Buscar

Teoria e Pratica da Ginástica Artística I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Ginástica Artística
 Professor: Guilherme Kamel 
*
A HISTÓRIA DA GINÁSTICA
A palavra Ginástica vem do grego Gymnastiké
e significa a “Arte ou ato de exercitar o corpo
para fortificá-lo e dar-lhe agilidade”.
A ginástica faz parte da história humana desde
os primórdios quando o homem começou a
organizar-se em civilizações e começou-se pela
primeira vez a estruturar a atividade física ao
invés de simplesmente praticá-la naturalmente 
para a sobrevivência. 
*
 O nome que mais se destaca na história da formação da ginástica moderna foi a do alemão Johann-Friedrich-Ludwig-Christoph-Jahn (1778-1852), grande nacionalista alemão considerado o pai da ginástica, responsável pela propagação da ginástica em aparelhos pelo mundo inteiro que inventou o termo turnen, para designar a prática da ginástica na Alemanha. 
*
Durante o bloqueio ginástico de 1820 a 1842
na Alemanha diversos ginastas alemães
emigraram para o mundo inteiro difundindo a
ginástica de Jahn.
*
União Soviética/Rússia/Ucrânia
 Até ao desmembramento da União Soviética em 1991, os ginastas soviéticos foram a força dominante em todas as competições oficiais. 
Entre 1952 e 1992, as equipes soviéticas ganharam quase todas as medalhas coletivas dos Campeonatos Mundiais e Jogos Olímpicos. 
As exceções foram os Jogos de 1984 em Los Angeles, onde não competiram devido ao boicote do Bloco de Leste e os Campeonatos Mundiais de 1966, 1979 e 1987. 
Depois da separação, a Rússia manteve uma forte tradição de excelência, com medalhas em todas as competições. 
A Ucrânia manteve também uma equipa forte, bem como bons ginastas a nível individual.
*
Romênia
O primeiro grande sucesso da equipa romena surgiu nos Jogos Olímpicos de 1976, em Montreal, com os sucessos de Nadia Comaneci. 
A partir de então, a Roménia tornou-se pioneira em métodos inovadores de treino. 
Este país destaca-se especialmente nas competições por equipas e femininas e por ter sido a única nação a derrotar a equipe soviética em competições de nível internacional antes de 1991. 
Apresenta também uma ótima tradição com alguns ginastas masculinos.
*
Estados Unidos da América: 
Até meados da década de 1980, os EUA eram um país de segunda linha na ginástica artística. 
O primeiro título mundial chegou em 1991 e as primeiras medalha por equipas foi alcançadas nos Jogos de Barcelona 1992 (bronze) e Atlanta 1996 (ouro).
A campeã olímpica 2008, Nastia Liukin
*
Japão 
foi a grande potência dominadora dos eventos masculinos nas décadas de 1960s e 1970s, com cinco medalhas de ouro olímpicas consecutivas. 
A qualidade dos atletas japoneses continuou até ao sucesso dos Jogos de Atenas 2004. 
Koko Tsurumi 
*
 China
A ginástica chinesa ainda não possui uma forte tradição, mas
seu crescimento, com destaque para a equipe feminina, nos
últimos oito anos fora tão expressiva que não poderia deixar de
ser mencionada como uma atual potência.
Entre os homens, o ouro por equipes em Sydney 2000 e sete
medalhas de ouro, das nove disputadas em Pequim, foram
conquistadas por eles, tornando a equipe masculina, a atual
favorita nas competições.
Em 1984, o primeiro ginasta a obter grande êxito, foi o
polimedalhista Li Ning, que nos Jogos de Los Angeles, conquistou
seis medalhas, com três de ouro. 
O campeão olímpico 2008,Yang Wei
*
Brasil
 A Ginástica Olímpica no Brasil se iniciou com a colonização alemã no Rio Grande do Sul, em 1824, durante o ‘bloqueio ginástico’, dando origem a sociedade Ginástica de Joinville, de Santa Catarina em 1858, a mais antiga da América do Sul. 
Em 1895, foi fundada a Liga de Ginástica do Rio Grande do Sul, primeira entidade desportiva com âmbito estadual instituída no Brasil.
*
A Ginástica Artística então, já era praticada regularmente nos Estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro que, respectivamente em 1942, 1948 e 1950, oficializaram esta modalidade esportiva.
Fundando as suas federações estaduais de Ginástica, as quais, por sua vez, filiaram-se à Confederação Brasileira de Desportos (CBD), na época única entidade esportiva brasileira reconhecida internacionalmente.
