Buscar

Resumo Direitos Cuneiformes

Prévia do material em texto

Direitos Cuneiformes
Povos do Oriente Próximo – escrita em forma de cunha ou prego.
Períodos – Momento Alto (época de Hammurabi).
O nome de código não é adequado pois só contém um pequeno nº. de disposições (30 a 60 artigos) (Detalhes e não exposição sistemática e completa do Direito).
 Não parecem os textos terem sido leis, mas, julgamentos de direito, ensinamentos indicando o caminho aos juízes.
 Cada frase (breve) diz respeito a um caso concreto e dá a solução jurídica.
Códigos: Ur- Nammu (2040 a.C.).
 Esnnunna (1930 a.C.).
 Hammurabi (1694 a.C) gravado numa estela descoberta em Susa em 1901 (Louvre) 282 artigos (disposições em tabuinhas também códigos portáteis).
Leis de Origem Divina (deus-sol Samas).
Códigos Assírios.
Código Hitita.
CÓDIGO DE UR NAMMU
Col III - havia pastores que ficavam junto dos bois, que ficavam junto dos carneiros e que ficavam junto dos burros(...). Nesse dia ur nammu, varão forte, rei de ur, com a força de nanna, rei da cidade; (...) A equidade no país estabeleceu, a desordem e a iniquidade (pela força?) Cortou; capitães de navios para o comércio fluvial, pastores que ficavam junto dos bois, que ficavam junto dos carneiros, que ficavam junto dos burros (...)
Col VI- se um cidadão acusa um outro cidadão de feitiçaria e o leva perante o deus rio (e se) o deus rio o declara puro, aquele que o levou...
Col VIII- um cidadão fraturou o pé ou uma mão de um outro cidadão durante uma rixa pelo que pagará 10 siclos de prata. Se um cidadão atingiu outro com uma arma e lhe fraturou um osso, pagará uma mina de prata. Se um cidadão cortou o nariz de outro cidadão com um objeto pesado pagará dois terços de mina.
Leis de esnunna
Quando o filho de um cidadão trouxe o dos ex marito para a casa do seu futuro sogro, e se um dos dois morre, o dinheiro deverá voltar ao seu proprietário.
Se um barqueiro é negligente e deixa afundar o barco, ele responderá por tudo aquilo que deixou afundar.
Se um cidadão que não tem o menor crédito sobre uma outra conserva, no entanto, como penhor o escravo desse cidadão, o proprietário do escravo prestará juramento diante de deus: ” tu não tens o menor crédito sobre mim”; então o dinheiro correspondente ao valor do escravo ele (o detentor do escravo) deve pagar.
Se um cidadão toma por mulher a filha de um cidadão sem pedir o consentimento do seu pai e da sua mãe e não conclui um contrato de comunhão e casamento com o seu pai e a sua mãe, ela não é sua esposa legítima, mesmo que ela habite um ano na sua casa.
Se um cidadão dá os seus bens em depósito a um estalajadeiro, e se a parede da casa não está furada, o batente da porta não está partido a janela não está arrancada e se os bens que ele deu em depósito se perdem, ele, o estalajadeiro deve indenizá-lo de seus bens.
Se um cão é conhecido como perigoso, e se as autoridades da porta preveniram o seu proprietário e este não vigia o seu cão, e o cão morde um cidadão e causa a sua morte, o proprietário do cão deve pagar dois terços de uma mina de prata.
Código de Hammurabi
 Monumento jurídico mais importante da antiguidade antes de Roma. O texto está gravado numa estela e foi regido aproximadamente por volta de 1694 a.c. Compreende 282 artigos; numerosas disposições foram igualmente encontradas em tabuinhas de argila, de um manejo mais prático. Apesar de ser de origem divina, não é dado por Deus. É dito como um “direito de paz”, devendo garantir a liberdade de cada um.
Estela
 Lage de pedra em posição vertical usada na antiguidade, primeiramente comjo indicador de túmulo, mas também usada para dedicatória, comemoração e demarcação.
O Código de Hammurabi é o monumento jurídico mais importante da Antiguidade.
 Enfoca 3 aspectos fundamentais:
1. um caráter divino (art. 2 e 45).
2. um direito penal severo (art. 1, 133 e 145).
3. superioridade do sexo masculino (art.133 e 145).
As leis são feitas por inspiração divina, sendo Hammurabi intitulado intermediário entre o céu e a terra.
 Há penas extremamente severas para os crimes praticados, como por exemplo a pena capital.
 Impera o poder paternal sobre a mulher e seus filhos, substituindo, inclusive, a poligamia praticada pelo homem.
O direito da época de Hammurabi
 O código de Hammurabi e os numerosos atos da prática do mesmo período dão-nos a conhecer um sistema jurídico muito desenvolvido, sobretudo no domínio do direito privado, principalmente os contratos. Os mesopotâmicos praticam a venda, o contrato social. O direito da época de Hammurabi criou a técnica dos contratos, ainda que o jurista não tivesse chegado a construir uma teoria abstrata do direito das obrigações.
 Art. 1- Se alguém acusou um homem, imputando-lhe um homicídio, mas se ele não pode convencê-lo disso, o acusador será morto. 
Art. 133 – Se um homem desaparecer e na sua casa há de comer, a sua esposa manterá a sua casa e tomará conta de si; não entrará na casa de outrem. Se essa mulher não tomou conta de si e se entrou na casa de outro, essa mulher será condenada e será deitada 
à água.
Art. 195 – Se um filho agrediu o pai, ser-lhe-á cortada a mão por altura do pulso.
Art. 196 – Se alguém vazou um olho de um homem livre, ser-lhe-á vazado o olho.
Art. 197 – Se ele partiu um osso de um homem livre, ser-lhe-á partido o osso.
Art. 2 – Se alguém imputou a um homem atos de feitiçaria, mas se ele não pôde convencê-lo disso, aquele a quem foram imputadas as atividades de feitiçaria, irá ao Rio; mergulhará no Rio. Se o Rio o dominar, o acusado ficará com sua casa. Se esse homem for purificado pelo Rio, e se sair são e salvo, aquele que tinha imputado atos de feitiçaria será morto; aquele que mergulhou no Rio ficará com a casa do seu acusador.
Art. 45 – Se alguém entregou o seu terreno a um trabalhador e se ele recebeu o produto desses terrenos, se, em seguida o deus Adad inundou o terreno ou se uma inundação, o destruiu, os danos ficam apenas a cargo do trabalhador.
Art. 145 – Se um homem casou com uma sacerdotisa naditum e se ela não lhe deu filhos e se ele se propôs casar com uma sacerdotisa sugétum, este homem poderá casar com uma sugétum; e poderá fazê-la entrar na sua casa. Esta sugétum não será tida em pé de igualdade com a naditum.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes