Buscar

Resumo de Reprodutor Masculino

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA GENITAL MASCULINO
TESTICULOS: DEFINIÇÃO, LOCALIZAÇÃO, MORFOLOGIA, DIFERENÇA ENTRE ESPÉCIES, ESTRATIGRAFIA.
Os testículos podem ser chamados de órgãos (por serem formados por diversos tecidos), gônadas (por serem responsáveis pela produção de espermatozóides) e glândulas (por terem função exócrina e endócrina). Normalmente estão localizados (geral) na região inguino-escrotal, entre as coxas. Quanto a sua forma, varia entre arrendondada a oval. 
Possui duas faces, duas bordas e duas extremidades. FACES: Face lateral: estabelece contato com a bolsa escrotal. Face medial: estabelece contato com o septo que separa ambos os testiculos dentro da bolsa. BORDAS: Borda epididimaria: estabelece relação com o epididimo. Borda livre: não estabelece relação com nenhuma estrutura. EXTREMIDADES: Extremidade capitata: parte mais cranial do testiculo, relação com a cabeça do epididimo. Extremidade caudata: parte mais caudal do testiculo, relação com a cauda do epididimo. 
Quanto às espécies: No equino, os testículos se localizam na região inguino-escrotal, posicionados horizontalmente, ou seja, paralelamente à parede da cav. abdominal. Nos bovinos/ruminantes, os testiculos também se localizam na região inguino-escrotal, porém estão posicionados pendularmente, de modo que podem chegar a alcançar até a tíbia. No cão, ele também se localiza na região inguino-escrotal, porém estão posicionadas na posição obliqua. No gato, eles se apresentam na região perianal, e possuem uma formato bem arredondado. No suíno, ele se apresenta na região perianal, porém é muito mais desenvolvido que no gato.
Em relação à estratigrafia, o testículo nasce na cavidade abdominal, e é revestido por um peritonio (no caso visceral), que quando o testículo desce (é exteriorizado), passa a ser chamado de Túnica Vaginal. Internamente à essa tunica, encontr-ase a tunica albugínea, que consiste numa espécie de capa fibrosa que contorna e delimita todo o parênquima testicular. Além disso, penetra no mesmo formando trabéculas, que se unem em um ponto chamado de mediastino testicular. O parenquima testicular consiste num conjunto de tubulos seminiferos que possuem em sua composição células de Sertoli e Leydig.
EPIDIDIMO: FIXAÇÃO, FUNÇÃO, DEFINIÇÃO, DIVISÃO.
O epididimo é um órgão musculomembranoso, acoplado aos testículos que é responsável por armazenar e maturar os espermatozóides. Se localiza na borda epididimária. Ele se divide em cabeça, corpo e cauda. A cabeça é a menos evidente, pois se localiza na região testicular. O corpo e a cauda são mais evidentes, sendo que é na cauda que o ducto deferente sai. O epididimo é fixado por dois ligamentos: o ligamento proprio do testículo (liga testículo ao epididimo) e o ligamento da cauda do epididimo (liga o epididimo à bolsa escrotal).
BOLSA ESCROTAL: LOCALIZAÇÃO, FORMA, DIFERENÇA ENTRE ESPÉCIES, ESTRATIGRAFIA.
A bolsa escrotal é um divertículo da pele, que "tem a forma de pele", porém possui outras características que fazem com que os testículos funcionem como devem. Por exemplo, a bolsa escrotal é composta por um músculo que é capaz de se contrair e "puxar" os testículos para perto da cavidade abdominal, ou relaxar e distanciar os mesmos da cavidade. Sua localização e sua forma dependem da localização e forma dos testículos, pois atuam como uma capa para os mesmos. Por exemplo, a bolsa escrotal do gato possui um formato mais redondo, e se localiza na região perianal, exatamente devido aos testiculos.
Quanto À estratigrafia, a bolsa escrotal possui sete camadas, que se dividem em pele (camada mais externa, que possui a rafe escrotal, que é uma depressão causada pela seperação dos testículos), túnica darthos (camada muscular que é responsável pela contração e pelo relaxamento da bolsa, forma o septo que separa os testículos), fáscia escrotal (consiste nas aponeuroses dos musculos abdominais que se exteriorizaram devido ao fato dos testículos levarem todas essas camadas ao descer): esta se divide em três fáscias: fáscia espermática externa (proveniente da aponeurose do musculo obliquo abdominal externo), fáscia cremastérica (proveniente da fáscia que envolve o musculo cremaster, que vem do musculo obliquo abdominal interno) e fáscia espermática interna (proveniente da aponeurose do musculo transverso abdominal). Internamente às fáscias, encontra-se a túnica vaginal, que por si se divide em túnica vaginal parietal e túnica vaginal visceral (a túnica vaginal corresponde ao peritonio (parietal e visceral da cavidade abdominal)). Há os aneis (inguinal e vaginal) e os canais (também vaginal e inguinal). O Anel inguinal é o mais externo, precedido pelo canal inguinal (por onde passa/sai o ducto deferente). Internamente há o anel vaginal e internamente há o canal vaginal, revestido pelo canal inguinal.
DEFINIÇÃO DE DUCTO DEFERENTE: Ducto deferente consiste em um órgão musculomembranoso responsável por conduzir os espermatozóides do epididimo à uretra.
PERCURSO DO DUCTO DEFERENTE. Sai do epididimo através do canal inguinal e percorre a cavidade dorsalmente até encontrar a bexiga. Nesse instante, direciona-se caudalmente e adere-se À prega genital, direcionando-se à parte mais caudal da bexiga, abrindo-se no colículo seminal (uma projeção da mucosa da uretra que é responsável por receber o ducto deferente e as glandulas sexuais acessórias).
AMPOLA DO DUCTO DEFERENTE. Consiste no aumento da parede do ducto deferente (parede cheia de glandulas), que é responsável pela produção de um liquido que auxilia na manutenção e condução dos espermatozóides. 
DUCTO EJACULATÓRIO. É o ducto somatório dos ductos da ampola do d. deferente e do ducto da vesícula seminal. Eles saem juntos pois os espermatozoides precisam se energizar para se manter. Se abre no colículo seminal.
FONÍCULO ESPERMÁTICO. O Fonículo espermático pode ser considerado um caminho qe conduz as estruturas que saem do testiculo, como os espermatozoides. Composto por plexo pampiniforme (arteria e veia testicular), nervos e outras estruturas.
GLANDULAS SEXUAIS ACESSÓRIAS (QUAIS SÃO, LOCALIZAÇÃO, FUNÇÃO): As glandulas sexuais acessórias consistem na glandula seminal, na prostata e na glandula bulbouretral.
* GLANDULA SEMINAL: É uma glandula par, estriada, responsável por produzir o líquido energético para os espermatozóides que compõem o liquido seminal. Está localizada nas porções laterais e dorsal do colo da bexiga. No equino, essa glandula é chamada de vesícula seminal. No suíno e nos ruminantes essa glandulas é lobulada, sendo que nos suínos ela é muito mais desenvolvida. Nos carnívoros essa glandula é ausente.
* PROSTATA: Glandula par, delgada. Responsável pela produção do líquido que mantém o ph do espermatozoide no trato genital feminino. Pode ser classificadas em: disseminadas (lóbulos dispersos, localizada entre as fibras do musculo uretral - compreende os pequenos ruminantes); compacta/agrupada (revestidas por uma cápsula fibrosa, localizada na região lateral e dorsal da uretra - compreende os carnívoros e os equinos); e mistas (mistura de ambas as glandulas - compreende os suínos e os bovinos).
*GLANDULA BULBOURETRAL: Glandula lobulada, responsável pela produção de um liquido que realiza a limpeza da uretra após a liberação da urina e do liquido seminal. Está localizada próxima ao arco isquiático. Nos cães é ausente, nos gatos é bem pequena, nos equinos e suínos é encoberta pelo musculo uretral e nos bovinos ela é bem desenvolvida.
DUCTOS PROSTÁTICOS: projeção arredondada da mucosa, localizada próxima ao colo da bexiga, que tem como função abertura para o colo ejaculatório e para as glandulas sexuais acessórias.
PENIS:
DEFINIÇÃO E DIVISÃO, LOCALIZAÇÃO, FORMA (MORFOLOGIA), DIFERENÇA ENTRE ESPÉCIES, TIPOS, MUSCULOS QUE AUXILIAM O PENIS.
O pênis é um órgão copulador masculino, de formato tubular, localizado desde o arco isquiático até a região umbilical. Normalmente possui sentido cranial, porém no gato assume sentido caudal.
