Buscar

prova pedagogo e identidade profissional.txt

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ir para o conteúdo principal
Toggle navigation
9
Pular Navegação do questionário
Navegação do questionário
Questão 1 Esta página Questão 2 Esta página Questão 3 Esta página Questão 4 Esta página Questão 5 Esta página Questão 6 Esta página Questão 7 Esta página Questão 8 Esta página Questão 9 Esta página Questão 10 Esta página
Terminar revisão
Pedagogo : Identidade Profissional em Perspectiva
 Página inicialGraduaçãoPedagogia (03520131)1o PeríodoPedagogo : Identidade Profissional em PerspectivaAvaliaçõesAvaliação Objetiva Presencial (A2)
Iniciado em	sábado, 30 Set 2017, 09:27
Estado	Finalizada
Concluída em	sábado, 30 Set 2017, 09:39
Tempo empregado	11 minutos 55 segundos
Nota	7,2 de um máximo de 9,0(80%)
QUESTÃO 1CorretoMarcar questão
Texto da questão
Sabe-se que a Educação Infantil é uma das etapas da educação básica muito importate. É neste momento que a criança irá desenvolver-se de forma integral. Assim, analise os fundamentos abaixo, destacando aqueles que melhor apresentam as características referente a atuação do profissional para esta etapa da educação:
I. Para trabalhar com as crianças o profissional deve ter pouco comprometimento.
II. Deve estar se aperfeiçoando sempre.
III.Deve ser ético, firme e amável.
IV.Para trabalhar na educação infantil não é necessário formação continuada.
Está correto:
Escolha uma:
a. Apenas as alternativas I e II estão corretas.
b. Apenas as alternativas II e III estão corretas. 
c. Nenhuma das alternativas estão corretas.
d. Apenas as alternativas I e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estao corretas.
Feedback
A resposta correta é: Apenas as alternativas II e III estão corretas..
QUESTÃO 2CorretoMarcar questão
Texto da questão
Apesar dos formados em Pedagogia buscarem mais as áreas de administração escolar e docência, é importante mencionar que o profissional de pedagogia tem a possibilidade de trabalhar em outras atividades como em uma empresa, por exemplo.
Em relação ao trabalho do pedagogo em uma empresa, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O profissional da Pedagogia que opta pelo trabalho nas empresas perde a essência de sua formação.
b. A função do Pedagogo empresarial não está vinculada à necessidade de preparação e formação dos trabalhadores.
c. A Pedagogia não aumenta a eficácia dos programas de treinamento porque as pessoas aprendem melhor quando são apenas treinadas para executar certas funções, o que é o suficiente para as empresas.
d. Atuando na empresa, o pedagogo se distancia dos princípios que norteiam a formação inicial.
e. Em uma empresa o Pedagogo pode implementar e dinamizar situações de aprendizagem, visando atender necessidades específicas no âmbito empresarial. 
Feedback
A resposta correta é: Em uma empresa o Pedagogo pode implementar e dinamizar situações de aprendizagem, visando atender necessidades específicas no âmbito empresarial..
QUESTÃO 3CorretoMarcar questão
Texto da questão
Para trabalhar em classes hospitalares quais características o pedagogo precisa ter?
Escolha uma:
a. Deverá obrigatoriamente fazer residência em dois ou mais hospitais, inserindo as modificações e adaptações curriculares que sejam flexíveis no ensino/aprendizagem.
b. Deverá ter obrigatoriamente habilitação tanto em Pedagogia quanto em enfermagem.
c. Deverá estar preparado para trabalhar com a diversidade, diferentes experiências culturais, ser atento na identificação das necessidades educacionais e decidido a elaborar estratégias inserindo as modificações e adaptações curriculares que sejam flexíveis no ensino/aprendizagem. 
d. Deverá ter clareza sobre todos os aspectos da criança, inclusive aspectos clínicos.
e. Deverá estar preparado para trabalhar com somente um grupo ser atento na identificação das necessidades educacionais e decidido a elaborar estratégias inserindo as modificações e adaptações curriculares que sejam flexíveis no ensino/aprendizagem.
