Buscar

Educação Infantil 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 5/5 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere a seguinte citação:
“O documento elaborado pelo MEC intitulado Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – RCNEI (1998) destaca, com muita propriedade, a importância das crianças desde cedo conquistarem a confiança em si próprias, se sentirem aceitas, efetuarem escolhas e assumirem pequenas responsabilidades, favorecendo a formação pessoal e social [...]”.
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GARCIA, Rosana Aniela. O lugar do cuidado na ação pedagógica com os bebês. In: COUTINHO, Angela Scalabrin; DAY, Giseli e WIGGERS, Verena (Orgs.). Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012.p.201.
Segundo o livro-base Educação Infantil: práticas pedagógicas de ensino e aprendizagem, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) está organizado em três volumes. Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) O primeiro volume é a Introdução, que apresenta algumas considerações sobre a educação infantil e o entendimento do brincar como forma individual de expressão, pensamento, interação e comunicação das crianças.
II. ( ) O segundo volume é intitulado Formação pessoal e social.
III. ( ) O segundo volume apresenta concepções e princípios sobre desenvolvimento e aprendizagem infantil e apoia-se em noções de identidade e autonomia.
IV. ( ) O terceiro volume é sobre o Conhecimento de mundo, destaca conteúdos de áreas específicas do saber escolar, que seriam fundamentais ao processo de construção do conhecimento da criança.
Agora, marque a sequência correta.
	A	V - V - F - V
	B	V - F - V - F
	C	V - V - V - F
	D	V - V - V - V

Outros materiais