Buscar

Senescência celular e Diabetes tipo 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Senescência celular
Senescência celular é um conjunto de processos que ocasionam o envelhecimento celular. A senescência acontece quando os telômeros, extensão do DNA que serve para sua proteção, diminui até perder a capacidade de se proliferar, e, consequentemente, diminui o número de células do organismo. As células somáticas (responsáveis pela formação de tecidos e órgãos do organismo) têm grande relação com envelhecimento do organismo, pois elas morrem e não são substituídas.
Diabetes tipo 2
Existem dois tipos de diabetes, a tipo 1 e 2. A tipo 1 que se manifesta desde infância e adolescente, já o tipo 2 aparece aparece na fase adulta por estar relacionada a predisposição por histórico familiar e estilo de vida como obesidade, sedentarismo, alimentação incorreta e outros fatores. Cerca de 90% das pessoas possuem diabetes tipo 2.
Quando comemos um alimento o corpo quebra em pequenas partes, e uma dela é a glicose. Para que a glicose possa entrar na células é preciso que o pâncreas produza insula, se não, a glicose fica acumulada no sangue causando danos nos vasos sanguíneos e nos órgãos.

Outros materiais

Outros materiais