Feedback
A resposta correta é: Deverá estar preparado para trabalhar com a diversidade, diferentes experiências culturais, ser atento na identificação das necessidades educacionais e decidido a elaborar estratégias inserindo as modificações e adaptações curriculares que sejam flexíveis no ensino/aprendizagem..
QUESTÃO 4CorretoMarcar questão
Texto da questão
As instituições carcerárias é um dos espaços não escolares em que o formado em Pedagogia poderá atuar. O trabalho nas instituições de cárcere é uma ação de natureza jurídica, que tem objetivos repreensivos e pedagógicos a jovens e adolescentes que cometeram atos infracionais.
Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Para trabalhar com jovens e adultos em situação de cárcere é fundamental que prevaleçam as ideias de senso comum.
b. Para trabalhar nas instituições de cárcere não há necessidade de realizar concursos, basta apresentar-se nas instituições e cadastrar-se.
c. O trabalho nas instituições de cárcere deve acontecer a partir de uma concepção tradicional, discriminatória para que seja um processo socioeducativo, fundamentado em uma construção verdadeira de aprendizado, tanto de conteúdos curriculares quanto de permanência na situação carcerária.
d. O trabalho nas instituições de cárcere deve acontecer a partir de uma concepção transformadora, emancipatória para que seja um processo socioeducativo, fundamentado em uma construção verdadeira de aprendizado, tanto de conteúdos curriculares quanto de ressocialização. 
e. O trabalho pedagógico nas instituições de cárcere deve estar imbuído de preconceitos e pré-julgamentos.
Feedback
A resposta correta é: O trabalho nas instituições de cárcere deve acontecer a partir de uma concepção transformadora, emancipatória para que seja um processo socioeducativo, fundamentado em uma construção verdadeira de aprendizado, tanto de conteúdos curriculares quanto de ressocialização..
QUESTÃO 5CorretoMarcar questão
Texto da questão
A articulação da teoria com a prática é algo extremamente importante para o êxito do trabalho do pedagogo e do professor, pois todo o conteúdo aprendido no decorrer do curso por meio dos núcleos de conhecimento, das disciplinas, das videoaulas assistidas, das atividades realizadas por si só não trarão os resultados se este conhecimento adquirido não for colocado em prática no dia a dia do trabalho na escola ou em espaços não escolares. Dessa forma, para que haja a articulação entre teoria e prática é necessário:
Escolha uma:
a. Que as disciplinas estejam focadas apenas na teoria.
b. O comprometimento tanto da instituição de ensino quanto do acadêmico. 
c. Que as situações que podem ser vivenciadas no ambiente escolar não sejam exploradas em situações fictícias.
d. O comprometimento apenas da instituição de ensino.
e. O comprometimento apenas do acadêmico.
Feedback
A resposta correta é: O comprometimento tanto da instituição de ensino quanto do acadêmico..
QUESTÃO 6CorretoMarcar questão
Texto da questão
É importante termos em mente que a instituição de ensino é cobrada a desempenhar novas e diferentes “funções”, decorrentes da sociedade em que hoje se vive. Diante disso, o ensino deve contribuir para: Marque com V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
( )Formação de indivíduos capazes de aprender continuamente em um contexto de avanços tecnológicos e de transformações das relações sociais e trabalhistas;
( )Formação que atenda à necessidade de melhor qualificação profissional em uma sociedade cada vez mais exigente; desenvolvimento de conhecimentos, qualidades e competências, para o exercício consciente da cidadania;
( )Formação de cidadãos éticos e solidários.


( )Formação de pessoas com pensamentos iguais, pois é necessário uma homogeneização.
( )Formação apenas para o mercado de trabalho.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F,V,V,V,F.
b. V,F,V,V,V.
c. V,V,V,F,F. 
d. V,F,V,F,V.
e. V,V,V,F,V.
Feedback
A resposta correta é: V,V,V,F,F..
QUESTÃO 7CorretoMarcar questão
Texto da questão
Apesar dos formados em Pedagogia
buscarem mais as áreas de administração escolar e a docência, é importante mencionar que o profissional de pedagogia tem a possibilidade de trabalhar em outras atividades como em uma empresa por exemplo. Na empresa, de que maneira o Pedagogo deverá perceber a empresa:
Escolha uma:
a. Como o único espaço educativo, onde pode implementar e dinamizar situações de aprendizagem visando atender necessidades específicas no âmbito empresarial.
b. Como um excelente espaço educativo, onde pode implementar e dinamizar situações de aprendizagem visando atender necessidades específicas no âmbito empresarial. 
c. Como em um espaço educativo de menor valor, onde poderá implementar e dinamizar situações de aprendizagem visando atender necessidades específicas no âmbito empresarial.
d. Como um restrito espaço educativo, onde pode implementar e dinamizar situações de aprendizagem visando atender necessidades específicas no âmbito empresarial.
e. Como um excelente espaço educativo, onde não se pode implementar e dinamizar situações de aprendizagem visando atender necessidades específicas no âmbito empresarial.
Feedback
A resposta correta é: Como um excelente espaço educativo, onde pode implementar e dinamizar situações de aprendizagem visando atender necessidades específicas no âmbito empresarial..
QUESTÃO 8IncorretoMarcar questão
Texto da questão
Sabemos que o profissional formado em Pedagogia pode atuar na Educação Infantil e, para tanto, alguns conhecimentos básicos sobre essa etapa educativa são fundamentais para uma atuação crítica e coerente. Dessa forma, sobre a Educação Infantil, analise as seguintes assertivas:
I. A Educação Infantil deve ser assistencialista, onde o cuidar e o amparar a saúde das crianças é sua principal função.
II. A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica e atende as crianças de zero a cinco anos de idade.
III. A Educação Infantil tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e II.
b. II e III.
c. III.
d. I e III. 
e. I, II e III.
Feedback
A resposta correta é: II e III..
QUESTÃO 9CorretoMarcar questão
Texto da questão
Considerando que o comprometimento tanto da instituição de ensino quanto do acadêmico são essenciais, pois através de disciplinas bem articuladas que não proporcionem apenas a transmissão de conteúdos, mas que leve os futuros profissionais a refletirem é que a aprendizagem de fato se efetiva.A Metodologia da FAEL adotará um método de avaliação para estabelecer esta articulação entre teoria e prática em todas as disciplinas. Das alternativas abaixo a qual está correta:
Escolha uma:
a. Exercício de caso e Avaliação de Caso
b. Estudo de caso e Avaliação Progressiva
c. Estudo Discursivo e Avaliação de Caso
d. Metodologia e Guia da Disciplina.
e. Avaliação Discursiva e Estudo de Caso 
Feedback
A resposta correta é: Avaliação Discursiva e Estudo de Caso.
QUESTÃO 10Não respondidoMarcar questão
Texto da questão
A atuação do Pedagogo é bastante diversa, pois pode atuar tanto em espaços educativos como em espaços não escolares. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O Pedagogo não pode atuar nos presídios, pois é muito perigoso.
b. O Pedagogo pode atuar como psicólogo das crianças em situações que exijam as habilidades desse profissional.
c. O Pedagogo pode atuar em igrejas, ONGS, presídios, hospitais, entre outros espaços, assumindo o lugar de diferentes profissionais, como os da área da saúde, por exemplo.
d. O Pedagogo pode atuar em hospitais, fazendo o papel de enfermeiro dos alunos em condição de internamento.
e. O Pedagogo pode atuar em igrejas, ONGS, presídios, hospitais, entre outros espaços, desde que sua função esteja adequada aos conhecimentos pedagógicos que possui.
Feedback
A resposta correta é: O Pedagogo pode atuar em igrejas, ONGS, presídios, hospitais, entre outros espaços, desde que sua função esteja adequada aos conhecimentos pedagógicos que possui..
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais