Buscar

Mecanismo de activação de antígeno

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Imunologia
Discente: Junelda Abdul Gafur
 
Docente: Dra. Mayela Figia
Instituto Superior de Ciências e Tecnologia de Moçambique
 Curso de Farmácia e Controle de Qualidade de Medicamentos
Mecanismo de Activação do Antígeno
Introdução 
IMUNOLOGIA é o estudo da imunidade ou seja os eventos moleculares e celulares que ocorrem quando o organismo entra em contacto com microorganismos ou macromoléculas estranha.
As barreiras físicas, células e moléculas responsáveis pela imunidade constituem o Sistema imune.
Existem 02 tipos de imunidade: Imunidade Natural e Imunidade Adquirida.
Na Imunidade natural, a eliminação do patógeno ocorre por neutralização e/ou destruição. 
 Na Imunidade adquirida existe uma distinção especifica e seletiva das moléculas pertencentes ao seu próprio tecido de substâncias estranhas que são chamadas antígenos.
Antígenos
Conceito
São moléculas naturais ou sintéticas, inofensivas ou nocivas (toxinas ou outras substâncias agressivas) para o organismo, isolados ou constituídos por vírus, bactérias, organismos procarióticos ou eucarióticos que parasitam o indivíduo ou as células animais.
O reconhecimento do antígeno é a base principal de todas as respostas imunes adaptativas. O ponto essencial a ser considerado com relação ao antígeno é que a estrutura é a força iniciadora e condutora de todas as respostas imunes. 
O sistema imune evoluiu com a finalidade de reconhecer os antígenos, destruir e eliminar a sua fonte. Quando o antígeno é eliminado, o sistema imune é desligado.
Mecanismo de activação do Antígeno
O sistema imunológico tem como função básica a discriminação entre os antígenos próprios (autógeno) e os antígenos não próprios (heterógino). Isso deve ocorrer para que se evite um ataque do sistema imunológico a moléculas próprias ou úteis ao organismo. Somente após este reconhecimento é possível que a reação imunológica prossiga no sentido de destruir um antígeno potencialmente nocivo. 
Assim, o sistema imunológico reconhece os antígenos estranhos, reagindo contra eles. Nessa situação, o antígeno pode ser denominado imunógeno. Caso o antígeno seja reconhecido como próprio, não haverá resposta imune da célula efectora.
Nos animais vertebrados a resposta imune é dicotômica (humoral e celular). O aparelho celular, que é base do processo imune é constituido essencialmente por células do sistema hematopoético:
Os linfócitos: que se distinguem em dois grupos de populações chamados linfócitos T e linfócitos B; e diversas células auxiliares não linfóides tendo como o mais importante os macrófagos.
Etapas da activação
Fase de reconhecimento ou indução:
Nesta fase o antígeno é pego e carregado pelos macrófagos que o apresenta de uma maneira apropriada aos linfócitos que possuem receptores na superfície de sua membrana citoplasmática reconhecendo separadamente as estruturas moleculares chamadas determinantes antigênicos, caracterizando o antígeno.
Fig. 1:. Fase de reconhecimento ou indução
Fase de proliferação clonal:
 Ocorre quando o antígeno reconhecido pelo linfócito especificamente desencadeia a multiplicação das células e a síntese de moléculas de reconhecimento, a produção de anticorpos pelos linfócitos B (em sua forma diferenciada, os plasmócitos) e de seus receptores específicos na superfície dos linfócitos T funcionalmente similares a porção variável das imunoglobulinas.
Fase efectora:
 Corresponde a reacção dos anticorpos ou dos receptores dos linfócitos T com o antígeno neutralizado e sua eliminação. Nesta fase outras células da linhagem multipotente podem intervir (mastócitos, polimorfonucleares, basófilos), podendo ocorrer o fenômeno da alergia. 
CÉLULAS APRESENTADORAS DE ANTÍGENOS
Os três tipos principais de células apresentadoras de antígenos são células dendríticas, macrófagos e células B, embora outras células, que expressem moléculas de MHC classe II, (e.g., células epiteliais do timo) possam agir como células apresentadoras de antígenos em alguns casos. 
Células dendríticas, que são encontradas na pele e outros tecidos, ingerem antígenos por pinocitose e transportam antígenos para os linfonodos e baço. Nos linfonodos e baço elas são encontrados predominan+temente nas áreas de células T. Células dendríticas são as células apresentadoras de antígenos mais eficientes e podem apresentar antígenos a células não iniciadas (virgens). Além disso, elas podem apresentar antígenos internalizados em associação com moléculas de MHC classe I ou classe II (apresentação cruzada), embora a via predominante para antígenos internalizados é a via de classe II. 
O segundo tipo de célula apresentadora de antígeno é o macrófago. Essas células ingerem antígenos por fagocitose ou pinocitose. Macrófagos não são tão eficientes na apresentação de antígenos a células T não iniciadas mas eles são muito bons na activação de células T de memória. 
O terceiro tipo de célula apresentadora de antígeno é a célula B. Essas células se ligam ao antígeno via sua Ig de superfície e ingere antígenos por pinocitose. Assim como macrófagos essas célula não são tão eficientes como as células dendríticas na apresentação de antígeno a células T não iniciadas. Células B são muito eficientes na apresentação de antígeno a células T de memória, especialmente quando a concentração de antígeno é baixa devido às Ig de superfície nas células B se ligarem a antígenos com alta afinidade.
Conclusão 
O antígeno é uma molécula que faz parte da imunidade adquirida. Este funciona activando o sistema imune, e quando é eliminado, o sistema imune é desligado.
A activação dos antígenos ocorre em três etapas: Fase de reconhecimento ou indução, Fase de proliferação clonal e Fase efectora.
As células apresentadoras de antígenos são células dendríticas, macrófagos e células B; estas são responsáveis por ingerir os antígenos e apresentar aos linfócitos T.
Referências Bibliográficas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%ADgeno
http://www.microbiologybook.org/Portuguese/immuno-port-chapter11.htm
http://iba.byte2b.com.br/sites/default/files/02_imunidade_adaptativa_celular.doc

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais