Buscar

Elaboração de Esquema

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezados(as) alunos(as), 
Atendendo algumas dúvidas em nosso Fórum, peço atenção especial para a AVALIAÇÃO Unidade 3, que orienta: Elabore um resumo, em forma de esquema, de um artigo científico da sua área de estudo, utilizando de 10 a 15 linhas, no máximo.
Orientações
Elaboração de esquema
Um esquema corresponde a uma síntese das principais ideias, ordenadas logicamente em uma estrutura global. Podemos dizer que é o resultado daquilo que foi sublinhado na primeira leitura. É um trabalho pessoal que vamos aperfeiçoando na medida em que praticamos.
O principal objetivo de um esquema é proporcionar uma visão de conjunto do texto estudado e, assim, facilitar a análise e a síntese.
O que escrever no esquema? Ele deve conter palavras-chave ou frases bem curtas. Mesmo em um texto pequeno, as ideias principais podem ser reunidas em um resumo, numa síntese ou em uma sequência de itens. Se a síntese do conteúdo for feita com a previsão dos trechos do texto, provavelmente estarão sendo definidas as ideias centrais dos parágrafos.
Um esquema bem feito deve conter:
• Ideia principal: é a ideia que fundamenta o conteúdo. Se eliminada pode comprometer o entendimento do texto. Por analogia, podemos dizer que a ideia principal seria o ator ou a atriz principal de um filme.
Dica: Em um texto pode existir mais de uma ideia principal.
• Ideia secundária: são elementos importantes que complementam a ideia principal do texto. São ideias que complementam ou ajudam a explicar a ideia principal. Por analogia, podemos dizer que ideias secundárias são os atores coadjuvantes do filme.
Dica: Em um texto pode existir mais de uma ideia secundaria.
• Detalhe: é a base da ideia principal, segundo Salomon (1994, p.73). Pode ser uma explicação com fatos ou um exemplo para entendimento da ideia principal.
Lembramos que isto é subjetivo, ou seja, é sempre o ponto de vista do leitor.
• Aspecto: são as diferentes formas de apresentar os detalhes. Por exemplo, se o autor os aplica à vida cotidiana, ou à política etc.
Assim como para apresentar seu trabalho de maneira correta, você deve preencher um nº previsto de linhas, recomendo que utilize o esquema por subordinação, veja um exemplo abaixo:
Importante!! Não esqueça de enviar o link do artigo escolhido por você para apresentar este ESQUEMA
Bom estudo pra vocês!
Profª Tutora Msc. Márcia Simões Mattos

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes