Buscar

Potencial de membrana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Potencial de repouso e de ação da membrana 
Despolarização, repolarização e hiperpolarização da membrana: 
- Potencial de membrana ou voltagem = diferença de potencial elétrico resultante da separação de partículas com cargas opostas. 
- Potencial de repouso da membrana é negativo (varia de -50 a -110 mV, normalmente -90), essa voltagem ocorre na face interna da membrana, dizemos que a célula está POLARIZADA. Esse potencial de repouso é determinado principalmente pelo gradiente de concentração de K+ e pela permeabilidade da membrana a ele e outros íons. Na ausência de estímulo, a membrana é levemente permeável ao K+, devido à presença de canais de vazamento, mas é impermeável aos ânios. Dessa forma, o potássio difunde-se para fora da célula a favor do seu gradiente de concentração, mas o ânions são incapazes de segui-lo; essa perda de cargas positivas torna o interior da membrana negativa. Á medida que o potássio sai, a negatividade da face interna da membrana torna-se grande o suficiente para atraí-lo de volta. 
O sódio também contribui para o potencial de repouso, uma vez que fortemente atraído para o interior da célula devido ao seu gradiente de concentração (leva o potencial de repouso para -70 mV), mas o potássio ainda é o principal íon determinante, pois a membrana é bem mais permeável a ele. A bomba de sódio e potássio mantém o potencial de repouso (porque se o Na ficasse entrando, teria acúmulo de cargas positivas). 
Prova: O K é fator mais importante para gênese de diferença de potencial da membrana.
Potencial de ação: variação brusca no potencial da membrana mediante a um estímulo. Para ocorrer isso é preciso que o estímulo chegue ao limiar de potenciação da célula. Despolarização, repolarização e hiperpolarização são as 3 etapas que constituem o potencial de ação.
- Limiar: estímulo mínimo que uma célula necessita para sair do seu potencial de repouso para atingir seu potencial de ação. 
- Despolarização: abertura dos canais de sódio.
Quando uma célula excitável (neurônio) recebe um estímulo nervoso do tipo limiar ou supralimiar, sua d.d.p. de repouso é elevada até o limiar de despolarização ou o ultrapassa, respectivamente, desencadeando o potencial de ação. Neste momento, na membrana celular abrem canais de sódio (Na+). Com isso, grande quantidade de sódio entra na célula, tornando seu interior mais positivo e seu exterior mais negativo. Este mecanismo é conhecido como despolarização e a d.d.p. nesta fase é aproximadamente +45mv (ou 55?). SÓDIO ENTRA ATÉ ATINGIR SEU POTENCIAL DE EQUILÍBRIO (força elétrica = força química).
-A célula em repouso tem permeabilidade pra sódio, só que BEM POUCA.
Passos: Membrana fica permeável aos íons sódio, o estado “polarizado” normal de -90mV desaparece com o potencial variando para a positividade (despolarização); 
Ou: a despolarização é a primeira fase do potencial de ação. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples.  Como resultado do fenômeno citado acima, o líquido intracelular passa a apresentar uma grande quantidade de íons de carga positiva (cátions) e a membrana celular passa a apresentar agora um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula: Mais cargas positivas no interior da célula e mais cargas negativas no seu exterior.  O potencial de membrana nesse período passa a ser, portanto, positivo (algo em torno de +45 mv). 
- Repolarização: saída de potássio.
Há o fechamento dos canais de sódio e a saída de K, a face interna da membrana volta a ser negativa. Mas um problema foi agora criado: temos muito sódio intracelularmente (o canal abriu na despolarização e foi fechado na repolarização) e bastante potássio fora (o canal foi aberto para a repolarização). Mas quem resolve essa situação? A bomba de sódio e potássio que quando ativada joga três sódios para fora à medida que devolve dois potássios para dentro.
Durante este curtíssimo período, a permeabilidade na membrana celular aos íons sódio retorna ao normal e, simultaneamente, ocorre agora um significativo aumento na permeabilidade aos íons potássio. Isso provoca um grande fluxo de íons potássio de dentro para fora da célula (em consequência ao excesso de cargas positivas encontradas nesse período no interior da célula e à maior concentração de potássio dentro do que fora da célula). Enquanto isso, os íons sódio (cátions) que estavam em grande quantidade no interior da célula vão sendo transportados ativamente para o exterior da mesma, pela bomba de sódio-potássio. Tudo isso faz com que o potencial na membrana celular volte a ser negativo (mais cargas negativas no interior da célula e mais cargas positivas no exterior da mesma). O potencial de membrana, nesse período, passa a ser algo em torno de -95 mV. (ligeiramente mais negativo do que o potencial, membrana em estado de repouso da célula - HIPERPOLARIZAÇÃO). 
- Hiperpolarização: maior permeabilidade de K.
Por um tempo muito curto há a saída de muito K, pois é um íon muito permeável. Nesse caso a face interna fica negativa, a externa negativa e há o acúmulo do par negativo de K (cloro) no interior da célula. Nesse caso a célula fica mais negativa do que antes do estimúlo.
- Os canais são retardados pra fechar, por isso sai bastante potássio.
Prova: Quais são os fatores que contribuem para a negatividade elétrica do citoplasma? Potássio e a bomba de sódio e potássio. 
Se a célula apresenta dpp igual a zero, isso pode indicar duas coisas: está despolarizando (indo pro (+55 mV, no caso de sódio por exemplo) ou a membrana é permeável na mesma intensidade para os elementos em questão. 
- Curiosadade: quando GABA atinge seus receptores, aumenta o influxo de cloreto na célula, causando hiperpolarização (cloreto tem carga negativa, aí acumula carga negativa dentro). Tranquilizante tem base de cloreto, porque quando há hiperpolarização há menos estresse, dá pra dormir mais. Resumindo: hiperpolarização pode ser por saída de potássio ou entrada de cloreto. KCl mata porque impede a repolarização, potássio quer sair, mas com o remédio se tem mais potássio fora.

Outros materiais