Buscar

AVALIANDO DE RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201603291867)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O fisioterapeuta que trabalha com terapia manual devem estar com as mãos sempre limpas, hidratadas, unhas cortadas e bem cuidadas ainda que fortes e flexíveis, PORQUE, como a manipulação dos tecidos moles é realizada com as mãos,sendo extremamente importante para ambos, o terapeuta e o paciente.
	
	
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	
	As duas afirmações são falsas.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603255840)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Sobre a fisiologia de nocicepção e supressão da dor assinale a opção verdadeira: 1) Em condições normais, a informação sensorial é captada pelas estruturas do Sistema Nervoso Periférico (SNP) e transmitida para as unidades do Sistema Nervoso Central (SNC), onde é decodificada e interpretada. 2) As técnicas de massagem geram informações aferentes mediante a estimulação do mecanoreceptores de grande calibre em diversas estruturas do corpo. 3) A ativação do mecanismo de comporta de dor (portão medular) e a liberação de opióides endógenos explicariam o alívio da dor produzido pela massagem. 4) O portão medular pode ser fechado por impulsos sensitivos explicando a primeira automassagem relatada na história da humanidade 
	
	
	 
	Todas são verdadeiras
	
	1 e 3 são verdadeiras
	
	Somente 4 é verdadeira
	
	2 e 3 são verdadeiras
	
	Somente 1 é verdadeira 
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603255622)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Ao se falar em toque na Fisioterapia, sabemos da importante necessidade desse recurso no processo de reabilitação funcional, contudo, percebemos que a preocupação com as condições físicas, às vezes, vem desagregada da preocupação psicológica e social que traduzem reflexos negativos a essa reabilitação almejada, mesmo não nos dando conta. Qual alternativa indica uma precupação global, enfatizando a real reabilitação?
	
	
	
	Pessoas desenibidas e autossuficientes nunca necessitam de toques mais do que os técnicos, já que outros tipos podem vir a ser mal interpretados, dificultando uma postura profissional e consequente resposta terapêutica.
	
	Enquanto toque terapêutico, a ação manual sempre deve ser aquela que traduz respostas confortáveis imediatas, a fim de que o paciente tenha uma boa evolução; toques dolorosos não estimulam respostas coerentes à reabilitação funcional.
	 
	É importante lembrar que nem todo paciente reage bem aos toques executados, mesmo que coerentes aos objetivos técnicos e terapêuticos, entendendo que a resposta psicológica é subjetiva e dependente de sua vivência individual.
	
	Uma pessoa tímida, introvertida e sem muito conhecimento intelectual, ao chegar ao setor fisioterapêutico, necessita de afago, atenção e paciência, mas isso não traduz uma ação terapêutica inicial que traz o paciente para a terapêutica de uma forma mais informal e igualitária.
	
	A somatização é uma característica de qualquer paciente que não tenha alterações físicas reais e, portanto, não requer atuação fisioterapêutica, e sim psicológica, tendo em vista que o fisioterapeuta não conseguirá atender às suas necessidades.
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603314396)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A respeito do nervo espinhal, é correto afirmar que:
	
	
	
	Possui uma raiz dorsal, responsável pela motricidade
	
	Possui uma raiz ventral, responsável pela sensibilidade
	
	Também chamados de nervos cranianos, são 12 pares no total
	 
	São 31 pares, 33 se contados os dois pares de nervos coccígeos vestigiais
	
	Terminam na segunda vértebra lombar
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603255730)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A amplitude de movimento é necessária para realizar atividades funcionais, isso ocorre através da contração dos músculos e forças externas que movem as estruturas ósseas em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. A amplitude de movimento passiva consiste em:
	
	
	 
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude irrestrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força do próprio indivíduo, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com contração muscular voluntária.
	
	Um movimento dentro da amplitude restrita para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
	
	1a Questão (Ref.: 201603291867)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O fisioterapeuta que trabalha com terapia manual devem estar com as mãos sempre limpas, hidratadas, unhas cortadas e bem cuidadas ainda que fortes e flexíveis, PORQUE, como a manipulação dos tecidos moles é realizada com as mãos,sendo extremamente importante para ambos, o terapeuta e o paciente.
	
	
	
	A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira
	
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603314425)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Lesões de nervos espinhais podem ocasionar sintomas bem característicos, tais como:
	
	
	
	Punho caído (lesão do nervo mediano)
	
	Mão em garra (lesão de nervo mediano)
	
	Mão em garra (lesão de nervo radial)
	 
	Punho caído (lesão de nervo radial)
	
	¿Mão em bênção¿ (lesão de nervo ulnar)
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201602892658)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Na terapia manual existem dois sistemas de graduação para as técnicas de mobilização articular passiva, a Técnicas de Oscilação Graduada e a Técnica de mobilização intra-articular translatória sustentada. Com base nas afirmativas abaixo, assinale as verdadeiras (V) e as falsas (F):
	
	
	 V
	As técnicas de mobilização articular executadas com graus I e II são usadas primariamente para o tratamento de articulações limitadas pela dor.
	 F
	A técnica de mobilização intra-articular Grau II: consiste na aplicação de uma separação de pequena amplitude onde nenhuma sobrecarga estiver localizada sobre a cápsula. 
	 F
	A técnica de mobilização Grau I: consiste na aplicação de uma separação ou deslizamento com uma amplitude grande o suficiente para alongar a cápsula articular e as estruturas periarticulares.
	 V
	As oscilações podem ter um efeito inibitório na percepção dos estímulos dolorosos estimulando mecanorreceptores que bloqueiam as vias nociceptivas no nível da medula espinhal ou tronco encefálico.
	 V
	A mobilização articular executada nos graus III e IV são utilizados primariamente como manobras de alongamento. 
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603353785)
	Pontos: 0,0  / 0,1 
	Artrocinemática fazem referência aos movimentos articulares propriamente ditos, dentro da articulação. São movimentos acessórios que ocorrem entre superfícies articulares durante movimentos fisiológicos. São considerados movimentos artrocinemáticos
	
	
	
	Rotação, abdução e flexão
	 
	Deslizamento, rolamento, compressão e rotação
Deslizamento, extensão e rotação
	 
	Nenhum dos movimentos citados nas outras alternativas.
	
	Compressão, flexão e tração
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603291856)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	O fisioterapeuta lida, diariamente, com situações que requerem uma boa visão ética e profissional, traduzida por meio de uma boa postura. Nas questões abaixo, marque a alternativa que se evidencia uma correta postura fisioterapêutica profissional
	
	
	 
	A confiança do paciente por seu terapeuta traduz, nessa relação profissional, uma boa conquista terapêutica, possivelmente traduzida por uma boa postura ao agir.
	
	A postura profissional ideal é aquela que permite o paciente identificar a hierarquia imposta pelo terapeuta que deve trata-lo sempre como alguém inferior a seus conhecimentos
	
	Pacientes com vínculos pessoais com o terapeuta devem ser tratados mais informalmente durante o toque, para facilitar a manutenção dessa relação.
	
	O toque terapêutico é só aquele pertinente às técnicas manuais utilizadas na terapia manual, não cabendo outros tipos de toque como afagos ou similares.
	
	A ideia de que lisonjeios ou cantadas está presente no cotidiano profissional deve ser encarado como inevitável, independente da postura profissional adotada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes