Buscar

QUESTÕES PATOLOGIA BÁSICA

Prévia do material em texto

As lesões celulares são consideradas em dois grupos: lesões letais e não-letais. As lesões não-letais são aquelas relacionadas com a recuperação do estado de normalidade após finalizada a agressão; a letalidade ou não está frequentemente associadas à
qualidade, à intensidade e à duração da agressão, bem como ao estado funcional ou tipo de célula afetada.
Uma lesão local em um nervo afeta todo o nervo, provavelmente, pela diminuição do fluxo axoplasmático, além do efeito mecânico de má distribuição de tensão ao longo do nervo. O nervo fica susceptível a lesões em outros locais. Esse fenômeno é conhecido como:
double crush.
A degeneração glicogênica é uma alteração celular regressiva que se caracteriza pelo acúmulo de _________________ dentro da célula
Carboidratos
A morte celular em tecidos normais, como uma forma de regulação da população celular que é intrínseca à célula e não depende de alterações do seu meio. Esta autodestruição ativa de células ou, de grupos de células é uma forma de morte denominada de:
Apoptose
DISTURBIO CIRCULATÓRIO CARACTERIZADO PELA ATIVAÇÃO EXCESSIVA DOS PROCESSOS HEMOSTÁTICOS, PODE LEVAR À ISQUEMIA E NECROSE.
TROMBOSE
PROCESSO QUE MANTÉM O SANGUE FLUIDO E LIVRE DE COÁGULOS CHAMA-SE:
HEMOSTASIA
De acordo com a III Diretriz sobre tratamento do infarto agudo do miocárdio (disponível em Arq. Bras. Cardiol. v.83 n.4 suppl.4, 2004) o ácido acetil salicílico (AAS) está indicado rotineiramente para todos os pacientes com suspeita de IAM (Infarto Agudo do Miocárdio), eventualmente como automedicação, exceto nos casos de contra-indicação (alergia ou intolerância ao medicamento, sangramento ativo, hemofilia, úlcera péptica ativa). É considerado o anti-agregante plaquetário de eleição a ser utilizado no IAM, tendo sido demonstrado, pelo estudo ISIS-2 (Second International Study of Infarct Survival), que reduz a mortalidade em 20%, isoladamente, quase tanto quanto a estreptoquinase. Além disso, tem ação sinérgica com o próprio fibrinolítico, levando a associação de ambos os medicamentos a um decréscimo de 42% na mortalidade. A dose recomendada é de 160 mg/dia a 325 mg/dia, devendo a 1º dose ser utilizada de forma mastigável quando da chegada do paciente ao hospital, ainda antes da realização da eletrocardiografia. O mecanismo de ação do AAS está relacionado à inibição do tromboxano A2 (TXA2) que é um eicosanóide indutor da agregação plaquetária e potente vasoconstrictor, sendo produzido pelas plaquetas através do metabolismo do ácido araquidônico. A cicloxigenase é a enzima fundamental nesse metabolismo. O ácido acetil salicílico (AAS) bloqueia de forma irreversível a cicloxigenase. Assim a ação de inibição plaquetária do AAS dura por toda a vida da plaqueta, que é de 7 a 10 dias. Em longo prazo pode ocorrer uma diminuição na contagem das plaquetas (trombocitopenia). Dentro desse contexto, por que pacientes que recebem a orientação de fazer uso crônico de AAS são orientados a supender a medicação antes da realização de qualquer tipo de intervenção cirúrgica, inclusive as dentárias?
Porque correm o risco de desenvolver uma intensa hemorragia durante o procedimento cirúrgico.
Sobre o ateroma é correto afirmar:
Doença da camada íntima das artérias sistêmicas
O HPV É UM VÍRUS QUE POSSUI TROPISMO PELAS CÉLULAS EPITELIAIS. AO ALCANÇAR O NÚCLEO DESTAS CÉLULAS, O HPV INIBE O MECANISMO DE APOPTOSE. DESTE MODO, A CÉLULA TORNA-SE IMORTALIZADA E PODE SE MULTIPLICAR INDETERMINADAS VEZES. NA PELE OCORRE FORMAÇÃO DE VERRUGAS E NOS ÓRGÃOS GENITAIS FORMAM-SE OS CONDILOMAS. QUAL TIPO DE ALTERAÇÃO CELULAR O HPV CAUSA À ESTAS CÉLULAS EPITELIAIS?
HIPERPLASIA
