Buscar

entrevista com gestor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENTREVISTA COM GESTOR
Nome: Macus Evani Amorim Costa Braz
Tempo de serviço como gestor: 8 anos e 2 meses
Tempo de serviço total: 12 anos e 4 meses
Formação: Administração de Empresas; Bacharelado
Empresa: Fernandes Rodrigues Comércio de Alimentos LTDA.
1- Como você percebe o comportamento de seus colaboradores a nível macro- organizacional? (grupos)
	Antes de qualquer coisa, afirmo que todos têm excelente relacionamento entre si. Há em alguns casos, a necessidade de manter uma boa relação apenas para fins de trabalho. Mas de modo geral, nota-se uma afinidade natural entre as partes, o que facilita muito para que tenhamos o ambiente “clean” que partilhamos todos os dias. E isso, consequentemente reflete num favorecimento ao desenvolvimento das tarefas e ao crescimento da instituição.
2- Como se dá a comunicação a nível macro-organizacional (organização como um todo) em sua empresa?
	Desde a gerência até os níveis hierárquicos mais baixos a comunicação se faz informal, a maior parte do tempo. Até mesmo com a parte da diretoria, pois os sócios fazem questão de estar em contato com todos os empregados e não costumam ficar apenas no escritório. Estamos sempre que possível, participando da rotina dos funcionários. Partimos da premissa que nossa empresa só tem um crescimento significativo, porque não mantemos uma estrutura organizacional vertical. Acredita-se que uma liderança democrática é essencial para que possa fluir uma real comunicação sadia e eficiente, acima de tudo.
3- Como é percebida para você a cultura da organização?
	Como acabei de enfatizar acima, adotamos uma liderança democrática. Capacitamos nossos funcionários e os encorajamos a tomar decisões diariamente. Os valores da empresa priorizam a ética e o respeito ao outro, seja quais forem às diferenças que pré existam ou que possam vir a existir. Nossos princípios também priorizam e estimulam o trabalho em equipe e assiduidade dos colaboradores. A empresa objetiva ainda estreitar mais as relações com transparência e confiança e para isso, mostra-se sempre aberta as idéias e opiniões de quaisquer colaboradores, reconhecendo sua importância dentro da instituição e colaborando ainda para que desenvolvam uma boa auto estima e auto confiança.
4- Quais os fatores que podem interferir no clima de sua empresa?
Nos últimos meses vimos acompanhando um cenário de “crise” econômica obscuro. Esse é um fator que claramente interfere no clima da empresa. Resultados das finanças, fatores políticos... Na verdade, são muitos os fatores que causam interferências, porém nem todos negativos. Em sua maioria são fatores externos que acabam atingindo a empresa de modo direto ou indireto. 
5- Como você media os conflitos entre seus colaboradores?
Como gestor, percebi ao longo da minha caminhada, que acima de tudo precisamos observar para identificar esses conflitos, pois nem sempre são trazidos a nós pelos próprios envolvidos. Aliás, na maioria das vezes é assim. É uma tarefa não muito fácil, pois de um lado há de se defender o interesse da instituição e de outro sanar a insatisfação dos envolvidos. Então, para tanto, é essencial observar e compreender o problema, só assim, é possível praticar uma mediação justa entre as partes. Entendo que um bom gestor deve ser condescendente e ter flexibilidade. Deve também saber ouvir para então tomar as medidas que achar necessário com conhecimento de causa e sabedoria, sendo imparcial ao mediar determinado conflito. Está é minha prática, e por enquanto tem dado certo.

Outros materiais