Buscar

Aula_8_projecoes_ortogonais

Prévia do material em texto

Aula 8 – Projeção Ortogonal
Projeção ortogonal
Define a Norma Técnica Brasileira (NBR 10647) que Vistas Ortográficas são as "figuras resultantes da projeção cilíndrica ortogonal do objeto sobre planos convenientemente escolhidos, de modo a representar com exatidão a forma do mesmo com seus detalhes". No presente estudo, fixa-se o observador a grande distância (infinita) ao objeto e ao plano de projeção e com as projetantes perpendiculares ao plano de projeção: são as chamadas Vistas Ortogonais. É possível obter 6 vistas de uma mesma peça acumulando uma das dimensões.
Representação esquemática das vistas ortogonais de uma edificação
A projeção ortogonal consiste na representação do objeto sobre os planos horizontais e verticais de projeção que formam os diedros (Figura 8). As projetantes ou linhas de chamada são sempre perpendiculares ao plano de projeção e centro de projeção se encontra no infinito. A perspectiva cilíndrica axonométrica ortogonal isométrica, dimétrica e trimétrica é um tipo de projeção ortogonal porque as projetantes são perpendiculares aos planos de projeção.
Figura 8. Sistema de representação de projeção ortogonal
Existem 2 sistemas de projeção: O Sistema Europeu (método de projeção ortográfica no 1º diedro), adotado pelo Brasil e, o Sistema Americano (método de projeção ortográfica no 3º diedro) de projeção.
A diferença entre os dois sistemas está na posição do plano de projeção em relação à peça e observador. Estando o desenho representado no Sistema Americano haverá uma composição do paralelepípedo formado pelos planos de projeção e consequentemente uma abertura diferente, causando outra distribuição das vistas em torno da vista anterior. Esta diferença entre os dois sistemas pode causar confusão na produção de uma peça na indústria.
	
	
	
	
Projeção obliqua e cônica
A perspectiva cilíndrica axonométrica oblíqua (cavaleira) é um tipo de projeção oblíqua, pois as projetantes são inclinadas em relação aos planos verticais e horizontais de projeção. 
A perspectiva cônica é um tipo de projeção cônica e composta de 1,2 e 3 pontos de fuga. Na projeção cônica o centro de projeção é finito ou seja todas as projetantes convergem para um ponto.
Figura 9. Sistemas de representação de projeção vertical oblíqua e cônica
Projeções ortogonais fundamentais
Todo desenho técnico quer seja mecânico, arquitetônico, topográfico, etc. é representado graficamente segundo a norma Brasileira ABNT (NB8) ou DIN (Norma alemã) em vistas ou cortes. Essas representações ajudam na interpretação do desenho e facilitam a execução do mesmo.
Vistas Frontal, Superior e lateral
As vistas são projeções em planos verticais e horizontais de projeção que fornece todos os detalhes do objeto. Teoricamente, para se desenhar as projeções de um objeto deve-se inicialmente, imaginá-lo dentro de um paralelepípedo envolvente de modo que o maior número de faces do objeto seja paralelo às faces desse paralelepípedo. 
Geralmente são necessárias apenas três vistas (Frontal, topo e lateral) para representar o objeto; dificilmente teremos necessidade de seis vistas para representá-lo.
A vista de frente ou frontal deve ser a principal e, portanto, sua escolha deve ser criteriosa. O objeto de acordo com a NB8 pode ser colocado no 10 ou no 30 diedro. Isso pode causar alguma confusão considerando que as posições das vistas no 30 diedro ficam invertidas em relação a do 10, por isso pela não observação desse fato, poderão ocorrer problemas lá no setor de fabricação de peças. É indispensável que se faça a identificação quando a peça ou objeto estiver desenhados no 30 diedro.
Os símbolos correspondentes são:
Figura 10. Simbologia de representação de projeções no 10 e 20 diedros
A figura 11 representa as vistas ortogonais de um objeto, sendo esta representação de posicionamento definido, não podendo, em hipótese alguma, ser modificado.
Figura 11. Representação de vistas ortogonais

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes