Buscar

Direito Civil AVC II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Direito Civil – AVC II
O que é personalidade jurídica Formal a Material?
Personalidade é a aptidão/possibilidade que a pessoa tem de adquirir direitos e deveres na ordem civil.
Personalidade civil é a mesma coisa que personalidade jurídica e a mesma coisa que só personalidade.
Toda pessoa natural possui a personalidade jurídica. É a aptidão genérica, reconhecida a toda e qualquer pessoa para titularizar relações jurídicas e reclamar a proteção dedicada para os direitos da personalidade.
Toda pessoa é, tem e nasce com personalidade jurídica. Os escravos não tinham, hoje toda pessoa pode comprar e vender, pode doar.
Personalidade Jurídica Formal: é aquela relacionada com os direitos da personalidade, o que o nascituro já tem desde a concepção.
Diz respeito a direitos ex-patrimoniais (basta existir para ter direito), direitos naturais, inatos, direitos que não se perde, não se vende, não se renuncia: vida, honra, imagem dignidade, intimidade, privacidade.
São direitos que a pessoa adquiri simplesmente por ser uma pessoa.
Vem desde a concepção, mesmo ainda não tendo nascido com vida.
Personalidade Jurídica Material: mantém relação com os direitos patrimoniais, e o nascituro só a adquire com o nascimento com vida.
Direitos de conteúdo patrimonial, de condição suspensiva, aguardando o nascimento com vida, a chamada expectativa de direito. Ex. direito de propriedade. Ex. Casa eu vendo, honra não. Tudo o que é patrimonial tem que aguardar o nascimento com vida. 
Aqui tem que aguardar o nascimento com vida porque não se sabe se vai adquirir direito patrimonial.
*A pessoa jurídica também tem direitos da personalidade, já que ela pode sofrer um dano moral.
Capacidade civil de Direito e de Fato
De Direito: 
Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil, quando se fala em capaz está falando da capacidade de direito.
Ex. Uma criança de 3 anos que recebe um imóvel em doação, ela adquire direitos e contrai obrigações em relação ao imóvel. A criança não é obrigada a exercer este direito e dever, mas ela é capaz de direitos e deveres.
Conhecida também como capacidade de gozo. É atributo de toda e qualquer pessoa nascida com vida, com 1 minuto de vida, 30 anos de idade ou 90 anos de idade com ou sem saúde mental, portanto, mesmo uma pessoa em coma, em um leito de hospital.
 Todos que nasceram tem capacidade de direito. Se os pais falecerem, o filho com problema goza da herança? Sim.
De Fato:
A capacidade de fato somente têm aqueles que podem exercer pessoalmente seus direitos e deveres. 
Como foi dito acima, todos possuem capacidade de direito, mas nem todos possuem capacidade de fato que é, atributo de adquirir direitos e também de exercê-los sem a necessidade de assistência ou de representação. Não possuem capacidade de fato .. alcóolatra, <18 anos, o incapaz.
Capacidade de direito ou de gozo = toda pessoa tem.
Capacidade de fato ou de exercício = somente têm aqueles que podem exercer pessoalmente seus direitos e deveres.
Quando a pessoa tem a capacidade de direito e a de fato, ele tem a capacidade plena. Exemplo sou maior de 18 anos e recebi a doação de um imóvel, sou capaz e posso exercer esse meu direito.
Os absolutamente incapazes e os relativamente incapazes
Absolutamente incapazes: 
São os incapazes de exercer pessoalmente os atos da vida civil, ele vai precisar de um representante para exercer esses atos por ele. 
Ele tem a capacidade de direito (que toda pessoa tem pelo fato de existir), mas não tem a capacidade de exercício desse direito e por isso vai precisar de um representante.
Ex. Eu sou uma criança de 10 anos e herdo um imóvel, eu tenho direito de propriedade sobre este imóvel, se está alugado, tenho direito sobre este aluguel, assim como tenho obrigações sobre este imóvel, pagar os impostos por exemplo. Como pela idade não tenho como exercer esses direitos e deveres, preciso de um representante que exerça os atos da vida civil em meu nome. 
Quem pode ser os representantes? Os pais dos filhos. Quando o menor tiver perdido os pais, ou os pais tiver perdido o poder familiar sobre este incapaz, os tutores se tornam os representantes. No caso de venda de imóvel por exemplo, precisará de autorização judicial.
Hoje somente os menores de 16 anos são absolutamente incapazes. Se comprova com um documento de identidade, certidão de nascimento.
Relativamente incapazes:
A pessoa relativamente incapaz, não possui idade, discernimento ou condições físicas de exercer plenamente ou livremente a sua vontade, por este motivo ela precisa de um assistente para lhe auxiliar nos atos da vida civil.
Diferença entre o absolutamente incapaz e o relativamente incapaz: o absolutamente incapaz não pode exprimir nada da sua vontade, que a exprime é seu representante. No caso dos relativamente incapazes, sua vontade deve ser levada em consideração, mas os seus atos só terão validade se foram assistidos. Então no primeiro precisa de um assistente para realizar o ato por ele e no segundo precisa de um assistente para realizar o ato com ele.
Exemplos de atos que o relativamente incapaz pode realizar pessoalmente sem assistente:
Testamento, celebrar contrato de trabalho, ser testemunha em um processo, votar ou outros que estejam previstos em lei.
Quem pode ser assistente: Os pais, os tutores e curadores.
>16 e < 18 anos – serão assistidos pelos pais ou tutores.
Os ébrios habituais e os viciados em tóxicos – ébrios habituais são os alcóolatras, os viciados em bebida. E os viciados em tóxicos são os viciados em drogas, como cocaína, crack. Mas somente serão interditados e considerados relativamente incapazes caso o uso da droga e do álcool seja habitual e interfira no seu discernimento para os atos da vida civil.
Aqueles que por causa transitória ou permanente não puderem exprimir sua vontade – Transitória: a pessoa está em coma e não pode exprimir sua vontade. Por causa permanente, uma doença mental que é tão severa que o impossibilita de exprimir sua vontade.
Os pródigos – Fazem financiamentos e não dão conta de pagar, desperdiçam seu patrimônio, vende o imóvel da família e deixa a família sem moradia. Pessoa que não tem controle do dinheiro. 
Acontece um processo de interdição dessa pessoa, nesse processo ela será considerada relativamente incapaz e o juiz nomeará um curador para auxiliá-lo nos atos da vida civil.

Outros materiais