Buscar

exemplo TCC

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TEMA: MANUFATURA ENXUTA NAS ORGANIZAÇÕES.
1. INTRODUÇÃO
 A manufatura surgiu com o propósito de a Toyota sobreviver à escassez de recursos produtivos e matéria-prima, usando apenas sua capacidade limitada. Com o desenvolvimento da mesma, muitas empresas, inclusive atuais passaram a usá-la como modelo no seu processo produtivo, focando então no seu modelo de mudança de cultura a fim de ganhar mais benefícios. 
As condições operacionais se enquadram ao que muitas empresas utilizam hoje, que seriam os inventários minimizados e a capacidade produtiva maximizada, colocando o poder de decisão mais próximo possível da operação, com isso incorporaram os conhecedores do processo da organização fazendo com que o fluxo de trabalho em equipe se desenvolva aplicando melhoria continua e difundindo as técnicas da manufatura enxuta pela empresa, ao passo que reduções imediatas se tornem impactantes, e com que as reduções menores continuem gerando ganhos significativos. 
Há muita desinformação e confusão a respeito da aplicação dos princípios enxutos, à medida que a mensagem da manufatura enxuta vai se difundindo, ela se torna diluída e alterada, causando o fracasso das implementações. O resultado da implementação eficaz dos princípios enxutos é o aumento da produtividade com redução de custos desnecessários a empresa, o seja, sendo aplicada na empresa por si só e não só focando em um único item operacional.
2. JUSTIFICATIVA
A partir das dificuldades que as organizações possuem com o processo de manufatura, busca-se um melhor método para garantir a estratégia da produção, que é então baseado na manufatura enxuta. Percebe-se então que a manufatura enxuta será a base para resolução de muitos problemas das organizações, numa filosofia simples que dispõe do uso de várias de ferramentas para atingir seus objetivos, onde o princípio básico desta filosofia é combinar novas técnicas gerenciais com máquinas cada vez mais sofisticadas para produzir mais, com menos recursos e menos mão de obra, ou seja, reduzindo cada vez mais custos possíveis.
3. OBJETIVO GERAL
Demonstrar como a manufatura enxuta cresceu no mundo e tornou-se importante nas organizações ajudando-as a desenvolver-se economicamente, e com isso obter o sucesso no mercado.
4. OBJETIVO ESPECÍFICO
Apresentar a manufatura enxuta através de referências (livros, sites, artigo, etc.);
Mostrar como a competitividade fez com que as organizações olhassem para redução de custos e otimização dos processos produtivos;
Analisar quais itens devem ser aplicados na organização que deseja ter a manufatura enxuta com resultados positivos;
5. BIBLIOGRAFIA
CARDOZA, E., Carpinetti, L., 2005, "Indicadores de Desempenho para o Sistema de Produção Enxuto ", Revista Produção, v. 5, n. 2, pp.2-7.;
GHINATO, P. Publicado como 2o. cap. do Livro Produção & Competitividade: Aplicações e Inovações, Ed.: Adiel T. de Almeida & Fernando M. C. Souza, Edit. da UFPE, Recife, 2000.
SHINGO, Shigeo - “Study of Toyota Production System from Industrial Engineering Viewpoint”. Tokyo, Japan Management Association, 1991. 
LEAN WAY CONSULTING. Entenda o Lean System. Disponível em: http://leanway.com.br/lean%20manufacturing. Acesso em: Maio 2017.
RIANI, Aline Matos. Estudo de Caso: O Lean Manufacturing Aplicado na Becton Dickinson. Tese de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF / Minas Gerais. 2006, 44 p. 
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2006.
PATACO, Vera Lucia; VENTURA, Magda Maria; RESENDE, Érica dos Santos. Metodologia Para Trabalhos Acadêmicos e Normas de Apresentação Gráfica.2.ed. Rio de Janeiro: Editora Rio, 2005.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes