Buscar

CONTABILIDADE 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONTABILIDADE
 OS
PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Turma: DNN01S1
DISCIPLINA: Introdução à Contabilidade
DOCENTE 
Profª M.s.C Eliza Albuquerque
DISCENTES:
Giselle Maria da Cunha Gonçalves
Isabella de France Félix
Matheus Costa Perote 
Murilo Oliveira Azevedo
Robenilson Soares Dias
OBJETIVO GERAL
Apresentar os conceitos dos princípios da contabilidade aplicados na ciência contábil.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explicar a relevância do conceito de cada um dos princípios para o bom desempenho do profissional da área
Exemplificar situações cotidianas em que o profissional se depara com os conceitos apresentados
introdução
Os princípios da contabilidade são as normas gerais na aplicação da Ciência Contábil;
Se tais normas não existissem, cada entidade aplicaria um forma própria de registrar os fatos contábeis, tornando-se impossível uma correta mensuração da riqueza patrimonial de uma entidade;
Os princípios contábeis apresentam três características: 
Serem úteis;
Serem objetivos;
Serem praticáveis.
A Resolução CFC nº 750/93 (com alterações dadas pela Resolução CFC nº 1.282/10) dispõe sobre os Princípios de Contabilidade (PC): "Art. 1º - Constituem PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE (PC) os enunciados por esta Resolução. § 1º A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). 
São seis os Princípios de Contabilidade: 
Princípio da Entidade;  
Princípio da Continuidade;   
Princípio da Oportunidade;   
Princípio do Registro pelo Valor Original;  
Princípio da Competência;   
Princípio da Prudência. 
PRINCÍPIO DA ENTIDADE
Conforme o artigo 4º do CFC, o princípio da entidade reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade.
Necessidade de diferenciação de um patrimônio particular entre o universo dos existentes. O patrimônio não se confunde ou se mistura com o patrimônio da pessoa jurídica
Entidade – pessoas ou conjunto de pessoas, recursos e org. capazes de exercer atividade econômica como meio ou como fim.
Exemplos: empresários individuais, empresas, sociedades beneficentes, fundos de investimento, entre outros.
Exemplo do princípio da entidade :
Um sócio de uma empresa que registra com despesa da empresa a conta particular de qualquer natureza. Ao fazer esse procedimento o sócio quebra o princípio de entidade.
PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE
Nada mais é do que a pressuposição da continuidade da entidade no futuro, assim a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio são levados em conta.
Através da nota explicativa deverá ser conhecido um fato que irá influenciar na continuidade da empresa.
Exemplo do princípio da continuidade: 
A Contabilidade atua pressupondo que a empresa não será extinta. Portanto terá continuidade e mesmo diante do fim da mesma, do encerramento da continuidade a contabilidade assume esta postura prevendo seu encerramento e perdas.
PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
Conforme o art. 6º do CFC o princípio da oportunidade... 
Refere-se ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas.
Exemplo do princípio da oportunidade:
As provisões para férias e 13º Salários são feitas mensalmente mesmo sendo despesas futuras.
Esse princípio determina que os valores das transações devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações expressos em moeda nacional (Art. 7º).
As bases de mensuração devem ser utilizadas em graus distintos e combinados de diferentes formas: Custo histórico e Variação do custo histórico, Custo corrente, Valor Realizável, Valor Presente, Valor Justo e Atualização Monetária. 
PRINCÍPIO Do registro pelo valor original
Custo histórico e Variação do Custo Histórico: os ativos são registrados pelos valores pagos ou ainda a serem pagos em caixa. Os passivos são registrados pelos valores dos recursos que foram recebidos em troca da obrigação. A variação do custo histórico se apresenta da forma em que uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e os passivos sofrem variações.
Custo Corrente: Os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais teriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no período das demonstrações contábeis. Os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período das demonstrações contábeis. 
Valor Realizável: os ativos são mantidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quais poderiam ser obtidos pela venda em uma forma ordenada. Os passivos são mantidos pelos valores em caixa e equivalentes, não descontados, que se espera seriam pagos para liquidar as correspondentes obrigações no curso normal das operações da entidade.
Valor Justo: Corresponde ao valor pelo qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, entre partes conhecedoras, dispostas a isso, em uma transação sem favorecimentos.
Atualização Monetária: os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais. 	
Exemplo do Princípio do Registro pelo Valor Original: 
Pode ser dado como exemplo um contador deve registrar os fatos contábeis de encerramento da empresa x, na data de sua ocorrência, de maneira íntegra e tempestiva, para que os usuários, com base nessas informações, também registrem esses fatos nas suas empresas.
PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA
Consiste no fato de que as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado da empresa no período em que ocorrerem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independentemente de recebimento ou pagamento.
Exemplos do Princípio da Competência
Exemplo 1: uma venda a prazo em janeiro para receber no mês de março. Embora não recebida esta venda é receita de janeiro, mês da venda.
Exemplo 2: comprei um carro vou pagar daqui 3 meses, mas vou registrar o lançamento no momento da compra independentemente quando vou pagar ou receber. 
PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA 
Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. 
Não se contabilizam, por exemplo, expectativas de ganhos futuros (receitas ou resultados) que dependem de eventos que irão transcorrer. Exemplo: Um potencial ganho de capital de um imóvel só deve ser registrado quando, efetivamente, a venda for concretizada, e não quando houver a simples expectativa do negócio (pois o negócio pode ser desfeito no tempo antes da venda). 
	O Princípio da Prudência pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais.
Exemplo do Princípio da Prudência:
Em uma dívida trabalhista a empresa prevê pagar uma ação entre 2000 e 5000 reais. Então registra na contabilidade o valor maior mesmo que exista um pouco mais de chance de pagar um valor menor.
Considerações finais
Enfim, o que se pode dizer é que a contabilidade é governada por um conjunto de leis de formação, os chamadas de Princípios da contabilidade, que servem para deixarmos mais fácil a utilização da contabilidade no dia-a-dia.
As leis da Contabilidade representam as teorias da ciência da contabilidade facilitando a utilização da mesma, no seu objetivo que é estudar os bens e direitos de uma empresa.
OBRIGADO!
REFERências
Introdução e Princípios da Contabilidade. Conselho Federal de Contabilidade Disponível
em: <cfc.org.br/sisweb/sre/docs/RES_1282.doc>. Acesso em 23 Set 2017
Princípio de Prudência. Disponível em: <http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/principio-do-conservadorismo-ou-prudencia-na-contabilidade.htm>. Acesso em 23 Set 2017
Contabilidade Introdutória. Equipe de professores da FEA da USP. Editora Atlas – 9ª edição.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais