Buscar

Psicologia Comunitária Exercicios para AV1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Comunitária
1) Explique como a filosofia materialista - dialética instaura umanova possibilidade de compreensão do humano para a Psicologia.
R: O materialismo histórico é a aplicação dos princípios do materialismo dialético, ou seja, ambos entendem o processo histórico humano a partir das determinações de base material. Elas correspondem determinadas formas de consciência social, expressa o conjunto de ideias e a maneira de produzi-las. Já o dialético já é fora da concepção de consciência do homem, refere-se aos objetivos, fenômenos e processos que já existiam, aos que existem e aosque existirão. Então a compreensão do ser humano para a Psicologia é que dá um saber dos fenômenos da vida da sociedade, ao estudo desta e de sua história, o princípio do SABER e NÃO SABER, do "SER é", a realidade objeto do pensamento e do conhecimento humano.
2) Articule a noção dos Direitos Humanos e a prática da Psicologia
R: A Psicologia trabalha com seres humanos em suas mais diversas condições, situações e contextos, o mesmo se aplica aos Direitos Humanos. É algo que se coloca diariamente em ambas aspráticas, então ambos tem relação direta. Entende-se que, nos direitos humanos, como a palavra diz, é a busca pelos direitos de cada cidadão, objetivo é resgatar a dignidade dessaspessoas e iniciar, junto com a Psicologia, projetos para a verdadeira mudança. E é aí quese inicia essa articulação.
3) As instituições podem ser entendidas como lógicas de organização social, normas de conduta. Nesse sentido, explique os conceitos de instituído e instituinte.
A trama dialética entre instituinte, instituído e deinstitucionalização faz com que ela seja realidade inacabada, projeto em construção. O instituinte não deve ser pensado como força que resulta em instituído, mas como relação de forças permanente, que comporta tanto o poder como as singularidades de resistência e produção de novos sentidos. Nas bordas do espaço instituído, debate-se o espaço instituinte, não previsível e inexato. Por isso, a instituição não pode ser compreendida somente como algo conservador, sem movimento contrário, face do instituído. Oinstituinte sobrevive encoberto no seio de toda instituição através de seu germe transformador, o desejo, iceberg do qual só vemos a ponta aguda, cuja parte submersa é uma potência energética.
4) Explique como as instituições interferem nas relações sociais.
R: As instituições são responsáveis pelas normas de conduta e organizações sociais. Sendo assim, tem como marco a vida cotidiana, a relação entre os grupos, a prática social, regras e valores, organizações socais (ex, igreja), grupos (lugar onde asinstituições e realizam e produzem), a interação entre os mesmos, e a construção do sujeito na sociedade. Porque quando um sujeito está fora do seu ambiente familiar, o mesmo precisará de uma referência, e isso se dá pelo meio social.
5) Explique a relação que existe entre as instituições e a construção da sociedade.
os indivíduos devem ser analisados de acordo com o contexto de suas condições e situações sociais, já que produzem sua existência em grupo. A relação entre os dois (instituição e sociedade) não se dá atraves de indivíduos, mas sim, de classe social. Eles só se relacionam, nesse caso, por causa do trabalho: o empresário precisa de força de trabalho do operário e este precisa de salário. As condições que permitem esse relacionamento são definidas pela luta que se estabelece entre as classes, com a intervenção do Estado, por meio das leis, dos tribunais ou da polícia. A família e a escola são, também, exemplos de instituições. Como foi dito na questão acima, o indivíduo precisa de uma referência quando está fora do seu local habitual. Ou seja, tudo o que a gente vive, é uma instituição, seja sua casa até a sua igreja. Todos nós vivemos dentro dessa instituição que nos envolve.
6) A psicologia, como a medicina, pode ser considerada uma instituiçãoe, desta forma, pode contribuir para a saúde ou a doença das pessoas. Explique.
R: Porque ambas as instituições trabalham na área de saúde. A diferença entre as duas é que os métodos de trabalho são diferentes, mas o instrumentos de ambas são os mesmos, que é o Ser Humano. Ambas andam juntas porque trabalha para a melhoria da saúde do ser humano.
7) Comente, segundo o paradigma psicologócio brasileiro, a ideia de "reorientação de gênero".

Outros materiais