Buscar

Apresentação Sistema Tegumentar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Acadêmicos : Diogo Henrique vaz de Souza
 Sistema Tegumentar
Acadêmicos
Acadêmicos :Diogo Henrique; Natalia Costa; Natalia Mendonça; Laura Trentini; Gabriela Pires; Alysson Cesar; Camila Pacheco; Ádila Camila; Izabella Paula; Gabriela Gomes; Ana Carolina Ribeiro; Cassio Sene; Wendy Castro; Ayla Karoline; Lucas Alves
 SISTEMA TEGUMENTAR
O sistema tegumentar é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo;
7% do peso corporal;
Dividido e camadas;
Funções da pele
Barreira entre o organismo e o meio externo; 
Proteção contra desidratação e radiação UV; 
Proteção contra traumas mecânicos; 
Excreção de produtos tóxicos do metabolismo celular (ureia, amônia e ácido úrico – Órgão excretor); 
Regulação hídrica (impede a perda ou a entrada excessiva de líquidos); 
Funções da pele
Regulação da temperatura corporal pelo suor (termo regulação); 
Armazenamento de substâncias (água, açúcares e gorduras); 
Sensibilidade (a pele possui terminações nervosas para tato, pressão, calor e dor); 
Imunidade (células epidérmicas são importantes para a imunidade); 
Regulação metabólica (síntese de vitamina D, essencial para a fixação do cálcio – Raios UV ).
CAMADAS DA PELE
A pele humana é dividida em epiderme, derme e hipoderme.
Epiderme
A epiderme é a camada mais superficial da pele, situada acima da derme, que atua como uma barreira de proteção do corpo. É a camada que enxergamos a olho nú.
Derme
A derme é uma camada espessa de tecido conjuntivo localizado logo abaixo da epiderme e conectada com a face dos músculos subjacentes por uma camada de tecido conjuntivo frouxo, a hipoderme. 
Hipoderme
A hipoderme, também denominada de tecido subcutâneo, é uma camada de tecido conjuntivo, localizada logo abaixo da pele, fixando-a as estruturas subjacentes.
HISTOLOGIA DA PELE
É a camada superficial e protetora, é formada por tecido epitelial pavimentoso estratificado queratinizado;
Camadas da epiderme – Camada Basal
Camada Basal: única camada de células em contato com a derme
Tipos de Células1.Queratinócitos: queratina (fortalece e impermeabiliza a pele)
2.Melanócitos: melanina (barreira protetora contra raios UV)
3.Células táteis: receptoras de sensibilidade (recepção tátil)
4.Dentrócitos granulosos não pigmentosos: células macrofágicas protetoras (destroem bactérias e resíduos estranhos)
Camada basal
Camada espinhosa
Camada Espinhosa: possui células com desmossomos e prolongamentos que ajudam a mantê-las bem unidas, o que lhes confere aparência espinhosa.
 As células de Langerhans se encontram espalhadas pela camada e ajudam a detectar agentes invasores, enviando alerta ao sistema imunológico para defender o corpo;​
Camada Espinhosa
Camada granulosa
Camada Granulosa : possui três ou quatro camadas de células achatadas;
Contém grânulos cheios com ceratoialina ou Corpúsculos de Odland : estes contém glicolipídios hidrofóbicos que são liberados nas porções inferiores da camada córnea para recobrir e manter unidas as escamas córneas, promovendo assim a impermeabilidade da epiderme.
Camada granulosa
Camada córnea
É a camada mais superficial da 
 epiderme.
Ela faz a proteção da epiderme.
Melanócitos
os melanócitos são as células que produzem melanina, o qual é responsável pela coloração da pele e pela cor do cabelo. 
 Melanócito - M
Células de Langerhans
As célula de langerhans são células intradermicas que fazem o reconhecimento microorganismos agressores e processamento de antígenos, presentes em todas as camadas da epiderme, mas que são mais facilmente reconhecidas na camada espinhosa.
Captar, processar e apresentar os antígenos aos linfócitos T.
Pelos
Os pêlos são constituídos por células epidérmicas queratinizadas, mortas e compactas. O pêlo nasce dentro de uma pequena depressão da pele, o folículo piloso.  No fundo do folículo, células em contínua multiplicação fabricam queratina, morrem e se compactam, originando o pelo.
As células que originam o pelo são nutridas e oxigenadas por capilares sanguíneos presentes junto ao folículo. Cada pelo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite sua movimentação, e a uma ou mais glândulas sebáceas, que se encarregam de sua lubrificação. 
Unha
Dureza : fibrilas de queratina densa.
Funções : proteção e auxílio na apreensão de objetos.
As unhas garantem firmeza à ponta dos dedos
Nos pés dão mais equilíbrio ao caminhar
Nomenclatura anatômica
Crescimento da unha
As unhas crescem apartir de uma dobra epidérmica localizada próxima à ponta dos dedos, onde células epidérmicas se dividem intensamente, acumulando queratina. As células queratinizadas morrem e se compactam formando a unha.
Glândulas sudoríparas
As glândulas sudoríparas situam-se imediatamente abaixo da derme, no tecido subcutâneo. Sua porção mais profunda tem forma enovelada, ligada, o um fino canal, a um poro que se abre na superfície da pele.
A secreção das glândulas sudoríparas é o suor, composto de água, sais e um pouco de uréia.
São encontradas com mais frenquência da palma das mãos, planta dos pés, na testa e nas axilas.
Localização da glândula sudorípara
Controle Térmico !!!!
O suor tem por função refrescar o corpo, seja quando a temperatura do ambiente se eleva, seja quando a temperatura interna sobe devido ao aumento da atividade.
Glândulas sebáceas
As glândulas sebáceas liberam suas secreções ( SEBO ), sobre a haste dos pelos, no canal do folículo piloso e daí para superfície da pele.
Localização : pele ao redor da boca, nariz, testa e bochechas
Glândulas sudoríparas écrinas e apócrinas
As glândulas sudoríparas écrinas fazem a excreção do suor aquoso diretamente em aberturas na superfície da pele.
São encontradas com mais frequência na palma das mãos, pés, testa e axilas com mais frequência.
As glandulas sudoríparas apócrinas estão principalmente confinadas às aréolas das mamas e às regiões genital e axilar onde elas produzem uma secreção viscosa e leitosa que se torna malcheirosa depois da ação das bactérias comensais da pele.
eliminam sua secreção (uma substância mais viscosa que o suor) dentro do canal do folículo.
Folículo piloso
O folículo piloso ou unidade folicular é uma estrutura complexa composta por 1 fio de pêlo ou cabelo, com seu respectivo bulbo, glândula sebácea e sudorípara, músculo piro-eretor e outros órgãos não menos importantes.
É o pelo da pele e as estruturas adjacentes.
Receptores sensitivos da pele
Toda a superfície da pele tem receptores sensitivos, que captam sensações térmicas, mecânicos ou dolorosos. Os receptores sensitivos podem ser terminações nervosas livres ou terminações fechadas no interior de uma cápsula, formando os corpúsculos sensitivos.
Os receptores sensitivos da pele
São 7 receptores sensitivos localizados em nossa pele, terminações nervosas do folículo piloso, corpúsculos de ruffini, corpúsculos de vater – paccini, discos de merkel, corpúsculos de meissner, corpúsculos de Krause e as terminações nervosas livres.
Receptores sensitivos da pele
Terminações nervosas do folículo piloso - São receptores formados por axônios que se encontram envolvendo o folículo piloso. Captam sensações mecânicas aplicadas contra o pelo.
Corpúsculos de Ruffini - São receptores pequenos e pouco abundantes. Captam sensações térmicas de calor e se encontram incluídos no tecido conjuntivo.
Corpúsculos de Vater-Paccini - Receptores que se apresentam sob a forma de uma terminação nervosa, envolvida por camadas concêntricas de tecido conjuntivo, adquirindo o aspecto de uma cebola. São encontrados nas camadas profundas da pele, no
tecido conjuntivo e nas articulações. Captam sensações de toque (tato) e de vibração.
Discos de Merkel - São receptores formados por ramificações axonais (de axônios) com vários discos terminais que se associam a células epiteliais especializadas. Captam sensações de toque (tato) e de pressão.
Corpúsculos de Meissner - São receptores pequenos formados por um axônio mielínico (axônio envolvido pela bainha de mielina). Encontram-se localizados nas saliências sem pelos, como nas partes mais altas das impressões digitais, nos mamilos e nos genitais. Captam sensações de toque (tato).
Corpúsculos de Krause - São estruturas formadas por uma fibra nervosa, cuja terminação tem a forma de uma clava (bastão com uma das extremidades mais grossa). Estão localizados em regiões de limite da pele com a membrana mucosa, como ao redor dos lábios e dos genitais. Captam sensações térmicas de frio.
Terminações Nervosas Livres: são ramificações de fibras mielínicas ou amielínicas não encapsuladas, são de adaptação lenta e transmitem informações de tato, dor, temperatura e propriocepção. Estão localizados por toda pele e em quase todos os tecidos do corpo.
U
 Reflexão
Referências 
https://books.google.com.br/books?id=b5i3u-F5GnMC&pg=PA171&lpg=PA171&dq=ceratoialina&source=bl&ots=aSpxJyX9DW&sig=X0GC84SiRevkmiQWP1-Kmg_VBA4&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwiNxr6Lh7fWAhWDvZAKHSvDCVEQ6AEISzAG#v=onepage&q=ceratoialina&f=false
https://www.passeidireto.com/arquivo/2297248/sistema-tegumentar
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/idiomas/as-funcoes-da-pele/62449
Obrigado pela Atenção !!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais