Buscar

EXERCICIO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO -3º P - turma B e C

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO
 
1) Paulo Tiburcio no final de 2012 se formou em Odontologia. Imediatamente procurou se inscrever no Conselho Regional de Odontologia, sendo que em 01/04/2013 recebeu a carteira do Conselho começando a exercer a atividade de dentista. Nesta mesma data, Paulo foi ao Banco do Brasil e fez um plano de previdência privada visando a uma futura aposentadoria. Somente em julho/13 Paulo soube que deveria se inscrever na previdência social e contribuir para o RGPS.
RESPONDA:
A) Considerando que Paulo já possui um plano de previdência que lhe garantirá uma aposentadoria no futuro, ele não precisa se inscrever na previdência. Informe se esta afirmativa está certa ou errada, justificando sua resposta.
B) Sabendo que a filiação decorre do exercício da atividade remunerada, esclareça qual a data de filiação e de inscrição de Paulo na previdência.
C) Como Paulo pode fazer sua inscrição na Previdência Social?
D) Como dentista, em qual categoria de segurado obrigatório Paulo deve ser inscrever. Esclareça sua resposta.
2) Quanto à situação do segurado obrigatório informe a categoria em que as pessoas que exercem as atividades abaixo devem se inscrever.
 a)Empregado doméstico :
 b)O servidor do município ocupante, exclusivamente, de cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração:
c)O titular de firma urbana ou rural:
 d)O ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa:
 e)A pessoa física que exerce, por conta própria, atividade econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não:
3- Alfredo Marins é casado com Maria Betânia e o casal tem 2 filhos, Manoel de 13 anos e Aristides de 18 anos de idade.Na última eleição municipal, Alfredo foi eleito prefeito da cidade de Atenas. O casal mora na propriedade rural denominada Fazenda das Flores há mais de 20 anos onde Maria Betânia e os dois filhos do casal exploram a terra, no plantio de milho, feijão e hortaliças, para o sustento da família, não contando com o auxílio de mão de obra assalariada. Alfredo, além de ser Prefeito de Atenas, também trabalha como comerciante, pois tem uma empresa de revenda de motocicletas.
RESPONDA:
a)Na família de Alfredo, quem são os segurados obrigatórios da previdência social.
b)Informe em quais categorias, Alfredo e seus familiares, são filiados na Previdência Social.
c)Explique como deve ser feita a inscrição desses segurados.
4- São considerados segurados especiais;
Os parceiros, os meeiros, os arrendatários rurais, os garimpeiros e os pescadores artesanais;
Os produtores rurais, parceiros, pescadores artesanais e assemelhados que exerçam suas atividades individualmente ou em regime de economia familiar, ainda que com o auxílio eventual de terceiros, bem como seus respectivos cônjuges ou companheiros e filhos maiores de 18 anos;
Os parceiros, os meeiros, os arrendatários rurais e o pequeno produtor rural que exerça suas atividades com o auxilio permanente ou não de terceiros.
Os produtores, parceiros, meeiros e arrendatários rurais e pescadores artesanais e assemelhados, que exerçam as suas atividades individualmente ou em regime de economia familiar, com ou sem o auxilio eventual de terceiros.

Outros materiais