Buscar

Arquitetura Grega, Românica e Gótica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Arquitetura Grega, Românica e Gótica 

Formação da Grécia – A geografia da Grécia é marcada por um região de terra seca, montanhosa e cercada pelo mar Mediterrâneo. Por causa dessas limitações naturais, a Grécia antiga era formada por cidade “isoladas”. Não se tinha a noção de país Grécia, pois para ser um país tem que haver uma fronteira bem delimitada. A ideia de Mundo Grego, nasce do fato das cidades gregas terem costumes bem parecidos, falavam línguas parecidas, cultuavam os mesmo deuses, entre outras coisas. Os antigos gregos autodenominavam-se helenos, e a sua pátria chamavam Hélade, nunca tendo chamado a si mesmos de gregos nem à sua civilização Grécia, pois ambas essas palavras são latinas, tendo sendo-lhes atribuídas pelos romanos. A formação do povo grego, se deu por causa da mistura de várias culturas, como os micênicos, que formou uma cultura chamada de Creto - Micênica.
Grécia Antiga

De modo geral, o homem grego passava o dia fora de casa. Ocupava o tempo trabalhando, fazendo compras  ou conversando com os amigos sobre política e outros assuntos. A mulher ficava em casa, cuidando da roupa e da alimentação e organizando o trabalho dos escravos; era ela quem administrava as tarefas da casa. Na Grécia Antiga não havia residências luxuosas. Mesmo um grande general, como Temístocles, vivia numa casa simples, igual à de seus vizinhos. Os homens ricos não eram respeitados pela ostentação, mas pelo que davam aos deuses e à cidade para custear os festivais públicos. As ruas eram estreitas e sinuosas. As condições de higiene eram precárias: quase não havia esgotos e todo o lixo era jogado nas ruas para ser apanhado pelos cães. Ao se levantar, os gregos comiam pão embebido em vinho diluído com água; no almoço, comiam pão com queijo de cabra ou azeitona e figos; o jantar consistia de uma sopa de cevada e pão de cevada. Às vezes, comiam também legumes preparados em azeite de oliva e algumas aves caçadas no campo.
Como eles viviam 

Nas famílias mais ricas,  jantar era quase igual, mas o pão era de trigo e, as vezes, havia também peixe, linguiça, queijo com mel e nozes, bolos e frutas secas. Carne só em ocasiões especiais e depois de rituais. A principal bebida dos gregos era o vinho. Mas eles não bebiam puro; preferiam mistura-lo com água e, antes de bebê-lo , costumavam derramar algumas gotas no chão como oferenda aos deuses. Os gregos comiam muito pão, e para adoçar a comida ou bebida utilizavam o mel.
As roupas usadas pelos gregos eram simples. À parte a qualidade dos tecidos, todos se vestiam da mesma maneira, com roupas fáceis de pôr e tirar. Os camponeses usavam uma veste curta, feita da pele de animais. 
Os Gregos eram politeístas. Para explicarem as coisas do mundo e transmitirem conhecimentos populares, os gregos criaram vários mitos e lendas. As histórias eram transmitidas oralmente de geração para geração. A mitologia grega era repleta de monstros, heróis, deuses e outras figuras mitológicas. Os mitos mais conhecidos são: Minotauro, Cavalo de Tróia, Medusa e Os Doze trabalhos de Hércules. 
Características
- A mitologia grega incluía deuses, semi-deuses e heróis.
- Seus deuses tinham emoções parecidas com os seres-humanos, porém eram imortais. Zeus era o soberano do Olimpo (situado ao norte da Grécia).
- Alguns deuses eram homenageados em templos.
- Os gregos não se preocupavam com a vida após a morte.
Cultura, Religião e Arte

Corpos eram cremados e os cultos eram baseados em sacrifícios humanos.
- Outra forma de homenagear os deuses eram nos jogos pan-helênicos e nas Olimpíadas, feitas em homenagem a Zeus.
- A mitologia grega trazia ensinamentos e exemplos para a reflexão. Os gregos procuravam fornecer explicações para os mistérios da natureza e dos sentimentos humanos.
Arte 
Os gregos eram excelentes escultores, pois buscavam retratar o corpo humano em sua perfeição. Músculos, vestimentas, sentimentos e expressões eram retratados pelos escultores gregos.  
Era centrada no homem, ou seja, era antropocêntrica.
- Exemplos de artistas
Escultura: Fídias, Míron e Praxíteles, são os mais conhecidos, porém o primeiro foi o mais atuante.
Teatro: Ésquilo (“Prometeu acorrentado”), Sófocles (“Édipo rei”), Eurípedes (“Medéia”) e Aristófanes (“As nuvens” e “As rãs”).
Poesia: Homero. Suposto autor da ”Ilíada” e “Odisséia”.
A “Ilíada” narra a Guerra de Tróia e a “Odisséia” conta as aventuras de Ulisses ao voltar para casa após o término dessa guerra.
Outros autores: Hesíodo, Heródoto e Tucídides.
O teatro também era um elemento importantíssimo da cultura grega. As peças aconteciam em grandes anfiteatros ao ar livre e as imensas filas começavam a se formar um dia antes das apresentações. As peças eram apresentadas em anfiteatros ao ar livre e os atores representavam usando máscaras. As comédias, dramas e sátiras retravam, principalmente, o comportamento e os conflitos do ser humano. Ésquilo e Sófocles foram os dois mais importantes escritores de peças de teatro da Grécia Antiga. 
A Arquitetura Grega se desenvolveu a partir do século VIII a.C., sendo inspirada nos estilos jônico, o dórico e o coríntio. Nas grandes construções gregas, os materiais mais utilizados eram as pedras, mármore, madeira e calcário. Naquele tempo, as estruturas já contavam com uma grande engenharia, simetria e o uso de cálculos e proporções matemáticas. Na arquitetura grega destacam-se os templos, geralmente locais onde se realizavam diversas celebrações (acontecimentos civis, eventos esportivos, etc.) e cultos aos deuses, da qual se destaca a Acrópole e o Parthenon de Atenas, na capital grega. Para os gregos, os deuses habitavam os templos. Além dos templos gregos, praças e teatros foram erigidos.
Arquitetura Grega 