*
Em 1978, ocorreram fatos importantíssimos para a Ginástica Artística brasileira. 
Fundação da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), em 25 de novembro, resultante do desmembramento da CBD em confederações especializadas. 
CBG se tornou a entidade responsável pela gestão da Ginástica no Brasil. Assumiu a presidência da CBG o ginasta paranaense, ex-campeão brasileiro, Siegfried Fischer, que teve a incumbência de organizar administrativa e tecnicamente a nova entidade 
da Ginástica no país.
*
A partir de 1991, uma nova fase da Ginástica Artística brasileira é iniciada, com a eleição da professora Vicélia Ângela Florenzano para a presidência da CBG. Ainda colhendo frutos do trabalho desenvolvido nas gestões anteriores.
Em 1991, na competição de Ginástica Artística dos XI Jogos Pan-americanos, Havana, Cuba, pela primeira vez na história, o Brasil obteve duas medalhas de ouro em um evento internacional, através da ginasta Luisa Parente, que venceu as provas de Salto sobre o 
Cavalo 
e Paralelas Assimétricas. 
*
Devido ao trabalho criterioso de difusão da Ginástica Artística pelo país, com a contratação de técnicos estrangeiros, a crescente melhora nas condições de treinamento, a gestão da Profª. Vicélia e o trabalho de campo dos técnicos atuantes no país, logo frutificou em expressivos resultados. 
No campeonato Mundial de Ginástica Artística, Debrecen, Hungria, em 2002, o ginasta Diego Hypolito foi 4º colocado na prova de Solo e a sua irmã, Daniele Hypolito, se classificou em 5º lugar, também na prova de Solo. 
*
 No Campeonato Mundial de 2003, realizado em Anaheim / EUA, a ginasta Daiane dos Santos conseguiu um feito inédito, tornando-se campeão mundial de Solo, ficando o ginasta Diego Hypolito em 4º lugar, na mesma prova, tendo a equipe feminina se classificado em 8º lugar.
 Colocação que garantiu, pela primeira vez na história, a participação de uma equipe brasileira de Ginástica Artística nos Jogos Olímpicos de 2004. 
*
 
 Em abril de 2004, foi realizada uma etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística, na cidade do Rio de Janeiro, fato que demonstra o reconhecimento da comunidade gímnica internacional quanto à evolução da modalidade no país, tanto no aspecto técnico quanto na capacidade organizacional.	
 Em 2005, os ginastas brasileiros continuaram obtendo resultados internacionais bastante significativos, não podendo deixar de ser destacada a maior vitória de um ginasta masculino brasileiro: Diego Hypólito que se sagrou campeão mundial na prova de Solo, no 38º Campeonato Mundial, de Melbourne, Austrália, após uma longa recuperação de lesão. É importante ressaltar o empenho do ginasta no seu tratamento e treinamento. 
*
 Em 2006, no Brasil, além dos eventos regulares oficiais da CBG, ocorreu uma das mais importantes competições de Ginástica Artística do calendário da FIG: a Final da 13ª Copa do Mundo de Ginástica Artística. 
Colocação neste evento: Daiane dos Santos e Diego Hypólito obtiveram o 1º lugar no Solo, Laís Souza e Daniele Hypólito obtiveram o 2º lugar, respectivamente nas provas de salto e Trave. 
*
Em 2007, nas etapas da Copa do Mundo, nos Jogos Pan-americanos / Rio de janeiro / Brasil e no Campeonato Mundial / Stuttgart / Alemanha, os ginastas brasileiros continuaram obtendo resultados importantes, com destaque para as seguintes classificações no Campeonato Mundial: 
Equipe feminina, posicionada em 5º lugar, a ginasta Jade Barbosa que obteve o 3º lugar individual geral e o ginasta Diego Hypólito que se sagrou bicampeão mundial no Solo. 
*
A GINÁSTICA E SUAS MODALIDADES 
A ginástica de que estamos falando é a ginástica de
competição e exibição e compreende 6 modalidades
distintas:
GINÁSTICA OLÍMPICA ou GINÁSTICA ARTÍSTICA
GINÁSTICA RÍTMICA (GRD)
GINÁSTICA ACROBÁTICA
TRAMPOLIM ACROBÁTICO (cama elástica - entrou para as olimpíadas em Sidnei)
GINÁSTICA GERAL (exibidas nas famosas Gymnaestradas
e aberturas dos jogos - não competitiva) 
GINÁSTICA AERÓBICA foi admitida pela FIG como
modalidade a partir de 1994. 
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando