Buscar

AD1 de GIES 2017 2º

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período – 2017/2º
Disciplina: Gestão da Interface Empresa x Sociedade
Coordenador: Francisco Paulo De Melo Neto
Data de entrega: 21/08/2017
Orientações para prova:
Cada questão vale 2,5 pontos;
apenas serão aceitas as respostas de autoria do próprio aluno, textos copiados na íntegra e sem citação do autor constituirão plágio e a nota será zerada. Evite blogs e sites de conteúdo não acadêmico. 
a AD1 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”;
em caso de dificuldades na postagem da AD1, peça ajuda ao tutor a distância;
a AD1 deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (21/08/2017);
envie o arquivo em formato doc ou pdf;
não deixe para postar a atividade no último dia e, após o envio, confirme o recebimento com o tutor a distância através da sala de tutoria.
	
1ª Questão: Especialistas reunidos na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), propuseram um novo modelo de desenvolvimento econômico, o qual denominaram de desenvolvimento sustentável. 
Discorra sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e cite ao menos dois princípios nos quais se baseiam esse modelo. 
Estamos caminhando para um mundo mais consciente em relação à sustentabilidade. A própria sociedade está dando exemplos de como se desenvolver sem esgotar os recursos do futuro. Acredita-se que todos estão entendendo melhor os efeitos dos impactos causados no ambiente a longo prazo, com essa visão, estão priorizando o crescimento sustentável do país.
O modelo desenvolvido pela ONU através da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, baseia-se em alguns princípios, como:
_Os recursos naturais são finitos e, por isso, devem ser preservados. 
Recursos não renováveis, que ao serem explorados causam um grande impacto no meio ambiente pois não serão terão sua disponibilidade afetada. Como exemplo temos os recursos minerais como carvão mineral, alumínio, ouro e petróleo.
_O aumento da reutilização e da reciclagem é uma prática que deve ser estimulada, pois reduz o uso de matérias-primas e produtos.
Além da preservação dos recursos naturais, o processo de reciclagem contribui para a redução da geração de lixo, que é um grave problema ambiental. Quanto à reutilização, há poupanças energéticas e de materiais, redução de necessidades e custos de eliminação pela diminuição da quantidade de resíduos a eliminar, redução financeira pelo menor número de substituições, e nova oportunidade no mercado para produtos que possuam refil.
2ª Questão: O que são Negócios Sociais Sustentáveis (NSS) e qual a importância desses empreendimentos locais?
São movimentos sócios ambientais que se desenvolvem e incentivam a criação de comunidades e sociedades sustentáveis. Sua importância está ligada ao desenvolvimento do empreendedorismo e a inclusão de grupos de baixa renda. Ofertam produtos de qualidade em preços acessíveis e também alguns serviços básicos como saneamento, saúde e alimentação. Com a oferta de produtos com preços melhores, gera-se um giro de capital, aumento de renda e acesso a crédito produtivo.
3ª Questão: Em seu livro “A riqueza da base da pirâmide”, Prahalad identifica e analisa o potencial dos mercados de baixa renda e aponta essa estratégia como a solução para erradicar a pobreza no mundo. Como a nova concepção de capitalismo sustentável permite a participação desse mercado, que hoje movimenta bilhões de reais em nosso país? 
Para Phelps, não existe desenvolvimento sem a inclusão, ou seja, o capitalismo sustentável abre espaço para os mercados de baixa renda. Com essa maior abertura, os empresários criam maior consumo, já que também geram mais empregos, assim, fazendo parte do capitalismo criativo, já que incentivam e estimulam o crescimento de classes menos favorecidas.
4ª Questão: O que se entende por capitalismo criativo, responsável e sustentável?
Modelo de capitalismo que mudou a forma de gerenciar os negócios. Capitalismo criativo tem o objetivo de proporcionar uma maior acessibilidade para os mais desfavorecidos financeiramente, não deixando os mais ricos de lado. Desenvolvem projetos de melhorias nas condições de vida da população. Visão sempre um negócio sustentável e responsável, buscando maior interesse da população para as atividades de empreendedorismo.

Outros materiais