Buscar

ADMINISTRAÇÃO DO VAREJO Questionário Unidade III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário Unidade III (2017/2) 
Pergunta 1
A propaganda, como meio promocional, apresenta vantagens de atingir um número grande de consumidores. Quando a mídia escolhida é de comunicação em massa, o custo por indivíduo é reduzido, como a feita em uma propaganda na televisão ou em um anúncio de jornal. Indique, nas opções a seguir, qual seria uma desvantagem da propaganda:	
Correta c. 
Não conta com o feedback imediato.
Pergunta 2
As estratégias de comunicação desenvolvidas por uma organização têm como objetivo, principalmente, propiciar uma comunicação eficaz com o mercado. São consideradas ferramentas ou formas de comunicação, exceto:
Correta a. 
Propaganda, promoção de vendas, relações públicas, vendas pessoais e marketing direto.
Pergunta 3
Há uma discussão do que é merchandising – mesmo porque não existe uma tradução ao pé da letra. Se compará-lo com a propaganda, o objetivo do merchandising é:
Correta c. 
Leva o produto até o consumidor.
Pergunta 4
McKenna (1999) afirma que o marketing de relacionamento é:
Correta e. 
O desenvolvimento e a manutenção de boas relações com o cliente.
Pergunta 5
O Balanced Scorecard (BSC) é uma ferramenta da administração que pode ser usada para gerenciar o desempenho organizacional. Analisando-se essa ferramenta, verifica-se que ela:
Correta b.
Pode ser considerada como um modelo de gestão estratégico, que permite às empresas priorizarem suas ações do dia a dia para atingirem os objetivos traçados em seus planos estratégicos.
Comentário: é uma ferramenta destinada ao acompanhamento das decisões estratégicas tomadas pela empresa com base em indicadores previamente estabelecidos e que devem permear, ao menos, quatro aspectos: financeiros, clientes, processos internos e aprendizagem/crescimento.
Pergunta 6
Para promoção, há alguns tipos que têm sido mais utilizados no setor varejista. Assinale nas afirmativas abaixo aquela que faz parte de uma promoção:
Correta d. 
Comentário: concursos e sorteios, amostra do produto, embalagens e folhetos inseridos em embalagens e degustações ou demonstrações fazem parte de uma promoção.
Pergunta 7
Para que se desenvolva toda a estratégia de comunicação da empresa e elaborem-se campanhas, o varejista deve definir claramente junto à agência o público-alvo, o posicionamento de mercado, a imagem que ele deseja construir ou fortalecer e os diferenciais estratégicos que pretende oferecer para se destacar da concorrência e também aqueles reservados para superar as expectativas dos clientes. Vários são os objetivos principais de propaganda para atividade varejista. Indique qual é o foco da propaganda promocional.
Correta a. 
Visa à venda direta, com foco pode ser nos preços ou em novos produtos.
Comentário: a propaganda promocional visa à venda direta. O enfoque principal é nos produtos comercializados pela empresa e um determinado retorno é esperado. O foco pode ser nos preços, em novos produtos etc.
Pergunta 8
Produto ou serviço tem como finalidade gerar algum benefício ou facilidade para o cliente, e os produtos podem ser classificados em produtos de consumo e organizacionais. Dentro desses conceitos, assinale a alternativa correta:
Correta b. 
Comentário: produto ou serviço tem como finalidade gerar algum benefício ou facilidade para o cliente. Ele também leva em consideração os benefícios adicionais oferecidos pela empresa e não só os disponibilizados pelo produto/serviço em si.
Pergunta 9
Promoção de vendas é o conjunto de atitudes tomadas para que determinado produto ou serviço tenha maior aceitação em um período de tempo e está ligada à sazonalidade, ou seja, dependendo da época do ano, o produto ou serviço tem maior ou menor capacidade de venda. Analise as afirmativas a seguir:
Correta b. 
Comentário: as promoções são classificadas em ações de persuasão e ações institucionais. As ações de persuasão são aquelas que buscam a venda de determinado produto e as institucionais são aquelas que buscam a promoção da imagem de uma pessoa, empresa ou produto. As promoções sazonais são aproveitadas as comemorações que se realizam em datas determinadas, por exemplo: Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Páscoa, Dia das Crianças etc., para despertar o interesse da massa consumidora.
Pergunta 10
Um banco que atua no varejo está buscando ampliar a sua carteira de clientes e, para isso, estabeleceu uma nova estratégia de atuação visando a fidelizar seus clientes e captar novos no mercado em que opera. Uma estratégia a ser utilizada pelo banco para atingir seus objetivos é:	
Resposta: D
Comentário: os clientes possuem necessidades distintas de relacionamento com a organização, assim como potenciais distintos de geração de receita ou de influência de outros clientes.

Outros materiais