Buscar

ESTUDO DE CASO MODULO C FASE I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso: Leia as referências bibliográficas indicadas no estudo de caso e discuta a seguinte situação: Problema: Alice era mãe de 3 filhos. Quando pensava em educação dos filhos, logo pensava em resultados. Quando Isabela, a caçula, começou a falar com 1 ano e 7 meses, foi a Glória!!! Alice, que era focada nos resultados, ficou extasiada com o desenvolvimento da linguagem da filha. Quando Rafael estava na fase de alfabetização, a mãe estimulava o mesmo enchendo seu quarto de letras para ver se o ambiente “tornava a letra familiar” e assim incentivaria o processo. E Carolina, a mais velha...Ah, essa sofreu. A mãe cobrava de seus desenhos mimeografados a perfeição. Sua noção de espaço tinha que ser perfeita. Se ela rabiscasse fora do espaço delimitado era um problema; Alice refazia para que Carolina “parecesse inteligente”.  Alice resolveu fazer Pedagogia e logo no terceiro semestre no curso foi estagiar em um Centro de Educação Infantil com crianças de 4 a 5 anos. Após um curto tempo de trabalho, Alice, ao voltar do parque, solicitou à equipe de apoio que trouxesse as caixas de papelão, uma vez que queria montar um foguete e trabalhar com as crianças a lua, o sol, o espaço, etc. Quando as caixas foram deixadas na sala, Alice pediu às crianças que sentassem e então ela iria explicar a atividade. Logo foi dividindo as crianças nas mesinhas, entregando o material que serviria para construção do foguete. Quase não deu tempo de entregar o material para todos e as crianças começaram aquele rebuliço. Afastaram as cadeiras e mesinhas e umas começaram a entrar nas caixas, outras fizeram chapéus, outras brincavam em duplas, faziam casinhas... Alice  ficou chocada com a “bagunça”, pediu para as crianças guardarem as caixas para iniciarem a atividade. 
Questão orientadora: Como Alice poderia aproveitar a empolgação das crianças para incentivá-las, considerando as necessidades e interesses da faixa etária no que diz respeito à importância do brincar? • De que forma ela deveria encaminhar o trabalho com as caixas de papelão?
Resposta 1: Alice em primeiro lugar deveria fazer uma roda de conversa para explicação da atividade para as crianças, e no ponto de vista do brincar, as caixas que são material de largo alcance seria melhor aproveitado em um primeiro momento como uma brincadeira livre ,ou seja, deixaria as crianças manipularem as caixas livremente e observaria as sugestões que as próprias crianças demostrariam na brincadeira e então faria em outro momento, pediria sugestões na roda de conversa do que poderiam montar com as caixas e não daria uma sugestão fechada como ela fez. A partir da sugestão das crianças a atividade de montar um material com as caixas seria muito mais proveitosa, pois são crianças pequenas e necessitam do lúdico constantemente.
Resposta 2: A professora diante desta situação poderia aproveitar desse rebuliço, para interagir com as crianças neste momento de reconhecimento do material, no qual é normal nesta faixa etária de seus alunos a curiosidade em manipular o material de diversas formas, depois desta interação ela poderá retomar o seu trabalho explicando a atividade feita com as caixas. Tendo sempre em mente a importância do brincar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental e a lei da esse direito as crianças, e cabe a escola e aos profissionais da educação garantir-lhes o acesso ao lúdico.

Outros materiais