Importante notar que a arquitetura grega era sobretudo, de caráter público, ou seja, as construções e/ou edifícios públicos eram feitos para contemplar diversos eventos (político, social, econômico, religioso). Por sua vez, as habitações eram simples e destituídas de grande requinte.
As 3 Colunas Gregas - As colunas apareceram pela primeira vez na arquitetura grega durante o século VII a.C. e atingiram seu auge com a construção do Parthenon, 200 anos mais tarde. Os três tipos  de colunas gregas mais comuns são as de ordens Dórica, Jônica e Coríntia. 
Os estilos de muitas colunas utilizadas na arquitetura foram inventados milênios atrás na Grécia e essas são as três principais originadoras das colunas desenvolvidas pela Grécia antiga. Esses estilos de coluna ainda são usados em construções hoje em dia.
Ordem Dórica: A coluna dórica é simples e não possui base. As colunas dóricas geralmente tinham estátuas de deuses ou heróis no topo. A ordem dórica é a mais antiga, supostamente definida em suas características principais entre 600 e 550 a.C., época dos mais antigos vestígios de templos gregos conhecidos, como o templo de Artemisa, em Corfu. O termo “dórico” é relativo aos dórios, povo que ocupou a Grécia Peninsular, a península de Peloponeso, a partir de 1.200 a.C., onde se originou esta ordem. As colunas Dóricas do Parthenon
Ordem Jônica: As colunas jônicas são mais altas que as dóricas e sua superfície tem linhas esculpidas de cima para baixo. A base de uma coluna jônica se parece com uma pilha de anéis, e o capitel no topo da coluna parece ser um pergaminho gigante. Posterior à ordem dórica, a ordem jônica desenvolveu-se a partir do século V a.C. na região ocupada pelo jônios a partir de 1.700 a.C., a região de Atenas, banhada pelo mar Egeu, fortemente influenciada pela então Grécia asiática, atualmente compreendida pela Turquia. Colunas Jônicas do Templo Erectheion
Dentro da ordem jônica, existiu uma variante no desenho das colunas, as chamadas cariátides, que eram colunas em forma de mulheres, em homenagem às jovens da região de Cária, na Grécia asiática, que foram escravizadas como parte de um acordo feito com os Persas. O templo de Erecteion, de estilo jônico, apresenta uma tribuna anexa sustentada por cariátides.
Ordem Coríntia: É
uma evolução da ordem jônica, no sentido de uma maior valorização da ornamentação, tendência marcante entre o final do século V e o início do século IV a.C. O nome é relativo à Corinto, cidade rival econômica e cultural de Atenas, caracterizada pelo luxo e pelo alto padrão de vida de seus habitantes.
A diferença mais marcante da ordem coríntia para a jônica é o capitel das colunas, muito mais elaborado. Tinha a forma básica de um sino invertido, adornado por folhas e brotos de acanto, uma planta da região. Outra diferença, embora não tão marcante, era a altura das colunas, que correspondia a onze vezes o diâmetro, enquanto que as jônicas tinham altura de nove vezes o diâmetro.
Características
As principais características da arquitetura grega são:
-Caráter público
-Conceito de Belo (teor estético)
-Monumentalidade (grandes Templos)
-Perspectiva e proporcionalidade
-Simetria e harmonia
-Equilíbrio e rigor das formas
-Presença de colunas e pórticos
Períodos
A Arquitetura Grega se desenvolveu durante vários séculos, sendo didaticamente dividida em três fases ou períodos:
Período Arcaico: fase inicial de desenvolvimento da arquitetura grega entre os séculos VIII a.C. e V a.C.
Período Clássico: fase do apogeu da arte grega no geral que ocorreu entre os séculos V a. C. e IV a. C.
Período Helenístico: período de decadência e transformações no campo das artes, através da influência de diversas culturas que ocorreu entre o século III a.C. até o início da Era Cristã. 
Escultura Grega
Geralmente dentro dos templos, estavam as esculturas. Merece destaque a Estátua de Zeus em Olímpia, que foi esculpida pelo ateniense Fídias, no século V a.C.. Note que a escultura grega era realista e preocupada em demonstrar os detalhes, os movimentos e a beleza dos homens e dos deuses mitológicos. Os materiais mais utilizados eram: mármore, argila e marfim. 
Pintura Grega
Além das esculturas, as pinturas faziam parte da arte grega clássica do qual se destacam os pintores: Sófilos, Clítias e Exéquias. A pintura grega é realista e antropocêntrica e representava figuras humanas, cenas cotidianas, batalhas, deuses mitológicos, dentre outros. Eram trabalhos realizados em cerâmica (vasos, potes, etc.), no entanto, também eram disseminadas nas paredes das construções gregas.
As regras básicas da Geometria e do cálculo integral foram desenvolvidas pelos gregos e até hoje as descobertas de Pitágoras, Euclides e Arquimedes são ensinadas nas escolas. 
Os gregos foram povos que contribuíram grandemente para o desenvolvimento da cultura, ciência e das artes. A filosofia foi o grande legado do pensamento grego. Os primeiros filósofos buscavam entender os fenômenos da natureza por meio de explicações racionais e organizadas, fugindo das justificativas mitológicas. Aliás, a própria mitologia foi outra grande contribuição: até hoje, vários filmes, séries e histórias são baseados no conjunto de mitos e deuses gregos, vistos como seres superiores, embora também tivessem sentimentos iguais aos dos homens. 
Como os Gregos nos influenciaram

. Concepções de cidadania e democracia, ideias que nortearam todo o sistema sociopolítico do mundo ocidental. 
Arte Gótica e Românica

Introdução - A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. E se encerrou com a tomada da capital do Império Bizantino, Constantinopla, pelos turcos-otomanos, em 1453.  A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada. Esse período costuma ser dividido em dois: Alta e Baixa Idade Média. 
Idade Média 

A sociedade era estática (com pouca mobilidade social) e hierarquizada. A nobreza feudal (senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes) era detentora de terras e arrecadava impostos dos camponeses. O clero (membros da Igreja Católica) tinha um grande poder, pois era responsável pela proteção espiritual da sociedade. Era isento de impostos e arrecadava o dízimo. A terceira camada da sociedade era formada pelos servos (camponeses) e pequenos artesãos. Os servos deviam pagar várias taxas e tributos aos senhores feudais, tais como: corveia (trabalho de 3 a 4 dias nas terras do senhor feudal), talha (metade da produção), banalidades (taxas pagas pela utilização do moinho e forno do senhor feudal). Na alimentação, o pão era o alimento básico, seguido por outros alimentos fabricados a partir de cereais, como o mingau e as massas. A carne era mais prestigiosa e mais cara que os grãos e que os vegetais. 
Como eles Viviam

As roupas começaram a ser feitas em casa. As famílias criavam ovelhas e cultivavam o linho, mas com o crescimento das cidades surgiram lojas especializadas dirigidas por tecelões, alfaiates e outros artesãos que confeccionavam roupa. Estes formavam corporações chamadas guildas.
Basicamente o vestuário na Idade Média é caracterizado pelas cores vivas e uso de estampados clássicos. Os Nobres mais lustres usavam capas de cores vivas de veludo, que chegavam até aos pés e casacos com colarinhos brancos em torno do pescoço, que era um sinal de pertença à alta sociedade. As mulheres igualmente importantes envergavam vestidos compridos e justos no busto com vários adornos na zona das mangas e do decote. As mais pobres usavam os vestidos geralmente de uma só cor com poucos ou mesmo sem enfeites. Usavam tranças compridas e lenços finos ou redes para cobrir a cabeça. 
Na Europa durante a idade média, a religião era monoteísta, eles acreditavam fortemente em um único Deus, conhecido como Yahweh. Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. Podemos dizer que, no geral, a cultura medieval foi fortemente influenciada pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais. No campo da Filosofia, podemos destacar a escolástica (linha filosófica de base cristã), representada pelo padre dominicano, teólogo e filósofo italiano São Tomás de Aquino. 
Cultura, Religião e Arte

. A arte- Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais da sociedade. Logo, a arte medieval teve uma forte marca temática: a religião. Pinturas, esculturas, livros, construções e outras manifestações artísticas eram influenciados e supervisionados pelo clero católico.  Na arquitetura da Idade Média, predominaram dois estilos: o românico e o gótico. 
Igreja de San Martin, de Fromista (Palencia/Espanha).
Este estilo prevaleceu na Europa no período da Alta Idade Média (entre os séculos XI e XIII). Na arquitetura, principalmente de mosteiros e basílicas, prevaleceu o uso dos arcos de volta-perfeita e abóbadas (influências da arte romana). Os castelos seguiram um estilo voltado para o aspecto de defesa. As paredes eram grossas e existiam poucas e pequenas janelas. Tanto as igrejas como os castelos passavam uma ideia de construções “pesadas”, voltadas para a defesa. As igrejas deveriam ser fortes e resistentes para barrarem a entrada das “forças do mal”, enquanto os castelos deveriam proteger as pessoas dos ataques inimigos durante as guerras.  
Com relação às esculturas e pinturas podemos destacar o caráter didático-religioso. Numa época em que poucos sabiam ler, a Igreja utilizou as esculturas, vitrais e pinturas, principalmente dentro das igrejas e catedrais, para ensinar os princípios da religião católica. Os temas mais abordados foram: vida de Jesus e dos santos, passagens da Bíblia e outros temas cristãos. 
Arte Românica 

Arquitetura
Na final dos séculos XI e XII, na Europa, surge a arte românica , cujo a estrutura
era semelhante às construções dos antigos romanos;
Nas plantas há dois modelos principais: 
a planta centrada (em cruz grega, hexagonal, octogonal ou circular) de influência oriental e muito pouco usada; 
 A tipo basilical, em cruz latina (com 3, 5 e 7 naves), é a mais divulgada.
Neste último modelo, é sempre orientado no sentido Leste-oeste.
- A nave principal é mais alta e mais larga que as laterais;
- O comprimento da igreja é a o múltiplo da largura da nave central e a largura das naves laterais um submúltiplos daquele.
- No ponto de cruzamento encontra-se o cruzeiro, espaço encimado pela torre lateral ou timbório (sistema de iluminação e arejamento);
- No lado nascente do transepto, abrem-se um ou dois absidíolos que eram colocados no alinhamento das naves laterais;
- No alinhamento da nave principal, após o cruzeiro, situa-se a abside principal que contém a capela-mor com o altar.
- A circundar o altar-mor encontra-se o deambulatório, espécie de corredor de nave curvilínea que prolonga as naves laterais;
- O deambulatório geralmente contém, três a cinco capelas absidíolos que formam, conjuntamente com a abside o deambulatório à cabeceira;
 - Na capela-mor havia uma parte para o coro;
- Em alguns casos, a igreja românica e precedida por um nártex ou átrio (recinto aberto rodeado por quatro alas abobadadas e colunadas)
As caraterísticas mais significativas são:
- abóbadas em substituição do telhado das basílicas;
- pilares maciços que sustentavam e paredes espessas;
- aberturas raras e estreitas usadas como janelas;
- torres, que aparecem no cruzamento de naves ou na fachada;
arcos formados por 180º graus;
Escultura
- Poder da imagem do serviço de Deus;
 - São representações de figuras religiosas, cenas bíblicas/evangelhos para transmitir a fé cristã;
- Representação com pouco realismo anatómico, olhar de frente, vertical (pouco preocupada anatomicamente);
 - Figuras alinhadas, de composição, com simetria de escala;
- Temas religiosos;
- Relevo usado nos portais de entrada para a decoração da parte exterior da Igreja;
- Tentativa de decorar o exterior e a zona de acesso principal;
- Alguma estatuária ganha cor (virgens);
Imagem do Mosteiro de Santo Domingo de Silos
Imagem da : Autun Cathedra
Pintura
- A igreja recorria à pintura e à escultura para narrar cenas bíblicas ou comunicar valores religiosos dos fieis;
- Deformação, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade;
- A figura de Cristo é sempre maior do que as outras que a cercam;
- O colorismo realizou-se nas cores colocadas, sem preocupações com tons ou em jogos de luz e sombra, pois não havia intenção de imitar a natureza;
Mosaico
- Pequeninas pedras, de vários formatos e cores, que colocados lado-a-lado formando o desenho, conhecem o seu auge na época românica;
- É originária do Oriente onde a técnica bizantina utilizava o azul e dourada, para representar o próprio céu;
Imagem da Catedral de Santa Maria del Fiore é o "Duomo" de Florença
O estilo gótico predominou na Europa no período da Baixa Idade Média (final do século XIII ao XV). As construções (igrejas, mosteiros, castelos e catedrais) seguiram, no geral, algumas características em comum. O formato horizontal foi substituído pelo vertical, opção que fazia com que a construção estivesse mais próxima do céu. Os detalhes e elementos decorativos também foram muitos usados. As paredes passaram a ser mais finas e de aspecto leve. As janelas apareciam em grande quantidade. As torres eram em formato de pirâmides. Os arcos de volta-quebrada e ogivas foram também recursos arquitetônicos utilizados. 
 
Com relação às esculturas góticas, o realismo prevaleceu. Os escultores buscavam dar um aspecto real e humano às figuras retratadas (anjos, santos e personagens bíblicos).  
 
No tocante à pintura, podemos destacar as iluminuras, os vitrais, painéis e afrescos. Embora a temática religiosa ainda prevalecesse, observa-se, no século XV, algumas características do Renascimento: busca do realismo, expressões emotivas e diversidade de cores.  
 
