Buscar

Prova Ciencias Sociais 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CIENCIAS SOCIAIS
Questão 1: O crescente processo de urbanização produz efeitos devastadores para a qualidade de vida da maioria da população, evidenciando a opulência e a miséria. A respeito do processo de urbanização, é correto afirmar que:
D) A urbanização é uma efeito da modernização da sociedade que passa por uma transição do rural para o urbano, na qual os migrantes buscam mobilidade social e melhoria na qualidade de vida e encontram precárias condições de vida nos bairros periféricos.
Questão 2: Leia o texto a seguir:
“Art. A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - A soberania.
II - A cidadania.
III - A dignidade da pessoa humana.
IV - Os valores sociais do trabalho e da livre-iniciativa.
V - O pluralismo político.
A partir do texto constitucional, podemos concluir que o poder emana do povo por meio:
B) Do sufrágio universal, expressão dos anseios da maioria da população, que assegura a escolha de governos que garantem ao povo os direitos de cidadania.
Questão 3: Leia o texto a seguir:
“As grandes transformações sociais não costumam acontecer de maneira súbita, sendo quase imperceptíveis para aqueles que nelas estão imersos. Mesmo os sistemas filosóficos e científicos inovadores entrelaçam-se a tal ponto com os que os antecedem que é difícil pensar em termos de rupturas radicais. Ainda assim, começara a despontar desde a Renascença a consciência de que uma linha distintiva separava os novos tempos do que veio a se chamar Medievo” (QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos. Belo Horizonte: UFMG, 2002). 
No período referenciado nesse trecho, emerge um novo pensamento social que tem por base: 
A) Estímulo ao individualismo, rejeição ao pensamento religioso, valorização da razão.
Questão 4: Leia o texto a seguir:
“Segundo os iluministas, cada pessoa deveria pensar por si própria, e não deixar-se levar por outras ideologias que, apesar de não concordarem, eram forçadas a seguir. Pregavam uma sociedade ‘livre’, com possibilidades de transição de classes e mais oportunidades iguais para todos. Economicamente, achavam que era da terra e da natureza que deveriam ser extraídas as riquezas dos países. Segundo Adam Smith, cada indivíduo deveria procurar lucro próprio sem escrúpulos, o que, em sua visão, geraria um bem-estar-geral na civilização” (CASTRO, 2009).
Considerando essa leitura e as características do iluminismo, avalie as assertivas a seguir:
I - O iluminismo contribuiu para que a prática do lucro fosse proibida.
II - O iluminismo contribuiu para o desenvolvimento de valores ligados à sociedade capitalista.
III - O iluminismo contribuiu para que a atividade econômica fosse praticada com ampla liberdade.
IV - O iluminismo contribuiu para a consolidação do direito à propriedade privada.
Assinale a alternativa correta:
A) As assertivas II, III e IV estão corretas.
Questão 5: Observe alguns artigos da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão (França, 26/08/1789):
“Art.1 - Os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos. As distinções sociais não podem ser fundadas senão na utilidade comum.
Art. 2 - O fim de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Estes direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
Art. 3 - O princípio de toda soberania reside essencialmente na nação. Nenhum corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que dela não emane expressamente.”
Essas ideias mostram que as revoluções burguesas representaram uma ruptura em relação: 
C) Às ordens política, econômica e social, ou seja, ao teocentrismo, ao trabalho artesanal e independente, bem como aos costumes feudais.
Questão 6: Leia o texto a seguir:
“A Sociologia constitui em certa medida uma resposta intelectual às novas situações colocadas pela revolução industrial. Boa parte de seus temas de análise e de reflexão foi retirada das novas situações, como, por exemplo, a situação da classe trabalhadora, o surgimento da cidade industrial, as transformações tecnológicas, a organização do trabalho na fábrica etc.” (MARTINS, C. B. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1992). 
Essas observações permitem afirmar que a tarefa da Sociologia é:
A) Investigar os problemas sociais a partir de pesquisas científicas.
Questão 7: As transformações econômicas, sociais e políticas no final do século XX conduziram a uma profunda transformação nas relações de trabalho. Indique a alternativa que apresenta tais transformações.
C) Níveis relativamente altos de desemprego estrutural, rápida destruição e reconstrução de habilidades e retrocesso do poder sindical.
Questão 8: No pensamento sociológico de Durkheim, conforme o tipo de divisão de trabalho que predomina na vida coletiva numa determinada época, temos um tipo diferente de cooperação entre os indivíduos. Para ele, a divisão do trabalho era benéfica aos homens e à sociedade, pois gerava:
A) A solidariedade.
Questão 9: Leia o texto a seguir:
“A cidade acenava a todos com a possibilidade de maior liberdade, proteção, ocupação e melhores ganhos, embora para muitos tais promessas não chegassem a cumprir-se. No carregado ambiente urbano, a pobreza, o alcoolismo, os nascimentos ilegítimos, a violência e a promiscuidade tornavam-se notáveis e atingiam os membros mais frágeis do novo sistema, particularmente os que ficavam fora da cobertura das leis e instituições sociais. A aglomeração, conjugada a outros fatores, como as condições sanitárias, tinha outras consequências deletérias sobre a população urbana, especialmente sobre os mais miseráveis. A fome, a falta de esgotos e de água corrente nas casas, o lixo acumulado e as precárias regras de higiene contribuíam para a proliferação de doenças e a intensificação de epidemias que elevavam as taxas de mortalidade da população em geral, e dos pobres, das crianças e parturientes em particular” (QUINTANEIRO, T. et al. Um toque de clássicos. Belo Horizonte: UFMG, 2002. p. 10).
A descrição anterior diz respeito ao cenário da Revolução Industrial inglesa do século XVIII. Ao relacionar esse trecho com a miserabilidade presente nas áreas urbanas na atualidade, é possível concluir que:
B) Trata-se de um fenômeno típico do mundo capitalista, pois as áreas urbanas ainda apresentam alto grau de miserabilidade entre seus cidadãos.
Questão 10: O desenvolvimento do capitalismo industrial no Brasil ocorreu de forma específica e fora dos padrões clássicos. Assinale a alternativa que possui características ou aspectos da constituição da formação da sociedade capitalista brasileira.
A) Formação de uma indústria de bens de consumo, desde o início do século XX, em São Paulo, que dependeu de recursos e capital acumulados com a exportação do café e da existência da mão de obra assalariada decorrente, principalmente, da imigração europeia.

Outros materiais