Buscar

Portfólio Dosvox

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
SISTEMA DOSVOX COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA DEFICIENTES VISUAIS
Por Andreia Martins Ribeiro, RU 1094659
Polo – Gravataí/RS
Data 02/08/2017
RIR 
IMAGEM
(Não se esqueça de colocar logo abaixo da imagem a fonte, ou seja, de onde tirou)
Fonte: http://indiferentesnunca.blogspot.com.br/200905/dosvox.html. 
Muitas ferramentas tecnológicas vêm sendo desenvolvidas para auxiliar na inclusão de deficientes visuais, dentre elas destaca-se o sistema operacional Dosvox que foi desenvolvido pela equipe de computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), esse software é gratuito possuindo diversos programas que auxiliam o portador de deficiência visual, dando a eles uma maior independência no uso do computador, facilitando assim seu processo de ensino- aprendizagem. 
O sistema vem sendo desenvolvido desde 1993 pela UFRJ, tendo como coordenador o professor José Antônio dos Santos Borges, nascendo da necessidade de um aluno para estudar em seu computador sem necessitar da ajuda de outras pessoas, o software conta com um sintetizador de voz intuitivo totalmente em português e pode ser configurado em outros idiomas. O sistema Dosvox também conta com diversas ferramentas dentre elas: editor, leitor e impressor de textos, impressor para Braille, jogos didáticos e lúdicos, ampliador de telas para pessoas com baixa visão, programas sonoros para acesso à internet e um leitor simplificado de telas para Windows, tornando dessa forma, o deficiente visual independente na hora de navegar ou estudar utilizando a internet.
O Dosvox por ser um software gratuito acaba facilitando a introdução dele nas instituições de ensino, é o que acontece na Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Freire, localizada na cidade de Gravataí no estado do Rio Grande do Sul, que possui cerca de vinte alunos com deficiência visual, pensando na qualidade de ensino para estes alunos a escola instalou em seu laboratório de informática o Dosvox, e disponibiliza notebooks em sala de aula para estes alunos.
O software é utilizado na escola de forma interdisciplinar contemplando todas as disciplinas do currículo, por ser de fácil manuseio pode ser usado por qualquer modalidade de ensino desde a educação infantil ao ensino superior, no caso da escola em questão do 1° ao 9° ano, o software pode ser baixado e instalado em casa através do site: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox. 
Porém como tudo que é criado o Dosvox também possui seus prós e contras, como prós podemos citar: facilidade de acesso e portabilidade, maior integração do aluno deficiente visual em sala de aula, independência do aluno nos afazeres pedagógicos, entre outras, e como contras citamos: pouca compatibilidade com recursos da internet, falta do uso de programas como Word, e demora nas atualizações, pois como é sabido a tecnologia e a internet estão sempre em constante evolução. 
Essas ferramentas tecnológicas como o Dosvox, implicam em novos saberes, que quando bem utilizados tornam a vida de alunos de inclusão com deficiência visual mais prática, fazendo com que esses alunos tenham autonomia para estudar da forma como queiram, sem ter de depender de outras pessoas, aprimorando assim a sua aprendizagem. 
O impacto positivo do Dosvox na sociedade contribuiu e muito na inclusão digital dos deficientes visuais, melhorando a qualidade de vida e a auto- estima desses alunos.
A escola Paulo Freire orgulha-se de estar sempre empenhada na busca incessante pelo conhecimento, através de novas tecnologias que facilitem e agreguem a vida de seus docentes e discentes, tornando-se um exemplo de educação como prática social para todo Brasil.
Como afirma Oliveira (2002, p. 44), a respeito do computador: “pode-se tornar esta máquina mais amigável e uma interessante ferramenta de caráter educacional, comunicativo, informativo, de trabalho e inserção social.” Com a utilização de softwares como o Dosvox.
REFERÊNCIAS
Imagem da internet. Disponível em: http://indiferentesnunca.blogspot.com.br/200905/dosvox.html. Acesso em: 3 de agosto de 2017.
OLIVEIRA, Silvia Sales de. Formação continuada de professores e informática educativa na escola inclusiva. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.
Site Dosvox. Disponível em: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox. Acesso em: 31 de julho de 2017.

Outros materiais