Arte Gótica 

Arquitetura - os arquitetos normandos que inicialmente desenvolveram a arquitetura gótica desenvolveram uma técnica que tornava mais leves as estruturas. Note-se que tais estilos arquitetônicos foram desenvolvidos principalmente para a construção dos templos religiosos católicos. No caso da arquitetura gótica, as construções ocorreram principalmente nas catedrais, as igrejas próprias dos bispos (cathedra significa trono do bispo).
Diferentemente da arquitetura românica, os arquitetos do estilo gótico desenvolveram as abóbodas ogivais, o que dava uma maior dimensão às naves centrais e laterais das catedrais. Para sustentá-las, foram construídos arcos de sustentações das abóbadas não em formato de semicírculo, mas sim arcos ogivais, formados a partir da junção de dois seguimentos de círculos. Tal inovação possibilitou aumentar a altura das construções, já que a técnica permitia uma maior flexibilidade de tamanho.
Para sustentar esses arcos, as grandes colunas de sustentação não eram mais necessárias. Era possível conseguir a sustentação com colunas mais finas, formadas por nervuras e feixes de pedra que davam uma maior sensação de leveza à construção. Além dessas estruturas de sustentação mais leves, foram desenvolvidos os chamados arcobotantes nas paredes externas, utilizados para sustentar o peso da abóboda da nave central por sobre os tetos das naves laterais. Tais inovações permitiram retirar grande parte das paredes laterais e trocá-las por janelas que eram adornados com belíssimos vitrais. Essa medida permitia ainda a entrada de luz no ambiente, dando um novo aspecto aos templos religiosos, principalmente por entrar não apenas a luz branca do sol, mas também outras cores decorrentes da passagem pelos vidros. Outro vitral característico das catedrais góticas eram as rosáceas colocadas por sobre os portões de entrada dos templos. 
Vitral da Catedral de Notre Dame
.Pintura - Na pintura, o estilo Gótico surgiu cerca de um século depois da primeira catedral desse mesmo estilo em Chartres (XII). Em contraste com o estilo Bizantino e Românico, o estilo Gótico apresenta uma característica cada vez mais realista. Mesmo assim é extremamente difícil definir a transição do Românico para o Gótico e, posteriormente, do Gótico para o Renascimento. 
A mentalidade medieval do fascínio pela paixão de Cristo é o principal tema do gótico pictórico, que tem como centro temporal de 1250 a 1450, vindo a desenvolver-se inicialmente na Itália.
A pintura da era das catedrais góticas é subdividida em períodos: o primeiro era caracterizado como linear; seguido pelo estilo bizantino da escola de Siena; pelo de influências italianas; depois o internacional; e, por último, de predomínio do borgonhes e do flamengo. 
Na escola de Siena, a pintura era mais conservadora e fiel as formas Bizantinas e apresentava grande devoção à figura da Virgem Maria. Posteriormente, surgiu a escola de Florença, que não se importava muito com o misticismo e se preocupava mais com o realismo das obras, Giovanni Cimabue e Giotto di Bondone foram os principais representantes dessa época. 
Escultura Gótica - Estando relacionada à arquitetura, nas grandes igrejas, é um manifestação artística que enriquecia mais as construções. Os ensinamentos eram dados muitas vezes através delas. As obras que se destacam são a estátua do Cavaleiro Medieval, mostrando a cultura da cavalaria e os seus traços. Encontramos algumas esculturas assinadas, no século XIII, como por exemplo, as de Giovanni Pisano, um artista italiano que esculpiu várias esculturas em igrejas. Um dos exemplos de suas obras está na escultura da Virgem e o Menino, livre de colunas ou qualquer outro suporte.
Universidades - As escolas que já existiam desde a antiguidade, mas foi na idade média que criaram a universidade. Excelentes escolas de ensino superior que serviram como precursores para as universidades
que surgiram no Império Bizantino, na segunda metade do século 9.
Livros ilustrados - Existem exemplos de ilustrações de livros desde os tempos romanos, mas eles são raros. Foi na Idade Média que se torno uma prática padrão complementar os textos com imagens. Essas imagens tinham como objetivo fazer representações de arte ou detalhes arquitetônicos, que são difíceis de expressar verbalmente.
Influência da idade média

Alisson, Jadson, Keila, Nilton e Vincent 
Equipe

http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/cultura_grega.htm 
http://www.infoescola.com/historia/grecia-antiga/ 
 
http://www.historiadetudo.com/cultura-grega 
https://www.todamateria.com.br/arquitetura-grega/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Gr%C3%A9cia_Antiga 
 https://www.youtube.com/channel/UCKUL3EyuAEaJUYH_kib15dg 
https://www.youtube.com/channel/UCiZ5zLSOBM5-3zBUHevecIA 
http://www.suapesquisa.com/idademedia 
https://www.todamateria.com.br/idade-media/
https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-historia-idade-media/#
http://dialog.blog.br/2014/05/moda-que-roupas-as-pessoas-usavam-na-idade-media 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Culin%C3%A1ria_medieval 
http://turomaquia.com/caracteristicas-de-uma-igreja-romanica-san-martin-de-fromista/
http://www.sohistoria.com.br/ef2/cultmedieval/p2.php 
Referências 

 
https://www.todamateria.com.br/arte-romanica/
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_medieval.htm
http://estudarhca.blogspot.com.br/2013/07/arte-romanica.html
http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arte_medieval.htm
http://historiadomundo.uol.com.br/idade-media/inovacao-da-arquitetura-gotica.htm 
https://www.todamateria.com.br/arquitetura-gotica/
http://www.suapesquisa.com/idademedia/arquitetura_gotica.htm 
http://historiadaarte2009.blogspot.com.br/2009/08/arte-gotica-artes.html
https://taislc.blogspot.com.br/2008/09/pintura-gtica.html
http://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-legados-da-idade-media-que-nos-usamos-hoje-em-dia/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes