Buscar

Arte e Cultura Popular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Arte e Cultura Popular
Atente para a seguinte citação: 
“Sim, o brasileiro não somente é profundamente religioso como também tem à sua disposição uma fantástica multiplicidade de crenças e práticas religiosas. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREZ, Leia. Breves notas e reflexões sobre a religiosidade brasileira. <http://www.antropologia.com.br/arti/colab/a8-lfreitas.pdf>. Acesso em 12 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre a religiosidade brasileira, analise as proposições a seguir:
I. A religiosidade e a sabedoria populares muitas vezes se confundem, pois são comuns os ritos e os cultos que têm por finalidade a cura do corpo físico.
II. A religiosidade popular é exercida e significada individualmente, anulando a influência dos agentes sociais.
III. Simpatias, rezas, benzeduras, ervas e unguentos são de uso corrente, fazendo parte da prática cultural de nosso povo.
IV. Os cultos e ritos das religiosidades populares brasileiras caracterizam-se, de maneira acentuada, por formas diretas de mediação com o sagrado. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III e IV.
Você acertou!
A afirmação II é incorreta, pois “a religiosidade popular é exercida e significada pelos próprios atores sociais. Nela, a coletividade se expressa não só nas manifestações que mobilizam milhões, mas também porque os ritos e os cultos podem ser exercidos por pessoas que não são representantes oficiais das Igrejas, em que novos elementos podem ser inseridos e ‘ressignificados’” (livro-base, p. 117,118). As afirmações I, III e IV são corretas, porque “no Brasil, a religiosidade e sabedoria populares muitas vezes se confundem, pois são comuns os ritos e os cultos que têm por finalidade a cura do corpo físico. Simpatias, rezas, benzeduras, ervas e unguentos são de uso corrente fazendo parte de nosso ethos” (p. 117) e “[...] os cultos e os ritos das religiosidades populares brasileiras caracterizam-se, de maneira acentuada, por formas diretas de mediação com o sagrado [...]” (p. 116).
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e II
Questão 2/5 - Arte e Cultura Popular
Atente para a seguinte citação 
“Numa perspectiva valorativa, o patrimônio cultural do país foi definido como conjunto de bens de natureza material e imaterial (tomados individualmente ou em sua totalidade) portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PELEGRINI, Sandra. A gestão do patrimônio imaterial brasileiro na contemporaneidade. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-90742008000200008>. Acesso em 12 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra qual foi o primeiro registro de patrimônio imaterial brasileiro:
Nota: 20.0
	
	A
	O Ofício das paneleiras de goiabeiras.
Você acertou!
“Por ser uma política de alcance nacional [...], o pedido de registro de um bem cultural imaterial pode ser feito por diversos agentes, desde pesquisadores até associações ou grupos populares. [...] O primeiro desses registros foi o Ofício da paneleiras de goiabeiras. A fabricação tradicional de panelas de barro da região de Goiabeiras, no Espírito Santo, foi inscrito como patrimônio imaterial no Livro dos saberes do Iphan, em 2002” (livro-base, p. 81, 82).
	
	B
	A roda de capoeira.
	
	C
	O frevo.
	
	D
	O samba de roda.
	
	E
	O Círio de Nazaré.
Questão 3/5 - Arte e Cultura Popular
Considere a seguinte citação: 
“É possível entender a identidade nacional como o sentimento de pertença a um país e também como o conjunto de características próprias de uma nação, nas quais seu povo se reconhece”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARQUES, Cecília Baruki da Costa; DOMINGUES, Eliane. A identidade nacional brasileira em teses e dissertações: uma revisão bibliográfica <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-549X2014000300004>. Acesso em 12 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre o samba e a matriz nacional brasileira, analise as afirmações a seguir:
I. Com o apoio do governo de Getúlio Vargas os sambistas puderam se expressar de forma livre por meio das letras de suas músicas.
II. O samba, tomado como matriz da nacionalidade, foi também fomentado pelo Estado autoritário (1930-1945).
III. A ditadura de Getúlio Vargas ajudou a elevar o samba ao patamar de elemento-chave de nossa identidade.
IV. Havia um profundo controle dos órgãos governamentais sobre as letras dos sambas. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
Você acertou!
As afirmações II e III estão corretas, pois “o samba, tomado como matriz da nacionalidade, foi também fomentado pelo Estado autoritário (1930-1945), caracterizado pelo nacionalismo e pelo populismo. Nesse período, a ditadura de Getúlio Vargas ajudou a elevar o samba ao patamar de elemento-chave de nossa identidade” (livro-base, p. 103). A afirmação I é incorreta e a IV é correta, pois “apesar desse estímulo, havia um profundo controle desses órgãos sobre as letras dos sambas, pois a ideologia do trabalho pregada pelo Estado ia de encontro à malandragem de alguns sambistas que, em algumas músicas, expressavam contrariedade em relação à dura vida dos trabalhadores [...]” (livro-base, p. 103).
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e II
Questão 4/5 - Arte e Cultura Popular
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Essas pessoas, mestres, mestras e praticantes, são a memória viva e afetiva de suas comunidades e das tradições transmitidas de geração em geração”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL. Política nacional de proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais implantada <http://pnc.culturadigital.br/metas/politica-nacional-de-protecao-e-valorizacao-dos-conhecimentos-e-expressoes-das-culturas-populares-e-tradicionais-implantada/>. Acesso em 12 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa que mostra qual a Lei que valoriza os Mestres, indivíduos cujos saberes são considerados importantes para o cultivo da cultura local:
Nota: 20.0
	
	A
	Lei do Griô Nacional.
Você acertou!
“Uma ação governamental voltada à valorização dos mestres é a chamada Lei Griô Nacional, criada em 2009 mediante projeto de lei de iniciativa popular, eleita como prioridade na Convenção Nacional de Cultura [...]” (livro-base, p. 84).
	
	B
	Lei de Diretrizes e Bases.
	
	C
	Lei Maria da Penha.
	
	D
	Lei Rouanet.
	
	E
	Lei de Audiovisual.
Questão 5/5 - Arte e Cultura Popular
Considere a seguinte citação: 
“A arte de narrar enquanto elo entre o passado, o presente e o futuro foi se extinguindo, delimitando os contornos daquilo que denominamos como ‘discurso não vivo’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUSSOLETTI, Denise et al. Narrativas populares: o griô e a arte de contar histórias. <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/2834/2615>. Acesso em 17 jul. 2017. 
Considerando as informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre narrativas populares, analise as proposições:
I. Como usualmente não são escritas por aqueles que as contam, as histórias se tornam dinâmicas e sofrem transformações que variam de acordo com a região onde são narradas.
II. As nuances das histórias contadas podemmudar conforme o narrador.
III. As narrativas geralmente ficam apenas entre as famílias que as contam.
IV. Apenas o mito é considerado uma narrativa popular. 
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I, III e IV
	
	B
	I, II e III
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e II
Você acertou!
As afirmações I e II estão corretas, pois “como usualmente não são escritas por aqueles que as contam, as histórias se tornam dinâmicas e sofrem transformações que variam de acordo com a região onde são narradas [...]. As nuances, as sutilezas e os acréscimos podem mudar conforme o narrador [...]” (livro-base, p. 140). A afirmação III é incorreta, pois, como se viu, essas narrativas “[...] não são escritas por aqueles que as contam [...]” (p. 140), sofrendo uma série de variações à medida que penetram no repertório cultural oral. A afirmativa IV é incorreta, pois o livro-base menciona igualmente as lendas como exemplos de narrativas (p. 140-149).

Outros materiais