Buscar

Sistema Linfático.ppt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sistema linfático
Generalidades 
Conceito: 
	Uma rede de vasos linfáticos drena o excesso de líquido intersticial (aproximadamente 15% que não retorna diretamente pelos capilares) e o devolve à corrente sanguínea pelo fluxo unidirecional, que se movimenta lentamente em direção às veias subclávias. 
Funções 
transportar o excesso de líquido intersticial que se formou inicialmente como filtrado do sangue; 
serve como rota através da qual gorduras absorvidas e algumas vitaminas são transportadas do intestino delgado para o sangue; 
suas células (chamadas de linfócitos), localizadas nos tecidos linfáticos, ajudam a proporcionar as defesas imunológicas contra doenças causadas por micro-organismos e outras substâncias estranhas.
Capilares ductos e vasos linfáticos
As macromoléculas do líquido intersticial que não passam para os capilares sanguíneos entram em capilares especiais (os capilares linfáticos) que contêm linfa. Dos capilares linfáticos, seguem através da linfa para os vasos linfáticos até chegarem aos ductos linfáticos que desembocam em veias de médio ou grande calibre. Os capilares linfáticos são mais calibrosos e mais irregulares que os sanguíneos e terminam em fundo cego. Os vasos linfáticos apresentam válvulas em forma de bolso, como a das veias, assegurando, assim, o fluxo da linfa em uma só direção, ou seja, para o coração.
O maior tronco linfático recebe o nome de ducto torácico, começa no abdome como uma bolsa (a cisterna do quilo), sobe através do tórax e desemboca na junção entre a veia jugular interna esquerda com a veia subclávia esquerda. O ducto torácico é responsável pela drenagem linfática de quase todo o corpo, enquanto outro ducto importante, o ducto linfático direito, drena a linfa da metade direita da cabeça, do pescoço e do tórax, do pulmão direito, do lado direito do coração, da face diafragmática do fígado e do membro superior direito. O ducto linfático direito desemboca na veia subclávia direita, no seu ângulo de junção com a veia jugular interna direita.
Órgãos linfáticos primários
Medula óssea
Locais encontrados: 
Em crianças
Em adultos
Timo
Local encontrado:
	A porção torácica fica atrás do esterno e a porção cervical, anteriormente e dos lados da traqueia
Órgãos linfáticos secundários
Baço:
Localização: está localizado na cavidade abdominal, à esquerda do estômago o qual está suspenso.
Funções: Não é um órgão vital no adulto, mas ajuda outros órgãos na produção de linfócitos, filtração do sangue e destruição de eritrócitos.
Irrigação e drenagem: 
Anel linfático da faringe:
Tonsilas que o compõe: lingual, palatina, faríngea e tubária
Localização: em torno das aberturas entre as cavidades nasal e oral e a faringe
Linfonodos: 
Função: estão interpostos no trajeto dos vasos linfáticos e agem como uma barreira ou filtro contra a penetração na corrente circulatória de micro-organismos, toxinas ou substâncias estranhas ao organismo. Os linfonodos são, portanto, elementos de defesa para o organismo e, para tanto, produzem glóbulos brancos, principalmente linfócitos.
2.	Localização: ao longo do trajeto dos vasos sanguíneos, como ocorre no pescoço e nas cavidades torácica, abdominal e pélvica. Na axila e na região inguinal, são abundantes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais