Buscar

Civil I - Elementos essenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Civil I – Negócio Jurídico – Elementos essenciais.
Voice 0020
Elementos essenciais:
Agentes capazes
Objetos ilícitos
Forma prescrita em lei
Sem qualquer desses elementos o negocio jurídico não acontece
Elementos acidentais: clausulas acrescentada ao negócio jurídico com o objetivo de modificar alguma de suas conseqüências naturais. 
Vão alterar porque é vontade das partes ou vontade da lei. A idéia do contrato é o desejo das partes, não depende de tanta interpretação, a idéia do contrato é que ele apresente fielmente o negocio jurídico, ele possibilita estruturar um negocio. P.ex. a cotação do dólar, independe da vontade humana. Se define tudo o que for importante para as partes.
Condição
Termo
Encargo
Condição: pode-se ter mais que uma condição no contrato, as condições podem ser cumulativas, não há numero certo para numero de condições. Na maioria das vezes necessita só das vontades das partes. Definição de condição: Art.121 – derivando exclusivamente das partes. Subordinar (futuro e incerta (exclusivamente INCERTO) – passagem de tempo em geral, eventos climáticos). Alea = a sorte.
“Art. 121. Considera-se condição a cláusula que, derivando exclusivamente da vontade das partes, subordina o efeito do negócio jurídico a evento futuro e incerto.”
Condição entra como clausula no contrato.
Condição x Testamento

Outros materiais