Buscar

Prova Língua Brasileira de Sinais 2017

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Língua Brasileira de Sinais - Libras
Questão 1: A Língua Brasileira de Sinais (Libras), como toda língua de sinais, foi criada em comunidades surdas. Desta forma é considerada pelos linguistas a língua natural dos surdos, sendo que a criança surda quando tem a possibilidade de acesso à ela, ainda na primeira infância, consegue desenvolver a sua linguagem de forma plena, da mesma forma que a criança ouvinte em contato com adultos ouvintes. A modalidade gestualvisual é de fácil acesso e melhor utilizada como meio de instrução aos surdos, porque:
D) Utiliza como meio de comunicação movimentos gestuais e expressões faciais que são percebidos pela visão.
Questão 2: Na história da educação dos surdos acompanhamos três períodos distintos que foram influenciados pela visão social sobre o surdo e a surdez, culminando em práticas pedagógicas que refletiam a relação do surdo com a sociedade. Analise as afirmativas abaixo e relacione os tipos de atendimento educacional oferecido aos surdos e a visão a eles correspondentes.
I- Ênfase na deficiência, atividades terapêuticas, individualizadas, sequenciadas e treino de habilidades funcionais fora das unidades educacionais.
II- Inserção dos deficientes no campo social, trabalho, família , lazer e educação, mudança de visão do surdo e aceitação da língua de sinais.
III- Construção de uma nova sociedade, propondo mudanças na consciência e na estruturação social, foco nas potencialidades do indivíduo.
A - Segregação
B - Integração
C - Inclusão
Assinale a alternativa correta:
C) I/A, II/B, III/C
Questão 3: Identifique as palavras abaixo nas alternativas a seguir, de acordo com a ordem que são apresentadas: 
C) I- Amigo, II- Vida, III- Saudade, IV- Prato.
.
Questão 4: Observe a atividade abaixo:
A atividade acima é parte de uma sequência didática do Projeto Identidade proposto para uma classe bilíngue de alfabetização. No primeiro momento a professora trabalhou o conceito de sinal pessoal dos personagens (característica da comunidade surda), a escrita dos nomes no alfabeto manual para depois trabalhar a escrita dos mesmos em português. Ao contrário do que muitos professores imaginam o conhecimento da língua de sinais não é inato nas crianças surdas. A maioria das crianças surdas é filha de pais ouvintes e na maioria das vezes chega à escola sem contato com surdos ou com a língua de sinais. A atividade propõe associação dos personagens aos seus respectivos sinais e ao nome na língua de sinais para posteriormente o registro deste nome na língua portuguesa. É a partir da reflexão sobre as duas línguas que a criança surda inicia o seu processo de alfabetização. Podemos concluir que a atividade cumpre o objetivo bilíngue da educação de surdos, pois a mesma proporciona:
I- A aquisição da língua portuguesa na modalidade oral.
II- Percepção da relação entre o alfabeto manual e o alfabeto na língua portuguesa na escrita dos nomes dos personagens.
III- Percepção dos sinais dos personagens e da cultura surda.
IV- Aquisição da escrita e através especificamente do alfabeto em Língua Portuguesa.
V- Análise das letras do alfabeto na Língua Portuguesa, uma vez que não é possível escrever os sinais. Está correto o que se afirma em:
B) II e III.
Questão 5: Após o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais pela Lei 10.436/02 regulamentada pelo Decreto 5626/05 foram implantados diferentes atendimentos especializados para os alunos surdos, entre eles:
I-Intérprete de Libras/língua portuguesa.
II-Instrutor surdo de Libras.
III-Apoio educacional especializado.
IV-Professores especialistas.
V-Classes bilíngues na educação Básica.
Relacione os itens da coluna acima à função de cada profissional ou serviço descrito na coluna abaixo dentro de um contexto bilíngüe.
( )Atendimento aos alunos surdos matriculados nas classes regulares no contra- turno.
( )Profissional responsável pelo ensino e difusão da língua de sinais no ambiente escolar.
( )Profissional ouvinte fluente nas duas línguas ( de sinais e língua portuguesa) responsável pela acessibilidade do surdo.
( )Profissional formado a nível de especialização em educação especial proficiente na língua de sinais.
( )Atendimento em salas exclusivas de surdos que tenham a língua de sinais como língua de instrução e comunicação.
C) III, II, I, IV e V.
Questão 6: Ao contrário do que prega o senso comum, a língua de sinais não é uma língua universal, pois adquire características diferentes em cada país podendo-se notar ainda diferenças regionais dentro de um mesmo país. É comum até mesmo nos meios de comunicação de massa verificar o desprestígio desta forma de comunicação, atribuindo-lhe características semelhantes à linguagem corporal como mímica e gestos aleatórios. Identifique a alternativa que contém o significado correto para o termo LIBRAS:
B) Língua Brasileira de sinais.
Questão 7: Identifique a alternativa que corresponde a tradução do sinal abaixo:
C) Nome.
Questão 8: Os achados de Ciccone (1990) revelam que os profissionais que defendem esta filosofia concebem o surdo e a surdez de forma diferente dos que defendem o oralismo: o surdo não é um doente que precisa de reabilitação e a surdez é entendida como uma marca que repercute nas relações sociais e no desenvolvimento afetivo e cognitivo das pessoas surdas. De acordo com essa perspectiva surge uma nova proposta educacional para os surdos favorecendo a aquisição natural da língua de sinais e da língua majoritária do seu país, possibilitando o acesso a uma comunicação eficaz e completa tal qual ocorre com as pessoas ouvintes. O trecho refere-se a qual perspectiva na educação de surdos?
B) Gestualismo.
Questão 9: A reação de uma família ouvinte em relação ao diagnóstico de uma criança surda é completamente variável. Em geral, todo ser que almeja ser mãe e pai, espera que seu filho nasça semelhante a eles. Para os pais, olhar para seu filho sem um dos sentidos sensoriais (audição) não é simples e aceitável de maneira natural. Isso se dá porque os pais, diante de tal situação são influenciados por conceitos que tentam esconder a surdez, desconsiderando a surdez enquanto diferença linguística e impedindo o desenvolvimento da criança pela Libras (CRUZ, 2010). Estes conceitos que reforçam a visão da educação de surdos com a função da reabilitação tem origem na visão:
B) Clínico-terapêutica da surdez.
Questão 10: A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é a língua utilizada como meio de comunicação pelas pessoas surdas no Brasil segundo a Lei 10.436/02. Trata-se de uma língua que não é universal com alto grau de expressividade e complexidade que possui os mesmos níveis linguísticos das línguas orais. Cada país possui a sua própria língua de sinais, como por exemplo: (ASL) Língua de Sinais Americana, (LSF) Língua de Sinais Francesa, (LSE) Língua de Sinais Espanhola, (LSI) Língua de Sinais Italiana, dentre outros. Algumas características diferem as línguas orais das línguas de sinais e a principal é a modalidade: as primeiras constituem-se em uma modalidade oral-auditiva, enquanto as segundas constituem-se em qual modalidade? 
D) Modalidade gestual-visual pois a forma de emissão são os gestos das mãos e de recepção a visão.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes