Buscar

DISCURSSIVA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual e sem Consulta (399477) -Administração da Produção (ADM64)
 Prova: 6008857
QUESTÃO:
1. Em todas as organizações, principalmente nas de transformação, é necessário realizar o “estudo do método”, que é um estudo detalhado sobre como um produto ou trabalho está sendo fabricado e/ou realizado. Esse estudo tem como objetivo revelar falhas no processo de fabricação. Após esse estudo, são propostas melhorias a estas falhas. Os passos que compõem a metodologia de melhoria dos métodos necessários sugeridos por Krajewski, Ritzman e Malhotra (2009) são: identificar oportunidades; definir escopo; documentar o processo; avaliar o desempenho; redesenhar o processo e implementar as mudanças. Explique e exemplifique os métodos de melhoria "identificar oportunidade" e "documentar o processo".
FONTE: KRAJEWSKI, Lee; RITZMAN, Larry; MALHOTRA, Manoj. Administração de Produção e Operações. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.
RESPOSTA ESPERADA:
Identificar oportunidades: existem dois modos para se identificar uma oportunidade. A primeira é na geração de valor, ou seja, são identificadas no relacionamento com os fornecedores, com os clientes no processo de produção e no desenvolvimento de novos produtos. A segunda oportunidade está na escolha dos processos de produção associada ao planejamento estratégico da organização, ou seja, em projetos com prioridades, todos os recursos são direcionados para aquele objetivo estratégico.
Documentar processos: podemos identificar esse novo processo como gestão do conhecimento, em que todos os documentos (diagramas, listas de insumos do processo, tabelas etc.) necessários para criação de um novo produto são coletados e arquivados de forma organizada para que todas as pessoas tenham acesso e para que sirva como tomada de decisão no processo do desenvolvimento.
QUESTÃO:
2. Em uma organização, existem épocas do ano, desconsiderando problemas climáticos, ambientais ou sociais com uma maior ou menor demanda de certo produto. Dependendo do aumento ou diminuição de pedidos oferecidos por uma empresa, há necessidade de alterar a capacidade de produção. Nas empresas, a sazonalidade é um dos motivos que resultam na necessidade de aumentar ou diminuir a capacidade produtiva e refazer todo o planejamento da produção. Neste sentido, responda:
a) O que caracteriza a sazonalidade?
b) Cite duas causas da sazonalidade.
c) Dê dois exemplos de produtos sazonais.
RESPOSTA ESPERADA:
a) A sazonalidade tem como principal característica a variação de demanda. Ela pode ser prevista e necessita, de maneira geral, de soluções simples.
b) A sazonalidade pode ser causada por diversos fatores, entre eles: o clima, datas festivas, entre outros.
c) Podemos citar como produtos sazonais: os sorvetes, as roupas de praia e os pacotes de viagens, entre outros.

Outros materiais