Buscar

Medidas de Dispersão em Tubo PVC

Prévia do material em texto

Medidas de Dispersão
Engenharia de Petróleo e Gás; 2° semestre/ Turma B
 Elsínio Félix; Leonardo Rodrigues; 
Entregue a Rogério da Silva Neves, professor da disciplina Física Aplicada I
 I RESUMO
 Na elaboração do relatório, através da aula prática em laboratório, medimos um pedaço de tubo PVC de 0,5 polegada. Se nós medirmos com uma fita métrica, ao medirmos teríamos uma grande probabilidade de erro, mas se ao invés da fita usarmos o paquímetro consequentemente teremos resultados mais próximos do ideal, sendo nosso objetivo. 
 II INTRODUÇÃO
 O nosso relatório consta a forma de uso métrico do paquímetro para obter medidas de objetos pequenos com uma maior precisão, reduzindo e muito o índice de erro. Mas será que não existe uma possibilidade de encontrarmos medidas concretas? Pois como pode ser observado, o paquímetro somente reduz índices de erro. No relatório encontraremos fórmulas que poderão chegar ao valor real, a partir das medidas coletadas com o paquímetro, e indicarão os possíveis erros encontrados em cada medida.
 III EXPERIMENTO
Com um paquímetro (Imagem I) e o tubo ( imagem II) 
 
Imagem I:
 Imagem II
Pode-se obter medidas de raio e altura, e quando medirmos a altura desse cano por várias vezes em locais diferentes e usamos a seguinte fórmula: 
X1 + X2 + X3+.....Xn / n
Onde : X1 + X2 + X3+.....Xn, representam o resultado das medidas.
n = numero de vezes que foram medido o objeto.
Conseguiremos a “média” que é um valor significativo da lista de valores, se diminuirmos cada medida pela média obteremos o “ desvio padrão” que é quanto cada medida desvio com base e média, entenderemos melhor abaixo:
Ex. Xn – X= Y
Xn = medida
X = media
Y = Desvio padrão
Desvio padrão
Temos que elevar ao quadrado cada desvio médio, somar todos os quadrados obtidos, dividir o total por (n-1), onde n é o número de dados coletados e extraia a raiz dos resultados: 
Ex: 
 III RESULTADO
Com um tubo PVC cortado e um paquímetro, fizemos um experimento elaborado no laboratório, retirando 10 medidas da altura do tubo e de medidas do diâmetro e chegamos nos seguintes resultados abaixo:
 MEDIDAS DE ALTURA
 MEDIDAS DO DIAMETRO
 
 III CONCLUSÃO
 No relatório amostramos uma prática resolução de como obter medidas cada vez mais próximas do ideal de objetos irregulares, também apresentamos um instrumento para melhor medir os objetos, com o maior objetivo sempre de conseguir valores mais próximos, com menores taxas de erro, foram vistas também fórmulas que tem a função de auxiliar na comparação de medida, obtendo assim uma melhor média.
 IV REFERÊNCIAS
GRUPO VIRTUOUS, Princípios de estatística, Disponível em :<http// WWW.somatematica.com.br/estat/basica/pagina.php>, Acessado em 25/08/2013

Outros materiais