Paulo, 25 anos, chegou à emergência de um hospital com dor epigástrica em cólica que passou a ser contínua e localizada em fossa ilíaca direita (FID), na parte inferior direita do abdômen, vômitos, anorexia e febre, com 24h de evolução. O paciente relatou que a dor iniciou em torno do umbigo, acompanhada de náuseas e vômitos. Exame físico: normocorado e hidratado, Temperatura axilar=38oC; abdômen difusamente doloroso à palpação. Exames complementares: - Exame de sangue: . Avaliação Leucocitária: Leucócitos: 14.000 /mm³ Neutrófilos: 8.400 /mm³ OBS: valores anormais indicando leucocitose e neutrofilia - Ultrassonografia Abdominal Total: revelou apêndice cecal de diâmetro aumentado, contendo fecalito (fezes endurecidas) no interior do órgão. - Diagnóstico: apendicite aguda O apêndice é um pequeno órgão na junção entre os intestinos delgado e grosso, mais especificamente na primeira porção do intestino grosso (ceco). Apresenta um canal em seu interior que se comunica com o ceco, onde existem fezes semilíquidas. De acordo com o caso clínico, são feitas as seguintes afirmações: I A etiologia da apendicite, nesse caso, é a presença de fecalito no interior do apêndice. II A presença de leucocitose e neutrofilia indicam um processo inflamatório agudo e infeccioso. III Os neutrófilos são importantes fagócitos que foram atraídos para o foco da inflamação/infecção através de um processo denominado quimiotaxia. IV Nesse processo inflamatório/infeccioso, ocorreram alterações no centro hipotalâmico termorregulador que foi estimulado pelos mediadores químicos para aumentar a produção de leucócitos. Assinale a opção correta:
As afirmações I, II e III estão corretas
Uma das características marcantes do processo inflamatório baseia-se em:
Presença de edema no local da inflamação
O aumento do esforço expiratório associado às crises de asma está diretamente relacionado com:
Obstrução das vias aéreas por exsudato.
Sobre processos carcinogênicos, avalie as assertivas a seguir: I) Espermatozóides, óvulos e células sanguíneas são mais suscetíveis à oncogênese por radiação do que os neurônios. II) Em pacientes soropositivos, existe um alto índice de sarcomas de Kaposi porque o HIV destrói as células responsáveis pela vigilância imunológica. III) Se o gene que induz à apoptose é inativado, o organismo é mais suscetível ao processo neoplásico. IV) Para que ocorra uma neoplasia, é necessário que os proto-oncogenes sejam ativados e/ou os genes supressores de tumores e os que induzem à apoptose sejam inibidos. V) Após a iniciação da oncogênese, com certeza se desenvolverá uma neoplasia. Assinale a alternativa que apresenta a (s) afirmativa (s) incorreta (s):
Somente a alternativa V.
Durante uma consulta ginecológica, Ângela, 34 anos, descobriu que apresentava uma lesão nodular móvel na mama esquerda. Lesões nodulares nas mamas, podem ser diagnosticadas com boa precisão através da punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Dessa forma, a aspiração do conteúdo de massas palpáveis associada à palpação é crucial para a definição do diagnóstico. Após a aspiração, deve-se preparar o esfregaço colocando uma gota do material aspirado em uma lâmina e fixando-o imediatamente, ainda úmido, em álcool etílico a 95%. À microscopia pretende-se observar, nas lâminas coradas, o conteúdo aspirado de um nódulo mamário pela técnica PAAF. É importante destacar que nessa técnica, o conteúdo aspirado consiste em células do tecido mamário. Foi observado um aumento no número de células sem a presença de alterações, ou seja, houve um aumento da proliferação das células, mas com diferenciação normal. Como é chamada essa alteração celular?
Hiperplasia.
Neoplasia é:
Um crescimento excessivo e sem controle de células anormais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes