Buscar

Questões sobre Processo Penal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(Delegado de Polícia Civil ¿ Mato Grosso ¿ 2010 ¿ UNEMAT) Assinale a alternativa que destoa do sistema acusatório encampado pelo Código de Processo Penal.
		
	
	Isonomia processual;
	
	Presunção inocência;
	 
	Produção de provas ex officio pelo juiz em fase inquisitiva
	
	Obrigatoriedade de motivação das decisões judiciais.
	
	Ampla defesa;
	
	Em relação aos princípios constitucionais do contraditório e da ampla defesa, previstos no artigo 5o , inciso LV, da Constituição da República, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	estão intimamente relacionados, uma vez que a ampla defesa garante o contraditório e por ele se manifesta e é garantida.
	 
	foram inovações trazidas pelo texto constitucional de 1988.
	
	o contraditório é a ciência bilateral dos atos e termos processuais e a possibilidade de contrariá-los.
	
	a ampla defesa desdobra-se em autodefesa e defesa técnica, sendo a primeira exercida pessoalmente pelo acusado e a segunda por profissional habilitado, com capacidade postulatória e conhecimentos técnicos.
	
	a defesa técnica é irrenunciável, por se tratar de garantia da própria jurisdição.
		
	Sobre a aplicação da lei penal e da lei processual penal, assinale a opção incorreta.
		
	
	Lei penal que substitua outra e que favoreça o agente aplica-se aos fatos anteriores à sua entrada em vigor, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado.
	 
	O dispositivo constitucional que estabelece que a lei não retroagirá, salvo para beneficiar o réu, aplica-se à lei penal e à lei processual penal.
	
	As normas processuais têm aplicação imediata, ainda que o fato que deu origem ao processo seja anterior à entrada em vigor dessas normas.
	
	Os atos processuais realizados sob a vigência de lei processual anterior são considerados válidos, mesmo após a revogação da lei.
		
	(35º Exame da OAB/RJ) Acerca dos sujeitos processuais, assinale a opção correta.
		
	
	O juiz deve declarar-se suspeito caso seja amigo ou inimigo das partes, esteja interessado no feito ou quando a parte o injuriar de propósito.
	 
	A vítima pode intervir no processo penal por intermédio de advogado, como assistente da acusação, depois de iniciada a ação penal e enquanto não transitada em julgado a decisão final.
	
	O assistente da acusação pode arrolar testemunhas e recorrer da decisão que rejeita a denúncia, pronuncia ou absolve sumariamente o réu, tendo o recurso efeito suspensivo.
	
	A participação de membro do Ministério Público no inquérito policial acarreta o seu impedimento para o oferecimento da denúncia.
		
	Analise as seguintes afirmações: I. Entre os diversos meios constitucionalmente admitidos para a imposição da pena (jus puniendi), o processo penal é um dos mais democráticos instrumentos de aplicação do direito penal material, pois impõe o necessário respeito aos direitos fundamentais do acusado; II. A observância da instrumentalidade garantista do processo penal é obrigatória, de forma que não há que se falar em condenação legítima sem que tenha existido o inquérito policial e, após este, o processo penal; III. Com a noção de instrumentalidade garantista, o processo se torna verdadeira condição ao exercício legítimo do poder de punir. Pode-se dizer que:
		
	 
	São verdadeiras as afirmações I e III
	
	Apenas a afirmação III é verdadeira
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira
	Uma autoridade policial instaurou inquérito policial de ofício para a apuração de crime de ação penal pública. Depois de concluído o inquérito, os autos foram remetidos ao juiz competente e, em seguida, ao Ministério Público. O promotor de justiça requereu a devolução do inquérito à autoridade policial para a realização de novas diligências imprescindíveis ao oferecimento da denúncia, o que foi deferido pelo juiz. De posse novamente dos autos, a autoridade policial entendeu que não havia mais nenhuma diligência a ser feita e determinou o arquivamento dos autos de inquérito. Com base nessa situação hipotética, assinale a opção correta.
		
	
	O juiz agiu incorretamente, visto que não poderia ter deferido a devolução do inquérito já concluído à autoridade policial.
	
	A autoridade policial agiu incorretamente, haja vista que não pode instaurar inquérito policial de ofício para apuração de crime de ação penal pública.
	
	A autoridade policial agiu corretamente ao arquivar o inquérito policial, uma vez que não havia mais nenhuma diligência a ser realizada.
	 
	A autoridade policial agiu incorretamente, dado que não poderia ter determinado o arquivamento do inquérito policial.
	
	O Ministério Público agiu incorretamente, já que deveria ter oferecido a denúncia de imediato, após a conclusão do inquérito pela autoridade policial.
		
	Dispõe o Código de Processo Penal que será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal. Essa regra constitui exceção ao princípio da:
		
	
	obrigatoriedade
	 
	oficialidade
	
	intranscendência
	
	legalidade
	
	indisponibilidade
		
	As ações penais tradicionalmente são classificadas como públicas incondicionadas, públicas condicionadas à representação e privadas. Sobre a representação, analise as afirmativas a seguir. I. A ação penal pública condicionada à representação é de titularidade do ofendido. Nada impede, contudo, que a representação seja oferecida por procurador. II. O Supremo Tribunal Federal entende que a representação é peça sem rigor formal, que pode ser apresentada oralmente ou por escrito, tanto na delegacia, quanto perante o magistrado ou membro do Ministério Público. III. A representação é condição de procedibilidade para que se possa instaurar persecução penal em crime de ação penal pública condicionada. De acordo com o Código de Processo Penal, ela pode ser oferecida pessoalmente ou por procurador com poderes gerais. Assinale:
		
	 
	Se somente a afirmativa III estiver correta.
	 
	Se somente a afirmativa I estiver correta.
	 
	Se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	 
	Se somente a afirmativa II estiver correta.
	 
	Se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
		
	No que se refere à ação penal, de acordo com o Código de Processo Penal, é correto afirmar:
		
	
	A queixa na ação penal privativa do ofendido não poderá ser aditada pelo Ministério Público.
	
	A aceitação do perdão fora do processo não poderá ser feita por procurador com poderes especiais.
	
	A representação será irretratável após o encerramento do inquérito policial.
	 
	Seja qual for o crime, quando praticado em detrimento do patrimônio ou interesse da União, Estado e Município, a ação penal será pública.
	
	Nos casos em que somente se procede mediante queixa, considerar-se-á perempta a ação penal quando, iniciada esta, o querelante deixar de promover o andamento do processo durante 60 dias seguidos.
		
	
	(OAB/MG 2006/1) A respeito da ação penal ´privada, é correto afirmar, exceto:
		
	
	(C) a renúncia ao direito de ação a favor de um dos querelados, aproveita a todos
	
	(B) a ação penal privada será perempta se não houver pedido de condenação nas alegações finais
	
	(A) a queixa contra um dos autores do crime obriga o processo a todos
	 
	(D) na ação privada, o MP não poderá aditar a queixa

Outros materiais