O penis se divide em raiz, corpo e glande. A raiz está inserida/localizada no arco isquiático, e estájunto aos ligamentos suspensórios, que vão sustentar o penis e mantê-lo erguido. O corpo possui três faces: lateral, dorsal e ventral. A face lateral é achatada nos equinos, nos demais é arredondada; a ventral possui o prepúcio que protege a extremidade livre. A face dorsal é responsável pela chegada dos vasos. A glande diria-se ser o aumento do volume da porção cranial do pênis, pois para a ejaculação acontecer, é necessária que a extremidade seja macia e com maior quantidade de sangue. A glande em si é uma estrutura tubular que apresenta um estreitamento em sua região mais cranial, denominado colo da glande. Os suínos "aparentemente" não possuem glande por não apresentarem uma projeção no tecido esponjoso, apesar de possuirem uma extremidade livre. Os equinos, apresentam a glande bem desenvolvida, apresentando o estreitamento (colo), e após isso, um aumento no tamanho, denominado de coroa da glande. Na coroa encontra-se uma depressão, a qual é chamadade fossa da glande, que aloja a uretra. Ela pode se estender um pouco mais, ultrapassando o limite da glande, recebendo essa parte então o nome de processo uretral. No bovino a glande é retorcida, bem como nos peq ruminantes, porém os pequenos ruminantes apresentam um processo uretral muito maior, recebendo o nome de processo vermiforme. No carnívoro (no caso do cão), é dividido em duas partes: parte longa (a qual encontra o osso peniano) e a porção bulbo (proliferação do tec esponjoso). Nos gatos, o osso peniano é pouco desenvolvido e o penis apresenta como se fossem espinhos, chamadas de espículas.
Os penis se classificam em dois: penis fibroelásticos e penis musculocavernosos. O penis fibroelastico possui uma quantidade de tecido fibroelastico muito maior quando comparado com o tecido esponjoso. É o caso dos ruminantes e do suíno. A ereção nesse caso acontece pelo relaxamento da flexura sigmoide (através da circulação sanguinea), que acarreta na exposição da estrutura interior, apresentando um comprimento muito maior. O penis musculocavernoso apresenta uma quantidade maior de tecido esponjoso, com espaços muito maiores. Sua ereção é feita estritamente pela circulação sanguinea, que aumenta tanto em comprimento quanto em espessura. Possui dois corpos: corpo cavernoso e corpo esponjoso. O corpo cavernoso é aquele que ocupa a maior parte do penis, possuindo a tunica albuginea, musculatura e endotélio. O corpo esponjoso é responsável pelo revestimento e cobertura da uretra, servindo como proteção. 
Os musculos que auxiliam o penis em sua função são: m. isquiocavernoso e m. retrator do penis. O m. isquiocavernoso, como o proprio nome já diz, se fixa no arco isquiático, e é responsável por produzir e manter a ereção. O m. retrator do penis, como o nome sugere, é responsável pela retração do penis após a ereção ou cópula até o prepúcio. É localizado na região ventral do pênis, e a sua extensão varia de acordo com o pênis. Nos fibroelásticos, ela se estende até a região da flexura sigmoide. Nos musculomembranosos ele se estende até a glande.
PREPUCIO: 
Prepúcio é um divertículo da pele, que serve para proteger a região mais cranial do penis. Nos equinos o prepúcio é duplo, apresentando um verdadeiro e um falso. O verdadeiro entra em contato direto com o penis, enquanto o falso não. O ruminante possui um prepúcio alongado e estreito, assim como o suino. A diferença principal é que o suíno possui o divertículo prepucial, uma espécie de fossa que armazena restos. O cão e o gato apresentam o prepucio alongado.
URETRA (estratigrafia, diferenças entre espécies, percurso da uretra): Órgão longo, que sai do colo da bexiga, segue em sentido caudal até encontrar a estrutura peniana, então segue em sentido cranial até a extremidade cranial do penis. 
Quanto à estratigrafia, possui o esfincter, o tecido eretil (responsável por manter ereto, permitindo a passagem de liquidos) e o tecido esponjoso. 
No equino o processo uretral é pequeno, praticamente não aparece. No bovino, é comum dizer que não possui, devido ao fato da glande e extremidade cranial do penis ser retorcida. Nos pequenos ruminantes apesar de ser retorcida é muito comprida, recebendo o nome de processo vermiforme. Nos carnívoros, o processo normalmente não aparece até o momento da ejaculação/cópula.

Outros materiais