bianco. 
A escola oferta a Educação Básica: o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano pelo turno matutino e vespertino e também Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 5ª a 9ª série no período noturno. Segundo a LDB:
Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles 
Que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no 
Ensino fundamental e médio na idade própria.
§ 1 Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames. (LBD, 2010, p, 32)
Atualmente a escola atende aproximadamente quinhentos e setenta e dois alunos, distribuídos nos três turnos, manhã, tarde e noite e vinte e seis professores. São sessenta funcionários do setor administrativo divididos em variados cargos. 
Com relação ao espaço pertinente para o atendimento, a escola possui uma sala de orientação, direção, secretária, sala dos professores, laboratório de informática, pátios amplos, cozinha, refeitório, biblioteca, banheiros, quadra poliesportiva com auditório e ainda uma sala de sensibilidade para alunos que possui necessidades especiais. Assim, verifica-se que:
Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta lei, a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais.
1o Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado,
Na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial. (LBD, 2010, p, 43)
Com relação às tecnologias que a escola possui são: computadores com internet, impressoras, data show, copiadoras e etc.
2.1 a equipe gestora
A equipe gestora é composta por uma diretora; uma vice-diretora; duas secretárias; duas supervisoras, uma para o ensino fundamental I e outra para o ensino fundamental II e duas orientadoras educacionais.
A gestão, coordenação e orientação educacional são imprescindíveis para o bom andamento das atividades escolares. Cada um possui sua importância e valor, não sendo uma função mais importante que outra, até porque nenhuma se consolida isoladamente, mas se constitui no coletivo, por meio da articulação dos diferentes papéis daqueles que compõe a equipe pedagógica. Nesse sentido, segundo a visão de Paulo Freire, podemos constatar que:
...E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. (Paulo Freire, - trecho da poesia "A Escola")
Na maioria das vezes a troca de diretores é feita de quatro em quatro anos, sendo escolhido pelas influencias políticas do município.
2.2 O PAPEL DO GESTOR NO SISTEMA EDUCACIONAL
O termo “gestão” é utilizado para definir a prática das atividades administrativas do espaço escolar. A função do gestor envolve a administração voltada à estrutura física geral e espaços de apoio pedagógico, aos níveis e modalidades de ensino oferecido, aos recursos humanos da escola, à organização da rotina escolar, ao processo ensino aprendizagem e à construção do Projeto Político Pedagógico (PPP). Assim, conforme Saviane:
A escola deveria centrar se no aluno e na aprendizagem que atenda seus interesses espontâneos, bem como deveria focalizar-se nos processos e não no produto, isto é, concentrar-se em “aprender a aprender”, tendo papel secundário o que se aprende (SAVIANI, 2008. p. 34).
A equipe gestora faz o possível para exercer suas atribuições na escola, entretanto é perceptível que a falta de condições estruturais e de recursos constituem se em dificuldade para que esse trabalho seja efetuado adequadamente. Portanto, o que podemos constatar sobre o cotidiano escolar revela as múltiplas facetas do trabalho educativo na escola e as tentativas da equipe gestora para fazer com que tudo funcione, apesar das limitações colocadas pelas circunstâncias.
3 ENTREVISTA AO PROFISSIONAL DA INSTITUIÇÃO
A pesquisa realizada na escola, contou com a participação de uma professora.
3.1 HÁ QUANTO TEMPO TRABALHA NA ESCOLA E QUAL SUA ÁREA DE FORMAÇÃO?
Ao questionar à professora sobre sua função no espaço escolar ela disse que, “trabalha na escola há doze anos, é formada em Geografia, mas atualmente atua na área do magistério, dando aula para a turma do 3º ano”.
3.2 QUAIS SÃO AS ATIVIDADES LIGADAS Á ROTINA ESCOLAR QUE VOCÊ CONSIDERA MAIS IMPORTANTES?
Quando perguntada sobre, a atividade que fazem na escola que ela considera mais importante? Ela responde que, “Considera mais importante os planejamentos das aulas, quando colocada em prática e fizer com que todos os objetivos desejados sejam alcançados com êxito”.
3.3 O QUE VOCÊ GOSTARIA QUE FOSSE DIFERENTE DENTRO DO ESPAÇO ESCOLAR?
Com relação á, o que ela gostaria que fosse diferente dentro do espaço escolar? A professora diz: “Infelizmente não tem lugar adequado, somente para os alunos assistir vídeos na escola, gostaria que tivesse um espaço maior, e mais arejado”.
Entretanto queixam-se que, a escola possui uma sala de vídeo que é dividida com a biblioteca, impossibilitando um bom funcionamento de ambas as funções.4 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
Toda escola deve ter definida, para si mesma e para sua comunidade escolar, uma identidade e um conjunto orientador de princípios e de normas que iluminem a ação pedagógica cotidiana. Como afirma Paulo Roberto Padilha:
"O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos", (Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.)
4.1 O PAPEL E A IMPORTÂNCIA DO (PPP)
A Educação da escola M.E.F Maria de Abreu Bianco, tem por objetivo promover a democratização do saber e o acesso as informações, garantindo a circularidade da mesma maneira interdisciplinar e contextualizada, bem como oportunizar momentos de discussão e reflexão sobre o redimensionamento do Projeto Político Pedagógico.
4.2 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
Cada departamento tem o seu plano anual, por exemplo: Assim os professores, orientadores, diretores, supervisores e secretários poderão ver o que precisa melhorar ou manter o que obteve o desenvolvimento esperado. Para o Prof. Dr. Isaac Ferreira SED/DIEB.
A lei 9.394/96 no inciso I do Artigo 12 estabelece que, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, os estabelecimentos de ensino terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica: o Projeto Político Pedagógico. ( Prof. Dr. Isaac Ferreira SED/DIEB)
O PPP da escola apresenta:
● Demonstrativo da clientela matriculada, os alunos transferidos e os que estão cursando, no período matutino, vespertino e noturno. Os alunos da 1º ao 9º ano e também Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 5ª a 9ª.
A escola tem seus:
● Princípios Filosóficos.
● Histórico da escola.
● Bibliografia.
● Principais norteadores do estabelecimento.
● principais norteadores da educação.
● Realidade brasileira.
● Realidade do local com mapa.
● Realidade da comunidade.
● O contexto social cultural dos educadores.
● O perfil do educando.
● O perfil dos alunos da educação Jovens e Adultos (EJA).
 
A diretora afirma que: O envolvimento de toda comunidade escolar é essencial para que sejam atingidos os objetivos propostos, é necessário o engajamento para que haja qualidade. Pretendemos que este projeto estabeleça, com clareza, as diretrizes filosóficas que nortearão o processo ensino – aprendizagem na Escola.
O objetivo geral da proposta do PPP da escola tem por, valorizar a educação como um instrumento de humanização e de interação social, proporcionando uma educação de qualidade através de um trabalho de parceria entre pais, alunos e profissionais da educação, num processo cooperativo de formação de indivíduos plenos e aptos a construir a sua própria autonomia e cidadania, reconhecendo-se, como ser único, mas também coletivo.
5 CONCLUSÃO
Com relação à gestão, pode-se considerar, pelos dados levantados, que a mesma está no caminho da Gestão Democrática. Isto se evidencia pelas reuniões e discussões realizadas pela APP, a equipe está sempre unida para tomar suas decisões. Segundo o autor Libâneo:
A concepção democrático-participativa baseia-se na relação orgânica entre a direção e a participação do pessoal da escola. Acentua a importância da busca de objetivos comuns assumidos por todos. (Libâneo, Organização e Gestão da Escola, 2001)
No levantamento de dados. A maior dificuldade elencada pela gestão é com relação ao gerenciamento dos recursos. Pois enfrenta algumas dificuldades. Ex: Contém poucas salas de aula para atender a super lotação de alunos, entre outros...
Com relação ao papel do coordenador pedagógico pode-se ponderar que sua presença é essencial na escola. Além de trabalhar com os professores, este profissional também trabalha com alunos e pais, pois todos são sujeitos do processo educacional. Em síntese cabe ao coordenador atuar na organização, planejamento das atividades cotidianas da escola e execução dessas com envolvimento de toda equipe escolar, o que se coloca ainda como um desafio. Devido ao ritmo frenético da escola lhe cabe ainda tentar solucionar as situações cotidianas que se aparecem diariamente.
Não menos importante, o orientador educacional ocupa e desempenha junto à comunidade escolar o papel de ser, não apenas, aquele que orienta os sujeitos para a vida escolar, mas aquele que ajuda, pela suas ações, a estabelecer uma relação entre família.
Por fim, apesar do pouco contato com a escola, foi possível constatar o investimento dos profissionais da equipe gestora no sentido de buscar a realização da gestão escolar a partir de um trabalho em equipe para que a democratização da gestão seja de fato consolidada.
REFERÊNCIAS
Brasil. [Lei Darcy Ribeiro (1996)]. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 5. Ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.
	
FREIRE. Paulo. - trecho da poesia "A Escola" São Paulo: Espaço Pedagógico, 1997.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. São Paulo: Autores Associados, 2008.
(Coleção polêmicas do nosso tempo).
PADILHA, Paulo Roberto, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo. Disponível em: http://gestaoescolar.abril.com.br/aprendizagem/projeto-politico-pedagogico-ppp-pratica-610995.shtml Acesso em 26 de outubro de 2013.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 5ed. Goiânia: Alternativa, 2001.
FERREIRA, Prof. Dr. Isaac Ferreira, Governo de Santa Catarina / Secretaria de Estado da Educação. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/ppp Acesso em 30/10/2013.
REGIMENTO ESCOLAR DA ESCOLA M.E.F MARIA DE ABREU BIANCO.
ESTATUTO DO CONSELHO ESCOLAR DA ESCOLA M.E.F MARIA DE ABREU BIANCO.
Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA
joicy Angelica tolêdo andrade
NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA. O QUE É PEDAGOGIA, QUEM É O PEDAGOGO?
Ariquemes
2014
joicy angelica tolêdo andraDE
NATUREZA E IDENTIDADE DA PEDAGOGIA. O QUE É PEDAGOGIA, QUEM É O PEDAGOGO.
Trabalho individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Psicologia da Educação: desenvolvimento e aprendizagem, Sociedade e Práxis Educativa. Políticas Públicas na Educação Básica. Teoria e práticas do currículo. Prática pedagógica interdisciplinar: escola e sociedade. Seminário Interdisciplinar II.
Orientadores: Prof.(a)s Carlos Eduardo Gonçalves, Raquel Franco Ferronato, Samira Kfouri, Vilze Vidotti e Bernadete Strang.
Ariquemes
2014

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes